AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra
Viagem faz parte da disciplina de Direito Ambiental (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Direto da Unesc realizaram uma visita técnica aos Cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul no Rio Grande do Sul, neste sábado (9/6). O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizada na serra gaúcha.

A visita foi organizada pelo professor Aldo Fernando Assunção e pela acadêmica Brenda Serafim Carvalho, e fez parte da disciplina de Direito Ambiental. Ao todo, 15 alunos da 10ª fase participaram do passeio. O objetivo foi de conhecer como funciona o parque e como é administrado. 

O Parque comporta trilhas, cânions e quedas de água. O Cânion do Itaimbezinho, visitado pelos acadêmicos, é o mais conhecido do parque e um dos maiores do Brasil. A extensão é de aproximadamente de 5.800 metros, largura de 2 mil metros e as paredes têm altura de 720 metros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 14:30
Compartilhar Comente

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame
Segunda etapa da prova ocorreu na Unesc neste domingo (10/6) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os candidatos à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram recepcionados pelos professores de Direito da Unesc antes do exame. A ação faz parte da preparação promovida pelo curso e oportuniza um último contato com os docentes, que entregam água, canetas, barras de cereais e aproveitam o momento para sanar dúvidas. A 2ª etapa da prova ocorreu neste domingo (10/6) no campus da Universidade e reuniu mais de 260 candidatos.

O coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, destacou o momento e explica que o objetivo é acolher os estudantes antes desta importante etapa. “Foram cinco anos de empenho e dedicação aos estudos e agora eles estão aqui, em um dos dias mais decisivos de suas carreiras. Quando chegam neste espaço montado pelo curso eles podem conversar entre si, com os professores, deixarem a tensão de lado e até tirar a selfie da sorte, uma brincadeira que vem se tornando tradição antes do exame e torna o momento mais relaxante”, afirmou o coordenador.

Preparação

Além da recepção, o curso, em parceria com o Centro Acadêmico, promoveu aulões, palestras e rodas de conversa para potencializaram os estudos. “Buscamos proporcionar a melhor preparação possível e incentiva-los a cada passo dentro da Universidade, para que quando este momento chegar eles se sintam preparados”, ressaltou o presidente do Centro Acadêmico, marcos Meller.

Resultados

A recém-formada Flavia Amboni afirma que os momentos de preparação trazem confiança para vencer o nervosismo. “Já fiz algumas provas de teste antes, mas agora como formada o frio na barriga é ainda maior. Por outro lado, me sinto preparada. É impossível saber tudo, mas estudamos muito durante o curso e a preparação específica, sei que posso passar”, afirmou.

A prova

O exame é dividido em duas etapas. Na primeira, com 80 questões objetivas de múltipla escolha em 17 disciplinas, o examinando deve alcançar o percentual mínimo de 50% de acertos. Só assim estará apto para realizar a segunda etapa, que consiste na elaboração de uma peça prático-profissional dirigida especificamente para a sua área de atuação futura. Podem realizar o exame todos os estudantes que estejam cursando no mínimo a nona fase do curso de Direito ou os já formados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de junho de 2018 às 13:37
Compartilhar Comente

Unesc leva orientações e serviços de saúde para a comunidade

Unesc leva orientações e serviços de saúde para a comunidade
Cursos da saúde são parceiros de iniciativa do Sesc e do Angeloni (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e estudantes da Unesc levam informações e serviços de saúde para a comunidade neste sábado (9/6), durante a ação realizada pelos Supermercados Angeloni e pelo Sesc, com o apoio de entidades e instituições como a Unesc. As atividades ocorrem das 10 às 17 horas na loja da Avenida Centenário e envolvem áreas como saúde, educação, cultura, e lazer e visam dar acesso à população a serviços básicos e essenciais.

O casal Rita Wenzel e João Batista Prates, aproveitaram a manhã de sábado para verificar como anda a saúde e foram atendidos por acadêmicos da Universidade. Tiraram dúvidas e aproveitaram para fazer auriculoterapia. “Somos adeptos a terapias como a auriculo e a acupuntura. É interessante essa oportunidade de hoje. O trabalho que a Unesc faz em ações fora do campus a aproxima ainda mais da população”.

Para o assessor de Ações Comunitárias da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Rafael Amaral, parcerias como a deste sábado estão diretamente ligadas ao caráter comunitário da Instituição e servem também para o aprendizado de estudantes, que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de interagir e aprender também com as pessoas que atendem.

Participaram da ação professores e alunos do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc e dos cursos de graduação em: Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Odontologia e Medicina. 

Atividades desenvolvidas por professores e alunos dos cursos da Unesc

Farmácia
Tipagem sanguínea, verificação de pressão arterial, orientações sobre fitoterapia, atendimento farmacoterapêutico e orientações da Farmácia Solidária

Nutrição
Avaliação do estado nutricional

Fisioterapia
Orientações para uroginecologia, auriculoterapia, orientações sobre postura e cuidados com a coluna

Enfermagem
Pressão arterial, educação em saúde geral e ações de promoção à saúde do idoso

Psicologia
Avaliação sobre depressão, qualidade de vida e estresse

Biomedicina
Auriculoterapia e tipagem sanguínea

Odontologia
Orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável, higiene oral e exames clínicos simplificados. Espaço para equipo portátil

Medicina
Junho Vermelho - Dia Mundial do Doador de Sangue e conscientização sobre anemia

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2018 às 13:11
Compartilhar Comente

Estela Benetti fala sobre Economia e Inovação na Unesc e afirma crescimento em SC

Estela Benetti fala sobre Economia e Inovação na Unesc e afirma crescimento em SC
Encontro foi o pré-lançamento da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Unesc recebeu na noite desta sexta-feira (8/6), a jornalista e colunista de economia do Diário Catarinense Estela Benetti para o pré-lançamento da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc. Com a temática “Economia e Inovação”, Estela falou trouxe informações referentes ao estado e também à região de Criciúma. Segundo ela a situação atual do país não está em suas melhores condições, mas Santa Catarina está à frente da média nacional.

“O Estado cresceu bem no ano passado, tivemos saldo positivo de empregos e este ano estamos crescendo mais que a média nacional. Inclusive, na região de Criciúma, foram quase mil novos empregos este ano. Então apesar da dificuldade estamos animados”, comentou.

Segundo ela, a crise pesa no desenvolvimento da inovação, mas felizmente os empresários catarinenses olham para o futuro. “Eles continuam investindo em equipamentos, produtos e soluções que permitissem maiores inovações. Santa Catarina tem esse investimento maior que a média. Além disso, as empresas tradições, que já realizam de pesquisas internas, também estão se associando ao setor de tecnologia da informação para aprimorar seus produtos e serviços”, ressaltou.

Semana de Ciência e Tecnologia

A  9ª SCT ocorre de 22 a 26 de outubro, em diversos espaços da Universidade e vai reunir professores, pesquisadores e estudantes da Unesc e de outras IES (Instituições de Ensino Superior), além de alunos de escolas da região e pessoas da comunidade. A programação do evento inclui atividades como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão e relatos de ensino resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o evento é uma das marcas importantes da Unesc, como Universidade Comunitária. “Uma Instituição com fortes investimentos próprios em pesquisa e extensão, já que nos últimos anos tivemos uma queda acentuada no fomento e no incentivo financeiro do Governo Federal e de órgãos públicos na ciência e tecnologia do país, com fortes repercussões e reflexos nas nossas Universidades. Um país, uma região, que não investe em educação não consegue discutir desenvolvimento”, comentou.

Saiba mais

A Semana é realizada anualmente e está ligada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2018, as atividades serão norteadas pela temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que é embasada no 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas. A temática busca debater a contribuição das ciências para a redução das desigualdades no Brasil, fomentar o uso social da ciência e da tecnologia, auxiliar no combate às desigualdades por meio da popularização e divulgação da ciência e da tecnologia.

A coordenadora da SCT da Unesc, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, explica que a semana é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “Esse estímulo acontece não somente no meio acadêmico, mas também na sociedade, por meio da Feira de Inovação e da Feira de Ciências, promovendo a inserção da comunidade na Universidade”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de junho de 2018 às 21:40
Compartilhar Comente

Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica à fábrica da Coca-Cola

Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica à fábrica da Coca-Cola
Grupo conheceu a Fábrica da Felicidade, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Química da Unesc realizaram duas visitas técnicas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (7/6), quando conheceram a Fertipar, indústria de fertilizantes e a Fábrica da Felicidade da Coca-Cola.

A visita foi organizada pelo presidente do Centro Acadêmico do curso, Davi Vieira, em parceria com o curso de Engenharia Química, e coordenada pela professora Maria Alice Prado Cechinel.

A Fertipar Piratini atende o território nacional com a produção de fertilizantes e no local, os alunos puderam ver todos os processos de mistura dos minérios e insumos.

Na fábrica da Coca-Cola, os estudantes visualizaram os processos e a logística do local. No interior da unidade, há um espaço exclusivo para visitantes, com telões e balcões que simulam bares e ilustrações contando a história da marca mundial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente