AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Parto humanizado é debatido em congresso nacional na Unesc

Parto humanizado é debatido em congresso nacional na Unesc
Evento ocorre durante esta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebe nesta terça-feira (12/6) a segunda etapa regional do 4º Congresso Nacional do Parto Humanizado. O encontro reúne profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e demais pessoas envolvidas na humanização do parto e do nascimento. A conferência de abertura “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: História, Desafios e Perspectivas”, foi feita pela médica e professora doutora em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Sonia Lansky.

O evento encerra às 18 horas desta terça-feira (12/6) e na programação está prevista ainda uma discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O Congresso iniciou em Blumenau e além de Criciúma vai passar por Joinville, Chapecó, Florianópolis e Lages. Em todas as seis etapas regionais, os participantes podem participar do 2º Congresso de Fotografia e Vídeo de parto. As atividades são propostas pela deputada Ana Paula Lima e estão sendo realizados pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), através da Escola do Legislativo e do Comissão de Saúde.

Segundo Ana Paula, o congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema “Humanização do Parto e do Nascimento”, e em Santa Catarina, por meio da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado, tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo. “Nos encontros, fazemos uma abordagem sobre as políticas públicas de nascimento. Como é a realidade de cada local em um momento tão especial. Sensibilizar sobre esse momento tão importante na vida da mulher e da sociedade”, afirma a deputada.

A presidente da ABEn/SC (Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina), Mágada Tessmann, lembra que é interessante a discussão em nível acadêmico e com a população. “É importante que possamos discutir e fazer trocas de experiência sobre o parto humanizado. O evento de hoje é um grande passo nesse sentido”.

Ioná Bez Birolo, coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, parabenizou a iniciativa e comentou sobre a importância do debate. “Precisamos desse momento de discussão, assim, na universidade e com a presença de profissionais da saúde, com relatos de experiências exitosas, de como o nascer se transformou em nossa sociedade contemporânea”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, acolheu os participantes e lembrou que a Unesc é uma Instituição parceira de ações e discussões de temas pertinentes para a sociedade, como parto humanizado. “A nossa Universidade desenvolve projetos voltados para a comunidade, e a mulher também está contemplada em iniciativas como o Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), que dá suporte com uma equipe multiprofissional para as gestantes e mães e aos bebês”, comenta.

Na abertura do evento, o vereador de Içara e médico, Lauro Nogueira, falou sobre a importância de discussões como as do congresso; o diretor executivo do Hospital Socimed e responsável pela implementação da maternidade Ninho, Fernando Antonio Viegas Delgado, falou sobre a experiência com o parto humanizado no hospital em Tubarão e a coordenadora da Saúde da Mulher do Município de Criciúma e professora do curso de Enfermagem da Unesc, Marly Spiazzi, falou sobre a realidade do município relacionada ao tema. 

O 4º Congresso Nacional do Parto Humanizado e o 2º Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc (Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2018 às 13:19
Compartilhar Comente

Pró-reitora acadêmica da Unesc recebe visita da secretária de Educação de Criciúma

Pró-reitora acadêmica da Unesc recebe visita da secretária de Educação de Criciúma
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (11/6) (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca de ampliar as parcerias entre Unesc e educação do municipal, a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, recebeu a secretária municipal de educação, Roseli de Lucca, e a coordenadora administrativa da secretaria, Tatiana Scotti Pacheco, na tarde desta segunda-feira (11/6).

O objetivo do encontro foi de apresentar a situação da secretaria, reafirmar as atuais parcerias e promover novas ideias entre a Universidade e o órgão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de junho de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma
Participantes atuaram em um julgamento real de um caso já arquivado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos de Direito da Unesc estimularam os aprendizados obtidos na sala de aula durante um Júri Simulado, no Plenário do Fórum da Comarca de Criciúma. A visita ocorreu na última sexta-feira (8/6) em atividade das disciplinas Tribunal do Júri e Teoria Geral do Processo, ministradas pelos professores Leandro Alfredo da Rosa e Maurício Filo.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do julgamento real de um caso já arquivado. O exercício contou com a atuação dos alunos como promotores, interpretados por Felipe Feltrin e Letícia Boaroli Back, e como advogados, André Goulart e Vitória Soares.

O julgamento foi acompanhado pelo coordenador do Curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 18:01
Compartilhar Comente

Unesc recebe Congresso Nacional de Parto Humanizado nesta terça-feira

Unesc recebe Congresso Nacional de Parto Humanizado nesta terça-feira
Evento está promovendo encontros por toda Santa Catarina Mais imagens

Unesc recebe nesta terça-feira (12/6) a segunda etapa regional do 4º Congresso Nacional do Parto Humanizado. O encontro é aberto a profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e simpatizantes, envolvidos na humanização do parto e do nascimento. O evento ocorre no auditório Edson Rodrigues a partir das 8h30.

O Congresso iniciou em Blumenau e ainda vai passar por Criciúma, Joinville, Chapecó, Florianópolis e Lages. Em todas as seis etapas regionais, os participantes podem participar do 2º Congresso de Fotografia e Vídeo de parto.

As atividades são propostas pela deputada Ana Paula Lima e estão sendo realizados pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), através da Escola do Legislativo e do Comissão de Saúde.

Ana Paula conta que as conversas, sobre humanização no parto, têm apresentado frutos positivos ao longo dos eventos. “O congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema Humanização do Parto e do Nascimento. Nosso Estado, através da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo”, pontua a deputada.

A programação do Congresso inclui “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: história, desafios e perspectivas” e uma discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc (Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 17:50
Compartilhar Comente

Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas para intensificar projetos

Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas para intensificar projetos
Unesc é a única, ao lado da UFSC, a implantar secretaria com foco na Diversidade Mais imagens

Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lança nesta terça-feira (12/6), às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz.

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, a Unesc é a única Instituição de Ensino Superior a implantar este setor. “A Secretaria é a materialização de mais um dos objetivos pactuados pela nossa gestão. Terá por finalidade desenvolver estratégias para a promoção da cultura de paz, por meio do respeito às diversidades. Acreditamos que a Universidade tem este papel e envidaremos todos os esforços para o êxito desta proposta”, explica a Reitora.

A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.

Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.

“A Universidade tem o intuito de garantir o respeito às diversidades. Cada um pode pensar da forma individual e ser o que quer, desde que respeite o direito do outro. Isso é baseado nas premissas dos Direitos Humanos. Mediante a todo esse cenário que estamos vendo a nível nacional é perceptível a intolerância, e a Instituição se posiciona recuperando valores e instaurando o que já é a política da Universidade: uma cultura de paz”, comentou Janaína.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 16:35
Compartilhar Comente (1)