AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitoria recebe apresentação do coral infantil da aldeia Tekoa Marangatu

Reitoria recebe apresentação do coral infantil da aldeia Tekoa Marangatu
Grupo também esteve no lançamento da Secretaria de Diversidades (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Vozes e sons fortes representaram a força da população indígena na Universidade. A Reitoria recebeu na tarde desta terça-feira (12/6) a visita e apresentação do coral infantil do povo Guarani da Aldeia Tekoa Marangatu. O grupo, vindo de Imaruí, também se apresentou no lançamento da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.

Os membros do coral foram recepcionados pelos funcionários dos setores que compõe o prédio da Reitoria. Para o líder guarani, Karai Sérgio, o principal objetivo da visita foi fazer com que as pessoas conheçam a cultura indígena. “Em tudo o que fazemos sempre buscamos a paz e nunca falamos de preconceito dentro da nossa aldeia”, comentou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a apresentação foi encantadora. “É lindo, vocês encantam e a cultura de vocês é a cara da Unesc. Um canto para estudar, cantar e construir”, enfatizou.

O professor João Batanolli foi o responsável por trazer o coral para a Universidade. Segundo ele, Marangatu quer dizer “viver em harmonia”. “Um dos principais aspectos da cultura guarani é a base solidificada da educação e eles sempre buscam ter um coração valoroso”, afirmou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de junho de 2018 às 10:08
Compartilhar Comente

Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas é lançada na Unesc

Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas é lançada na Unesc
Entrega da portaria às coordenadoras ocorreu na noite desta terça-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Como uma das pioneiras no Estado, a Unesc lançou nesta terça-feira (12/6), a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. Além da Unesc apenas a UFSC tem um setor como esse em Santa Catarina. A secretaria tem o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz.

“Nós temos aqui dentro uma diversidade de pessoas, que vem de diferentes lugares e que tem diferentes pensamentos. Como Universidade Comunitária nós precisamos ter um lugar de discussão, de promoção de estratégias factuais, que venham a desenvolver na comunidade acadêmica esse sentimento de tolerância. Me causa ainda muito desconforto quando observo acadêmicos, funcionários, professores, vítimas de tolerância dentro desta casa. Por isso, esse é o momento, este é o tempo, e estas são as pessoas que devem estar à frente deste trabalho”, ressaltou.

A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.

Direitos Humanos e uma cultura de paz

O encontro também contou com uma palestra sobre “Direitos Humanos e uma Cultura de Paz”, ministrada pela professora doutora da Unesc Fernanda da Silva Lima, e pelo professor phd Flavio Mesquita da Silva. O debate foi mediado pelo professor da Unesc João Batanolli.

“Quando nós estamos falando de Direitos Humanos, nós estamos falando de direitos que se referem a nossa essência enquanto ser humano. São os direitos a liberdade, o direito de ser, de viver, de cada um poder escolher sua religião, do livre pensar e de se expressar, desde que não falte o respeito com os outros, e de outros direitos que também estão escritos em normas de direito internacional”, ressaltou Fernanda.

Saiba mais

Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2018 às 22:31
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica do curso de Geografia traz o Desenvolvimento do Milênio como reflexão

Semana Acadêmica do curso de Geografia traz o Desenvolvimento do Milênio como reflexão
Encontro ocorre durante esta semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

"Refletir, pensar e dialogar sobre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio". Este é o tema que será debatido durante toda a semana na 7ª Semana Acadêmica do Curso de Geografia da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (11/6).

As atividades foram planejadas pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos, juntamente com a coordenação do curso. No primeiro dia do encontro ocorreu uma uma ação cultural através de um sarau, contextualizando as canções com atividades a qual possam ser realizadas e sala de aula. A programação ocorre até quarta-feira (13/6).

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Marista aprendem sobre medicamentos e realizam doação à Farmácia Solidária

Alunos do Colégio Marista aprendem sobre medicamentos e realizam doação à Farmácia Solidária
Visita ocorreu na tarde desta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos de Educação Infantil do Colégio Marista, de Criciúma, estiveram na Unesc para aprender sobre cuidados com medicamentos e estimular a solidariedade. Os pequenos arrecadaram medicamentos em condições de uso e descartáveis, para doar e entender sobre o descarte correto e na tarde desta terça-feira (12/6) conheceram a Farmácia Solidária da Unesc e aprenderam mais sobre o assunto.

“Pedi ajuda para meu pai e para minha mãe e juntamos um monte de remédios bons e outros não tão bons. Hoje aprendi que os não tão bons não podem ser jogados no lixo comum e os bons vão ajudar um monte de gente”, contou Bernardo Pereira, de cinco anos.

Farmácia Solidária

A iniciativa contribui com a comunidade desde 2006 e já foi destaque no Estado, eleita a melhor entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC, uma ação do Diário Catarinense. A Farmácia atua na Unesc, nas Clinicas Integradas, e em postos de saúde como pontos de coleta, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a conscientização sobre o uso racional de medicamentos e para garantir que os remédios que já não podem mais ser utilizados recebam a destinação correta.

De 2006 a 2015 a Farmácia Solidária da Unesc arrecadou R$ 10,5 milhões em medicamentos, doou R$ 8 milhões, realizou 85 mil atendimentos e encaminhou para o descarte correto cerca de 8 toneladas de remédios.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de junho de 2018 às 16:56
Compartilhar Comente

Professor da Unesc fala sobre a experiência na França

Professor da Unesc fala sobre a experiência na França
Felipe Dal Pizzol ficou durante dois meses em Paris (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O professor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, Felipe Dal Pizzol, esteve dois meses em Paris, na França, desenvolvendo atividades de pesquisa no Instituto Pasteur. E nesta sexta-feira (8/6) o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, recebeu Dal Pizzol para que ele compartilhasse a sua experiência adquirida no período.

Dal Pizzol, que trabalha na área da pesquisa de infectologia, atuou no Instituto Pasteur, instituição que dedica-se ao estudo da biologia dos microrganismos, das doenças e de vacinas. Durante a experiência o professor buscou se aproximar de sua linha de estudo. “É muito importante para a Instituição ter um professor nosso fazendo relação com um instituto tão renomado como esse”, comenta Montedo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente