Reitoria recebe apresentação do coral infantil da aldeia Tekoa Marangatu
Vozes e sons fortes representaram a força da população indígena na Universidade. A Reitoria recebeu na tarde desta terça-feira (12/6) a visita e apresentação do coral infantil do povo Guarani da Aldeia Tekoa Marangatu. O grupo, vindo de Imaruí, também se apresentou no lançamento da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.
Os membros do coral foram recepcionados pelos funcionários dos setores que compõe o prédio da Reitoria. Para o líder guarani, Karai Sérgio, o principal objetivo da visita foi fazer com que as pessoas conheçam a cultura indígena. “Em tudo o que fazemos sempre buscamos a paz e nunca falamos de preconceito dentro da nossa aldeia”, comentou.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a apresentação foi encantadora. “É lindo, vocês encantam e a cultura de vocês é a cara da Unesc. Um canto para estudar, cantar e construir”, enfatizou.
O professor João Batanolli foi o responsável por trazer o coral para a Universidade. Segundo ele, Marangatu quer dizer “viver em harmonia”. “Um dos principais aspectos da cultura guarani é a base solidificada da educação e eles sempre buscam ter um coração valoroso”, afirmou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de junho de 2018 às 10:08Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas é lançada na Unesc
Como uma das pioneiras no Estado, a Unesc lançou nesta terça-feira (12/6), a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. Além da Unesc apenas a UFSC tem um setor como esse em Santa Catarina. A secretaria tem o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz.
“Nós temos aqui dentro uma diversidade de pessoas, que vem de diferentes lugares e que tem diferentes pensamentos. Como Universidade Comunitária nós precisamos ter um lugar de discussão, de promoção de estratégias factuais, que venham a desenvolver na comunidade acadêmica esse sentimento de tolerância. Me causa ainda muito desconforto quando observo acadêmicos, funcionários, professores, vítimas de tolerância dentro desta casa. Por isso, esse é o momento, este é o tempo, e estas são as pessoas que devem estar à frente deste trabalho”, ressaltou.
A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.
Direitos Humanos e uma cultura de paz
O encontro também contou com uma palestra sobre “Direitos Humanos e uma Cultura de Paz”, ministrada pela professora doutora da Unesc Fernanda da Silva Lima, e pelo professor phd Flavio Mesquita da Silva. O debate foi mediado pelo professor da Unesc João Batanolli.
“Quando nós estamos falando de Direitos Humanos, nós estamos falando de direitos que se referem a nossa essência enquanto ser humano. São os direitos a liberdade, o direito de ser, de viver, de cada um poder escolher sua religião, do livre pensar e de se expressar, desde que não falte o respeito com os outros, e de outros direitos que também estão escritos em normas de direito internacional”, ressaltou Fernanda.
Saiba mais
Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2018 às 22:31Semana Acadêmica do curso de Geografia traz o Desenvolvimento do Milênio como reflexão
"Refletir, pensar e dialogar sobre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio". Este é o tema que será debatido durante toda a semana na 7ª Semana Acadêmica do Curso de Geografia da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (11/6).
As atividades foram planejadas pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos, juntamente com a coordenação do curso. No primeiro dia do encontro ocorreu uma uma ação cultural através de um sarau, contextualizando as canções com atividades a qual possam ser realizadas e sala de aula. A programação ocorre até quarta-feira (13/6).
Confira a programação (clique aqui)
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2018 às 21:28Alunos do Colégio Marista aprendem sobre medicamentos e realizam doação à Farmácia Solidária
Alunos de Educação Infantil do Colégio Marista, de Criciúma, estiveram na Unesc para aprender sobre cuidados com medicamentos e estimular a solidariedade. Os pequenos arrecadaram medicamentos em condições de uso e descartáveis, para doar e entender sobre o descarte correto e na tarde desta terça-feira (12/6) conheceram a Farmácia Solidária da Unesc e aprenderam mais sobre o assunto.
“Pedi ajuda para meu pai e para minha mãe e juntamos um monte de remédios bons e outros não tão bons. Hoje aprendi que os não tão bons não podem ser jogados no lixo comum e os bons vão ajudar um monte de gente”, contou Bernardo Pereira, de cinco anos.
Farmácia Solidária
A iniciativa contribui com a comunidade desde 2006 e já foi destaque no Estado, eleita a melhor entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC, uma ação do Diário Catarinense. A Farmácia atua na Unesc, nas Clinicas Integradas, e em postos de saúde como pontos de coleta, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a conscientização sobre o uso racional de medicamentos e para garantir que os remédios que já não podem mais ser utilizados recebam a destinação correta.
De 2006 a 2015 a Farmácia Solidária da Unesc arrecadou R$ 10,5 milhões em medicamentos, doou R$ 8 milhões, realizou 85 mil atendimentos e encaminhou para o descarte correto cerca de 8 toneladas de remédios.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de junho de 2018 às 16:56Professor da Unesc fala sobre a experiência na França
O professor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, Felipe Dal Pizzol, esteve dois meses em Paris, na França, desenvolvendo atividades de pesquisa no Instituto Pasteur. E nesta sexta-feira (8/6) o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, recebeu Dal Pizzol para que ele compartilhasse a sua experiência adquirida no período.
Dal Pizzol, que trabalha na área da pesquisa de infectologia, atuou no Instituto Pasteur, instituição que dedica-se ao estudo da biologia dos microrganismos, das doenças e de vacinas. Durante a experiência o professor buscou se aproximar de sua linha de estudo. “É muito importante para a Instituição ter um professor nosso fazendo relação com um instituto tão renomado como esse”, comenta Montedo.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de junho de 2018 às 16:44