AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Junho Violeta: Ação na Unesc leva informações sobre a violência contra o idoso

Junho Violeta: Ação na Unesc leva informações sobre a violência contra o idoso
Curso de Enfermagem e Nuprevips orientaram a comunidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para sensibilizar a comunidade interna e externa da Unesc sobre os tipos de violências contra o idoso, como denunciar e prestar cuidados sem violência, o curso de Enfermagem e o Nuprevips (Núcleo de Prevenção à Violências e Promoção da Saúde) – uma parceria entre Secretaria de Saúde de Criciúma e a Universidade – realizaram uma ação nesta quinta-feira (14/6) no campus universitário, com concentração nas Clínicas Integradas. A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho.

A coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da Unesc, Neiva Hoepers, conta que a data e foi instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra pessoa idosa, e simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar essa situação como normal. A violência contra a pessoa idosa é, e deve ser entendida, como uma grave violação dos Direitos Humanos”, afirma.

A ação fez parte das atividades do Junho Violeta – Violetas contra a violência: dignidade e respeito a pessoa idosa, campanha que diz que “ao invés de violentar, dê uma violeta ao idoso como sinal de gratidão”. Além do material informativo, as pessoas receberam fitas da cor violeta, em alusão à campanha.

Segundo a psicóloga do Nuprevips, Sílvia Nagel Hülse, os dados que se têm acesso sobre violência contra o idoso não costumam corresponder à realidade, porque a maioria das ocorrências não é notificada. Por isso a importância da denúncia (quem denuncia não precisa se identificar) e da atenção de vizinhos e familiares dos idosos para qualquer situação fora da normalidade. “Os profissionais de saúde têm um olhar mais atento sobre o assunto. Quando chegam idosos até eles, percebem alterações físicas e emocionais, por exemplo. Mas nem sempre estas pessoas chegam até os serviços de saúde”, comenta.

Tipos de violência contra o idoso

Física: Uso da força física de forma intencional com o objetivo de ferir ou lesar uma pessoa;

Negligência/abandono: É a omissão por famílias ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso. Privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor são alguns exemplos dessa violência. O abandono é a forma extrema de negligência;

Sexual: É qualquer ação na qual a pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica obriga outra pessoa a ter, presenciar ou participar de alguma maneira, de interações sexuais contra a sua vontade;

Econômico-financeira e patrimonial: usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros ou patrimoniais;

Autoagressão: Conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, como por exemplo, automutilações, suicídios ou tentativas;

Autonegligência: Manifesta-se por meio da recusa do idoso de prover a si mesmo os cuidados básicos necessários a sua saúde;

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais e gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar e restringir a liberdade ou isolar a pessoa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental ou depressão no idoso.

Serviços de atendimento e orientação à pessoa idosa em situação de violência

Nuprevips: (48) 3431-2764

Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): (48) 3445-8925

Conselho Municipal do Idoso de Criciúma: (48) 3431-0065

Delegacia do Idoso, Criança, Adolescente e Proteção à Mulher: (48) 3433-2189

Disque 100 – Disque Direitos Humanos

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de junho de 2018 às 17:28
Compartilhar Comente

Sessão solene da Câmara de Vereadores para lembrar os 50 anos da Unesc

Sessão solene da Câmara de Vereadores para lembrar os 50 anos da Unesc
Cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

Um momento de reconhecimento por todo o trabalho que a Unesc desenvolveu ao longo dos seus 50 anos na região. Para a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, este foi o grande sentimento pela homenagem recebida pela Universidade pela Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Para Luciane Ceretta, a sessão solene, realizada na noite de 13 de junho, mais uma vez demonstrou o papel de protagonismo que a Unesc desempenha. “A Unesc tem tantos projetos produtivos e exitosos em parceria com o município de Forquilhinha e essa sessão hoje marca esse reconhecimento da universidade pela sua história, pela sua participação no desenvolvimento da nossa região”, salientou a Reitora.

A homenagem pela passagem dos 50 anos de fundação da Unesc  foi proposta pelo Vereador Juliano Arns. Na solenidade também foram entregues certificados a 13 professores e ex-professores da Unesc, ao fundador da Fucri, Ruy Hulse, e a ex aluna Imelda Horr. Em um discurso emocionado Imelda lembrou que foi uma das acadêmicas da primeira turma do curso de Matemática, que esteva entre os cursos pioneiros da antiga Fucri.

Para o vereador Juliano Arns a Unesc merece todo o reconhecimento e a sessão também fez um resgate da relação da Unesc com a cidade de Forquilhinha. “Nós procuramos fazer um resgate de forquilhinhenses, tantos os filhos quanto aqueles enraizados aqui, que de alguma forma contribuíram com esta história exitosa de 50 anos da Unesc, como um polo de conhecimento acadêmico e científico e também de desenvolvimento regional”, explicou Arns.

A sessão foi acompanhada por autoridades e comunidade de Forquilhinha. No próximo dia 22 de junho a Unesc comemora seus 50 anos de existência.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 14 de junho de 2018 às 09:26
Compartilhar Comente

Open de Natação reúne mais de 80 atletas na Unesc

Open de Natação reúne mais de 80 atletas na Unesc
Encontro ocorreu no último sábado e foi provido pelo curso de Educação Física (Foto: Divulgação) Mais imagens

Crianças, adolescentes e adultos das cidades de Araranguá, Turno, Urussanga e Criciúma participaram do Open de Natação do curso de Educação Física. Com o tema “Educando por uma sociedade saudável”, mais de 80 nadadores balançaram as aguas da piscina da Unesc no último sábado.

O evento teve o objetivo de estimular uma vida saudável através da pratica de Natação para pessoas iniciantes na modalidade, como também oportunizar os acadêmicos a aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de educação física na organização e condução do Open de Natação.

Apoiaram o evento as entidades: Sociedade Recreativa Mampituba,  Clube Gremio União, Escola Vilson Lalau, academias Hidronew, , Nadabem e Nadolu e Curso de Educação Física.

O valor das inscrições dos atletas será destinado a subsidiar pesquisas e congressos dos alunos que compõem o GPEAA (Grupo de Pesquisa em exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc, grupo organizador do evento.  Além do valor pago na inscrição, como caráter solidário, cada inscrição também deve ser acompanhada por 1kg de alimento, que será doado para alguma entidade beneficente de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de junho de 2018 às 21:03
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc potencializa o mercado de trabalho e oferece soluções a empresas

Projeto da Unesc potencializa o mercado de trabalho e oferece soluções a empresas
Iniciativa torna as contratações mais efetivas e leva oportunidades aos estudantes (Foto: Divulgação) Mais imagens

Entregar profissionais de qualidade ao mercado de trabalho e garantir contratações assertivas, beneficiando o contratante e o contratado. Este é o papel do BOC (Balcão de Oportunidade Contábeis), uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis da Unesc, que potencializa a carreira de seus estudantes e egressos, enquanto oferece soluções a empresas e a quem precisa de profissionais qualificados.

O serviço, que já está disponível, avalia as características dos profissionais, dos estudantes e das vagas ofertadas, atendendo os requisitos dos dois lados. O processo é desenvolvido pelos professores do curso, que qualificam as propostas por e-mail. “A oportunidade vai garantir contratações seguras, beneficiando o empregador e o contratado. Durante o processo, vão ser disponibilizadas informações detalhadas que também podem encurtar o tempo de procura”, destaca a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães.

Necessidades de mercado

Ao receber os contatos de profissionais interessados e de empresas, o Balcão de Oportunidade Contábeis também vai coletar dados, constatando as necessidades do mercado de trabalho e oportunizando melhorias no curso de Ciências Contábeis da Universidade.

Nos próximos semestres, o objetivo do curso é utilizar os dados para expandir a atuação do projeto. Milla explica que mudanças vão ser implementadas com o aumento da procura, oferecendo novas oportunidades aos usuários. “Após implementado, o BOC vai ampliar seus serviços. Os interessados vão poder usufruir de orientações profissionais, palestras sobre técnicas para elaboração de currículo, além de ferramentas de marketing pessoal e de ampliação da network”, conta a coordenadora. 

Resultados positivos

Em 2017, antes de entrar em funcionamento, o BOC realizou mais de 80 mediações entre empresas e acadêmicos. Ativo há uma semana, o Balcão de Oportunidade Contábeis já recebeu mais de 20 contatos, entre alunos, egressos e empresas. Os interessados podem enviar seus currículos, ou disponibilizar vagas, no e-mail: boc@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de junho de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente

Unesc realiza encontro com egressos nesta sexta-feira

Unesc realiza encontro com egressos nesta sexta-feira
Objetivo é iniciar uma atualização da política institucional (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um encontro para estreitar e fortalecer o vínculo entre alunos egressos e Universidade. Assim será o evento organizado pela Gerência de Atenção ao Estudante e pela Diretoria de Ensino de Graduação nesta sexta-feira (15/6). O evento, que tem como objetivo iniciar um diagnóstico para a atualização da política institucional, ocorrerá no Auditório Edson Rodrigues, às 18h30 e é aberto a todos os egressos da Unesc.

O evento trabalhará no sentido de identificar a comunicação da Universidade com os egressos e observar o vínculo destes com a sua área de formação. “Queremos estreitar os laços da nossa Instituição com os egressos, apresentar a nova gestão e, principalmente, iniciar um processo de atualização da política institucional de acompanhamento do egresso”, afirma a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de junho de 2018 às 12:49
Compartilhar Comente