Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde
A Unesc recebeu nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/6) especialistas nacionais para apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas durante o 14º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde – O papel da inflamação em doenças crônicas. O evento contou com espaço para a apresentação de e-pôsteres, palestras e minicursos ministrados por pesquisadores de destaque no cenário científico nacional como o professor doutor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Hugo Castro Faria Neto, que na manhã desta sexta-feira abordou o tema “Comprometimento crônico da capacidade cognitiva após eventos neuroinflamatórios agudos”.
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Faria tem pós-doutorado no Programa de Biologia Molecular & Genética Humana da Universidade de Utah. Em sua o palestra, o professor apresentou questões relacionadas a modelos de sepse (infecção generalizada) e malária cerebral onde demonstrou como uma inflamação aguda relacionada a esses problemas pode ter consequências crônicas, principalmente ligadas à capacidade cognitiva das pessoas.
Ainda na manhã de sexta-feira, o professor doutor Edgar Ernesto Kozlova realizou o minicurso “O uso da bioinformática como ferramenta de pesquisa”.
Graduação e pós
Promovido PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), o Simpósio teve o objetivo de estimular e aprofundar a discussão, bem como a interação entre os professores e alunos nos níveis de graduação e pós-graduação.
A abertura do evento ocorreu na quinta-feira com a palestra “Lições da Ciências que a Ciência nos dá: Biologia do Óxido Nítrico”, com o professor doutor da UFSC Jamil Assreuy.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 15 de junho de 2018 às 15:17Inscrições abertas para o Coral Jovem Unesc
Os interessados em soltar a voz e mostrar o seu talento, aprendendo e compartilhando com outras pessoas, podem participar do Coral Jovem Unesc. As inscrições estão abertas até 29 de junho para estudantes de 13 a 29 anos no Setor Arte e Cultura, localizado na sala 11 do Bloco P.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 15 de junho de 2018 às 15:05Congresso de Administração e Comércio Exterior da Unesc vai debater internacionalização, inovação e sustentabilidade
O evento é aberto ao público e as inscrições já estão abertas no site da universidade
O II Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior acontece dias 20 e 21 de junho, reunindo empresários e comunidade acadêmica com temáticas abordando a internacionalização, inovação e sustentabilidade. O painel de abertura terá como tema “Princípios, métodos e técnicas de governança para inovação”, tendo como participantes o empresário Frank Hobold, Diretor Executivo da Plasson, e o especialista marketing produto e negócios Intelbras, Aluísio Maykot Serafim, na quarta-feira, 20/06, a partir das 13h30min, na Unesc.
O evento é promovido pelos cursos de administração e comércio exterior da Unesc, com objetivo de contribuir para a discussão e a troca de experiências com instituições públicas e privadas no âmbito nacional e internacional. “O Congresso vai trazer temáticas que impactam diretamente no desenvolvimento da nossa região, como a questão da internacionalização e a inovação sustentável das empresas aqui do sul. As perspectivas que estão buscando e trazendo de novo para dentro das suas empresas”, explica a professora Izabel de Souza, coordenadora do curso de administração da Unesc.
O congresso é aberto a empresários, profissionais liberais e também para a comunidade acadêmica. Ainda no dia 20 de junho acontece a palestra de abertura, a partir das 19h30min, na ACIC, onde o mestre em produção pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Alex Kuhen, vai falar sobre a “Indústria perante as demandas da quarta revolução industrial: contexto Global e Brasil”.
Na quinta-feira, 21/06, às 13h30min, o painel de abertura será sobre “Sustentabilidade sob a perspectiva ambiental, econômica e social”, com Silvia Barcik, Diretora Executiva Instituto Renault, por vídeo conferência, e ainda Michele Ribeiro Luiz, Coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Adriano Rogério Goedert, Associado da IBRACI - Instituto Brasileiro de Administração e Comércio Internacional e Membro do Comitê de Análise de Crédito da GARANTISUL.
Nos dois dias serão realizadas oficinas abordando aspectos da administração e inovação, como Design Thinking e Lego Serius Play, com o professor Igor Drudi, e Inbound Marketing, com Priscila Aimett Damasceno, Partner Implementation Success Manager da Resultados Digitais. Ambas acontecem no dia 20/06.
Na quinta-feira, 21/06, mais duas oficinas, desta vez sobre “ICMS como indutor do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina”, com Jacob Kunzer, da UFSC, e Marcelo Dias, do Instituto de Diplomacia Empresarial – IDEM. Também será realizada a oficina “Aspectos Relevantes da Reforma Trabalhista: Desafios e Perspectivas”, com a advogada Melissa Chanazis Valentini, Especialista em Direito do Trabalho e Tributário.
O Congresso encerra com a apresentação dos trabalhos científicos inscritos e aprovados de acordo com os grupos temáticos. “O Congresso foi divulgado em outras universidades, de onde recebemos um número expressivo de artigos de alunos que virão apresentar esses trabalhos”, explica Isabel. Todos os trabalhos foram analisados e avaliados pelos professores do curso de Administração de Empresas da Unesc, onde os escolhidos serão apresentados no Congresso. São todos dentro da temática, inovação, internacionalização e sustentabilidade.
As inscrições podem ser feitas no site da Unesc até o dia 19 de junho. Para participar das oficinas e painéis nos dois dias da Congresso o valor é de R$ 50,00 ou R$ 30,00 para cada dia do evento. Acadêmicos têm 50% de desconto. Os ingressos também estão à venda no Departamento do Curso de Administração da Unesc.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Janine Limas 14 de junho de 2018 às 21:22Unesc presente na revitalização do Horto Florestal de Criciúma
A Unesc contribuiu para a revitalização do Horto Florestal José Milanese, de Criciúma. O curso de Ciências Biológicas e o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) auxiliaram a Famcri (Fundação de Meio Ambiente de Criciúma) durante o período de restauração. A reinauguração ocorreu nesta quarta-feira (13/6) com participação de escolas da região, que visitaram o local e aprenderam com os estudos.
A professora do curso Mainara Figueiredo Cascaes explica que as pesquisas realizadas na fauna da região possibilitaram as melhorias, sem agredir o ambiente. “Foi uma parceria de sucesso. Conseguimos abordar de uma melhor maneira a revitalização e contribuir com a biodiversidade de borboletas, aves, morcegos e mamíferos de médios e grande porte que vivem ali”, destacou Mainara.
Conheça o local
Localizado no bairro Mina União, o local abriga espécies nativas de plantas e flores, que são utilizadas para embelezamento a cidade. As sementes também são distribuídas nas escolas, creches, Cras e instituições municipais, para o ensino do plantio e de cuidados com o meio ambiente. O Horto é aberto ao público, que também pode usufruir de amostras gratuitas das plantas e flores.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de junho de 2018 às 19:07Museu de Zoologia da Unesc promove a Copa Animal
A bola rolou para a Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia, e na Unesc a Copa Animal, promovida Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, está movimentando o campus. A exposição foi montada no Bloco S da Universidade e fica disponível até o último dia da Copa do Mundo, 15 de julho.
O objetivo da montagem é integrar a fauna e o esporte, despertando a curiosidade de quem visita o núcleo expositivo para adquirir novos conhecimentos. “Temos o costume de aproveitar assuntos em alta para chamar a atenção para o meio ambiente. Desta vez, vamos conscientizar e ensinar sobre o mundo animal utilizando a Copa do Mundo de futebol”, explica a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Os primeiros a visitarem o espaço foram os alunos do Ensino Fundamental da Escola Joaquim Ramos. Cauã Ronsane tem cinco anos e ficou animado com o que aprendeu. “É muito legal, eu aprendi sobre os campeões do mundo e seus animais. O Brasil, por exemplo, é representado pela onça pintada e temos que protegê-la. Ela pode desaparecer do mundo nos próximos anos”, comenta Cauã.
A exposição conta com informações relacionadas a Espanha, Argentina, Uruguai, Alemanha, Inglaterra, França, Alemanha e Brasil. O espaço é aberto ao público e no local ocorre uma atividade especial com as escolas da região. Os estudantes que acertarem o vencedor da competição vão receber um presente surpresa do Museu.
Os interessados podem agendar uma visita à exposição pelo telefone (48) 3431- 2573.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de junho de 2018 às 18:57