AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Artes Visuais trazem pensamentos, conquistas e buscas em exposição

Estudantes de Artes Visuais trazem pensamentos, conquistas e buscas em exposição
“Entremeios” está aberta para visitação na Sala Edi Balod (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A busca pela arte instalada em meio aos pensamentos, conquistas e necessidades se materializa na exposição “Entremeios”, desenvolvida pelos estudantes da 8ª fase do curso de Artes Visuais – Bacharelado, da Unesc. A mostra foi aberta na noite desta segunda-feira (18/6), na Sala Edi Balod, e trouxe diversas expressões artísticas por meio de pinturas, fotografias, projeções, entre outras.

Entre os artistas está Marcos Paulo Costa, que trouxe em sua obra seu contato artístico com figuras aladas, desenvolvidas dentro de um conceito de criação da vida, como um novo ponto de partida. “As obras trazem o nosso progresso enquanto pesquisadores e artistas, que cresceu durante esses quatro anos na Universidade. Cada trabalho traz a sua singularidade, mas compartilhamos do mesmo espaço, subimos a mesma montanha só que com mochilas diferentes. Em meu trabalho eu trago um novo ponto de partida, agora vou em busca de novos caminhos”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Artes Visuais, Aurélia Regina de Souza Honorato, comentou que considera esta exposição como um olhar para dentro. “As obras são permeadas de aproximações e afastamentos que tornam estes artistas/pesquisadores espectadores emancipados que, a partir das experiências estéticas que vivenciam, tornam-se ativos, oferecendo suas próprias traduções, se apropriando das histórias e fazendo sua própria história”, comentou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, parabenizou os estudantes pela sensibilidade no desenvolvimento das obras. “Sem dúvida vocês vão fazer a diferença lá fora”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de junho de 2018 às 22:41
Compartilhar Comente

Mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos da Unesc será lançada

Mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos da Unesc será lançada
Serão 45 fotografias que trazem a história da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

São 50 anos de muitas histórias, de conquistas aplicadas na comunidade e no desenvolvimento regional por meio da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação. E para rememorar esses caminhos e trajetórias da Unesc, será lançada na noite desta terça-feira (19/6), no Cedoc (Centro de Documentação Regional), uma mostra fotográfica comemorativa ao aniversário da Instituição.

A exposição traz por meio de imagens, momentos importantes que marcaram o crescimento da Universidade nos últimos anos. Pessoas, lugares e eventos compõem a proposta de uma curadoria aberta e coletiva, já que no local estará disposto um livro com o intuito de abrir o espaço para o diálogo na identificação dos atos, das pessoas e dos lugares, criando nos expectadores a possibilidade de narrar a história da Unesc.

Segundo o coordenador do Cedoc, a exposição destaca a importância que a Universidade teve dentro do contexto regional. “Esse processo é resultado de uma construção coletiva, fruto de professores, alunos, colaboradores, entidades e toda a comunidade, que de uma forma ou de outra construiu uma história de sucesso em 50 anos. A Unesc hoje é uma Instituição importante, respeitada e extremamente ligada ao conjunto que possibilitou o crescimento da região desde sua fundação”, ressaltou.

A mostra conta com 45 imagens fotográficas selecionadas dos diferentes acervos digitais da Unesc ao longo dos seus 50 anos de história. Sua realização se dá por meio da Reitoria, Cedoc, Memorial Unesc e Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.

São curadores da exposição os professores Marcelo Feldhaus. Aurélia Regina de Souza Honorato, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório e Tiago da Silva Coelho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de junho de 2018 às 20:47
Compartilhar Comente

Unesc lança Escola de Gestores

Unesc lança Escola de Gestores
Iniciativa visa atuar no aperfeiçoamento das atividades dos colaboradores (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana que marca os 50 anos da Unesc iniciou com uma novidade para coordenadores, diretores e diversos setores da Instituição. Nesta segunda-feira (18/6), foi lançada a Egest (Escola de Gestores) que visa atuar no aperfeiçoamento das atividades destes colaboradores, promovendo a qualificação e consolidando a identidade dos gestores da Universidade, além de promover ações que envolvam a relação integrada entre o corpo docente, discente, técnicos administrativos e comunidade.

O lançamento contou com a palestra “A gestão no contexto socioeconômico e ambiental”, do especialista em Liderança e Gestão Universitária e mestrando em Administração Fabiano Bossle Miguel e do doutor em Ciências Sociais Giancarlo Moser (mediador).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explica que a Escola de Gestores é um projeto construído durante o desenho coletivo do plano da atual gestão universitária e que tem por finalidade a qualificação de todos os gestores da Universidade, sobretudo aqueles que coordenam cursos de graduação e programas de Pós-graduação. “Convidamos a professora Maria Aparecida Mello para participar da coordenação deste projeto, junto da Reitoria, a quem agradecemos o aceite deste desafio. Nossos gestores são, em sua maioria, professores excelentes e que, portanto, necessitam de qualificações permanentes em ferramentas de gestão, para que tenham êxito na desafiadora atividade de administrar/liderar/coordenar. Estamos certos que este projeto contribuirá muito com os nossos gestores no que se refere à construção de ferramentas para gerir nossos cursos”, afirma a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, comenta que a Egest é um grande espaço de construção e formação continuada dos gestores e que é um instrumento importante na diferenciação da Instituição.

A coordenadora da Egest, Maria Aparecida da Silva Mello, agradeceu o convite da Reitoria e falou sobre o desafio em estar à frente da Escola. “A criação da Egest leva em consideração a possibilidade de promover a homogeneização de conhecimentos institucionais e consolidar o pensamento estratégico, o fortalecimento das equipes multidisciplinares e o compartilhamento de experiências de profissionais da Unesc ou de fora que já atuaram em gestão universitária”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti ressalta que o trabalho da Egest poderá contar sempre com a parceria das Pró-Reitorias e diretorias da Unesc. “Muitas vezes não temos formação específica para sermos gestores, mas aprendemos no cotidiano. Ter conhecimento e desenvolver competências e habilidades na área de gestão, qualifica o nosso trabalho. E a Escola vai contribuir para a nossa atuação dentro da Universidade”.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional a ideia é fazer uma gestão democrática e participativa. “Não podemos esquecer da importância da gestão em uma instituição. A Egest vai trabalhar integrada ao ensino, pesquisa e extensão e aos setores, sempre respeitando o que a Universidade fez no passado e está fazendo no presente, pensando na Instituição que queremos no futuro”.  

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, parabenizou a iniciativa e desejou sucesso à Escola de Gestores. “Vem criar sinergia no locus da formação dos nossos gestores. A Egest vai promover um importante espaço de debates e formação”.

O presidente do DCE Unesc, Alexandre Bristot comentou que o momento é marcante para a Instituição, pela importância da iniciativa para a qualificação do trabalho de gestão e pelos benefícios que isso irá trazer para toda a Universidade.  

Escola desenvolverá atividades a partir de eixos temáticos


A Egest se constituirá sobre uma estrutura permanente de assessoria e capacitação de seus gestores. Os cursos e atividades serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. A estrutura do programa estará alicerçada em três eixos: Especializado, Intermediário e Avançado.

O Eixo Especializado busca capacitar os gestores da Unesc a partir de conceitos e ferramentas que permitirão agregar valor para contribuir com a qualidade do curso ou setor sob sua reponsabilidade.

O Eixo Intermediário propõe a oferta de cursos ou eventos de curta duração na área da gestão universitária para o desenvolvimento de profissionais com habilidade para lidar com questões atuais e emergentes, especialmente aquelas que impactam direta e indiretamente na gestão.

O Eixo Avançado propõe a oferta de curso de pós-graduação Lato Sensu em gestão universitária.

Cronograma

O primeiro módulo do Eixo Estruturante, será ofertado em parceria com a Diretoria de Ensino, aos coordenadores e adjuntos de cursos de graduação e aos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) durante a Formação Continuada, em julho deste ano.

Os demais eixos serão abertos para outros gestores da Universidade, com a possibilidade de ser estendidos para a comunidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de junho de 2018 às 18:13
Compartilhar Comente (1)

Curso de Design participa de Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018

Curso de Design participa de Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018
Publicação foi lançada sábado em Florianópolis (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc estampa as páginas do Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018. A publicação do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) foi lançada sábado (16/6) em Florianópolis, com a presença de professores e profissionais da área.

O Anuário apresenta os principais dados e informações sobre Arquitetura e Urbanismo e trata-se de um material de referência e pesquisa na área, com diversas novidades. Estiveram presentes no lançamento o coordenador de Design da Unesc, João Rieth e os professores do curso Haron Fabre e Adilson Oliveira.

Rieth explica que no Anuário foi publicado o texto sobre os novos paradigmas metodológicos do curso de Design da Universidade e a integração dele com vários segmentos produtivos. “Consideraram nossas iniciativas um grande êxito e avanço no que se refere à integração com a indústria. Poucas escolas de Design no Brasil têm conseguido sair dos limites físicos e conceituais da academia. Isso despertou o interesse dos editores do Anuário no curso e gerou convite para participarmos”, afirma.  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de junho de 2018 às 12:59
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Grupos já podem inscrever trabalhos para a 19ª edição do festival

Unesc em Dança: Grupos já podem inscrever trabalhos para a 19ª edição do festival
Evento aberto ao público, ocorre de 19 a 21 de outubro (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O maior espetáculo de dança do Sul do Estado já tem data marcada em 2018. O 19º Unesc em Dança ocorre de 19 a 21 de outubro e já está com inscrições abertas para os gêneros Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. Os grupos interessados podem participar da seleção até 1º de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo site (clique aqui). 

O festival ocorre no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, e as apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.

Segundo o coordenador Técnico do Unesc em Dança, Maxwell Sandeer Flor, o festival é aberto para apresentações de instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança, grupos independentes e grupos da terceira idade nas categorias: Infanto-juvenil (de 7 a 15 anos de idade) e Sênior (a partir de 16 anos). Cada instituição ou grupo participante poderá inscrever até seis coreografias, sendo três na categoria Infanto-juvenil e três para categoria Sênior. Serão selecionadas 100 coreografias, sendo: 60 na categoria Infanto-juvenil e 40 na categoria Sênior.

“O objetivo principal é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico dos participantes. Nesta edição teremos muitas novidades em relação aos avaliadores, oficineiros e palestrantes, tudo para garantir o caráter didático pedagógico do evento”, afirma.

O 19º Unesc em Dança é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Unesc com o patrocínio do Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Construtora Locks, Giassi Supermercados, Betha Sistemas, TWA e Tintas Farben.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de junho de 2018 às 11:34
Compartilhar Comente