Simersul parabeniza Unesc pelo aniversário de 50 anos
O presidente do Simersul (Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense), Licínio Argeu Alcântara, visitou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, na tarde desta quarta-feira (20/6), para entregar um ofício parabenizando a Universidade pela celebração dos seus 50 anos.
Durante a visita, Alcântara destacou a importância que a Universidade representa para o desenvolvimento e a transformação social da região, bem como a contribuição na formação de profissionais do setor.
“Ficamos muito lisonjeados em receber esta lembrança. Ela representa a importância que a Universidade tem para o setor e a proximidade com os médicos da região”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2018 às 16:06Histórias são eternizadas pela mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos
Cada canto da Universidade guarda uma trajetória. São 50 anos de ensino, de ciência, de conquistas aplicadas na comunidade. A Unesc compõe o cenário do desenvolvimento regional, e essa caminhada está eternizada por meio da Mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos da Unesc. A exposição foi lançada na noite desta terça-feira (19/6), e está disponível para visitação no Memorial Unesc, localizado no Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), localizado no Bloco Administrativo.
A exposição traz por meio de imagens, momentos importantes que marcaram o crescimento da Universidade nos últimos anos. Pessoas, lugares e eventos compõem a proposta de uma curadoria aberta e coletiva, já que no local estará disposto um livro com o intuito de abrir o espaço para o diálogo na identificação dos atos, das pessoas e dos lugares, criando nos expectadores a possibilidade de narrar a história da Unesc.
Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, as imagens falam por si só. “Ficou linda a composição dessas fotos que trazem a trajetória da nossa Unesc. São momentos que resgatam a nossa história, não apenas da Universidade, mas de Criciúma e de toda a região. Essa exposição não vai apenas ficar por aqui, ela vai passar pela cidade e pelos municípios vizinhos. Vamos levar a mostra para diversos lugares”, ressaltou.
Segundo o coordenador do Cedoc, a exposição destaca a importância que a Universidade teve dentro do contexto regional. “Esse processo é resultado de uma construção coletiva, fruto de professores, alunos, colaboradores, entidades e toda a comunidade, que de uma forma ou de outra construiu uma história de sucesso em 50 anos. A Unesc hoje é uma Instituição importante, respeitada e extremamente ligada ao conjunto que possibilitou o crescimento da região desde sua fundação”, ressaltou.
A mostra conta com 45 imagens fotográficas selecionadas dos diferentes acervos digitais da Unesc ao longo dos seus 50 anos de história. Sua realização se dá por meio da Reitoria, Cedoc, Memorial Unesc e Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.
Quem visita a exposição pode contribuir com o desenvolvimento das legendas das fotos. Por meio de post-its, os expectadores podem deixar mensagens se reconhecerem alguém, ou algum lugar presente nas fotografias.
São curadores da exposição os professores Marcelo Feldhaus. Aurélia Regina de Souza Honorato, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório e Tiago da Silva Coelho.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 19 de junho de 2018 às 21:37Curso de Direito da Unesc apresenta bom desempenho em exame da OAB
O empenho de alunos e egressos da Unesc, juntamente com o curso de Direito da Universidade, gerou bons frutos. O resultado do 24ª exame da OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) foi divulgado no início deste mês e mostrou que a Unesc superou as expectativas e liderou o ranking com a melhor colocação no nível de aprovações entre as Instituições de Ensino Superior da região e ficou em sexto lugar entre as Universidades não estatais. O resultado desta edição também atingiu a melhor pontuação da Unesc entre as suas provas anteriores.
Os dados são do Conselho Federal da OAB e a Universidade liderou a média regional com 41,51% de aprovação dos alunos entre as Instituições da região. Já as demais instituições seguiram a lista com 36,99%, 35,14%, 24,53%, 23,88% e 20,31% de aprovações no exame.
O bom desempenho é reflexo do estudo e empenho dos alunos e professores da Universidade. De acordo com o coordenador de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o curso tem focado na preparação dos alunos para o exame. “Estamos fazendo aulas temáticas específicas com os assuntos abordados nos exames e também temos acompanhados os alunos nos dias da prova, para dar as últimas dicas, acalmá-los e dar apoio”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de junho de 2018 às 16:54Unesc 50 anos: Sarau Cultural vai reunir acadêmicos e estudantes de escolas da região
Na semana em que completa 50 anos de história, a Unesc recebe diversas atividades e eventos no campus para envolver acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade da região. Uma delas é o Sarau Cultural, que ocorre nesta quinta-feira (21/6), em diversos pontos do campus e contará com oficinas de slackline, capoeira, desenho, ritmos, grafite, swing poi e colagem, performances, música, poesia, dança, exposições de obras dos acadêmicos e feirinhas.
O evento ocorre das 13 às 22 horas, sendo que às 17h30 ocorre uma assembleia estudantil na Praça do Estudante para discutir arte e cultura na nossa região. O Sarau terá a presença de alunos de diversas escolas do Sul do Estado.
O evento é uma realização da Reitoria da Unesc e da representação estudantil universitária, por meio do DCE (Diretório Central dos Estudantes) – Departamento de Cultura e do Cuca (Circuito Universitário de Cultura e Arte) – uma extensão da UNE (União Nacional dos Estudantes). O Sarau Cultural tem o apoio da UCE (União Catarinense dos e das Estudantes) e da UNE.
Segundo a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o Sarau é uma oportunidade de integrar ainda mais os acadêmicos dos diversos cursos da Universidade e a comunidade por meio das manifestações artísticas. “O objetivo é movimentar a cultura do campus por meio do movimento estudantil. Através da expressão dos talentos, já identificados ou pela descoberta de novos artistas”, comenta Indianara.
A integrante do DCE Unesc e vice-presidente Sul da UCE, Paola Soccas, afirma que a intenção é enaltecer a cultura e a arte e que no período da tarde o “carro chefe” do evento serão as oficinas artísticas e na parte da noite, as apresentações, sendo que nos dois momentos haverá música e mostras. “O Sarau vem em uma perspectiva de mostrar a produção cultural e artística da Universidade. Os Centros Acadêmicos vão participar e o Cuca da UNE (União Nacional dos Estudantes) também. A ideia é que possamos discutir cultura e arte também na região. Teremos estudantes artistas e vários egressos”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 19 de junho de 2018 às 16:09Na semana de comemoração dos 50 anos da Unesc, campus recebe programas da Rádio Eldorado
Ao longo desta semana, a Rádio Eldorado estará transmitindo parte de sua programação do campus da Unesc. A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos da Universidade e está ocorrendo em um espaço montado no estacionamento em frente à Biblioteca Professor Eurico Back.
Na manhã desta terça-feira (19/6) a reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, foram entrevistados no programa João Paulo Messer. Eles falaram sobre suas trajetórias na Instituição, as ações implementadas pela atual gestão – que completa um ano de atividades no início de julho – a situação atual da Universidade e como está sendo projetado o futuro dela. Durante a entrevista, a reitora pontuou a relação próxima da Instituição com a comunidade e com o desenvolvimento regional.
O programa desta terça-feira ainda teve a participação do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot.
Transmissões iniciaram segunda-feira
A primeira transmissão foi realizada na tarde desta segunda-feira (18/6), pelo programa Café da Tarde. O produtor e apresentador Antônio Colossi, conta que o objetivo da Rádio Eldorado é levar um pouco da trajetória da Unesc aos ouvintes na semana de comemorações. “Queremos contar sua rica história, suas mudanças, suas contribuições e suas vistorias. Ao longo da semana vamos trazer personagens especiais, que foram marcantes para a Universidade”.
Para o programa de estreia foram convidados o ex-reitor Edson Rodrigues e a professora Rosimere Duarte, que vivenciaram a transformação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) em Universidade. Segundo o ex-reitor, o crescimento da Unesc foi de grande importância para a região e a essência da Universidade é ser presente na comunidade.
Além do Café da Tarde, que ocorre a partir das 16 horas, o programa João Paulo Messer também será transmito do campus até sexta-feira (22/6), a partir das 8 horas.
Unesc 50 anos
Comemorado suas cinco décadas de história em 22 de junho, a Universidade está realizando uma programação especial para comemorar a data. Nesta segunda-feira (18/6) ocorreu o lançamento da Escola de Gestores da Unesc. Na terça-feira (19/6) a exposição sobre a história da Unesc vai ser inaugurada no hall da Reitoria. Na quarta-feira (20/6) a Universidade recebe a Câmara de Vereadores de Criciúma, que realiza sessão solene em sua homenagem, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Durante toda a quinta-feira (21/6), o campus vai sediar o Sarau Cultural, promovido pelo CDE, para acadêmicos da Universidade e estudantes de escolas da região no campus, das 13 às 22 horas.
A programação da semana de aniversário encerra em grande estilo com uma sessão solene do Consu (Conselho Universitário), em celebração aos 50 anos, e corte de bolo na sexta-feira (22/6) às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Nandi/Leonardo Ferreira 19 de junho de 2018 às 09:49