Exposição “Eu vejo Arte em Você” traz acervo cultural da Universidades nesses 50 anos
Durante seus 50 anos de história, a Unesc reuniu um número considerável de objetivos artísticos e obras de arte. Elas compõem o Acervo Artístico Cultural, organizado pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, que garante a proteção legal, o registro, o acesso, a guarda e a memória desses objetos. Parte deles está disponível para visitação no Espaço Cultural Unesc, por meio da exposição “Eu vejo arte em você”. A mostra foi aberta na noite desta quarta-feira (20/6), e permanecerá no local até o dia 10 de agosto.
Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Amalhene Baesso Redig, a exposição traz uma breve linha do tempo. “Ao longo desses 50 anos nós reunimos diversas obras, a exposição traz essas memórias. A Unesc é um espaço multicultural, com diferentes tipos de pessoas. Sempre que possível vamos evidenciar essa arte”, ressaltou.
A abertura contou com a presença dos estudantes do Colégio Unesc. Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a presença das crianças é de extrema importância. “Aproveitem esse momento para observar e conhecer a exposição. Ter vocês nesta abertura nos alegra”, comentou.
O acervo atualmente possui mais de 160 peças devidamente inventariadas. Entre elas encontram-se pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias, gravuras e objetos que foram sendo constituídos de diferentes formas de aquisição (doação, permuta e/ou compra) que agora se encontra organizado e distribuído em diversos ambientes dentro do campus.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 20 de junho de 2018 às 18:30Empresários e estudantes reunidos no Congresso de Administração e Comércio Exterior da Unesc
O 2º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior iniciou nesta quarta-feira (20/6) na Unesc, com a participação de empresários, profissionais liberais, acadêmicos e professores. Até esta quinta-feira (21/6), eles irão participar de painéis, palestras e oficinas com temáticas abordando a internacionalização, inovação e sustentabilidade. O painel de abertura, nesta quarta-feira, teve como tema “Princípios, métodos e técnicas de governança para inovação”, com o engenheiro mecânico Andrey Gava Citadin e a bacharel em Comércio Exterior pela Unesc, Lorena Galhardo, ambos da Plasson.
Os painelistas apresentaram a empresa, fundada em Israel no ano de 1964 e que trabalha desenvolvendo, fabricando e comercializando produtos como válvulas e conexões nas áreas de transporte de água, esgoto e gasoduto, produtos para avicultura e suinocultura, além de equipamentos para banheiros. Segundo Citadin, a Plasson atua em países como Alemanha, Itália, França, Inglaterra e outros países europeus, assim como o México, África do Sul, Índia, China, Austrália, Estados Unidos e Brasil – onde se instalou em 1997. “Atualmente a marca é líder mundial em diversos segmentos. A empresa prima para pela qualidade, usa alta tecnologia no desenvolvimento dos produtos e controle automatizado de etapas em vários setores”, afirmou.
O painel de abertura teve como mediador o professor da Unesc Ricardo Pieri.
Congresso
Marketing e turismo, gestão de operações financeiras e câmbio, estratégias organizacionais, negociação e acordos internacionais, gestão de pessoas, relações de trabalho, contabilidade e finanças são alguns dos assuntos tratados pelo Congresso da Unesc.
Durante o primeiro encontro do evento, a coordenadora dos cursos de Administração e Comércio Exterior, Izabel Regina de Souza, comentou que as discussões são relevantes para o crescimento profissional e o desenvolvimento da região. “Vocês já são diferenciados porque pessoas que se propõem a agregar conhecimentos a sua formação acadêmica vão fazer a diferença no mercado de trabalho”.
O representante da Comissão Organizadora do evento, Abel Corrêa de Souza, afirma que os temas do Congresso estão diretamente relacionados com formação acadêmica e profissional e que o evento é um espaço importante de aprendizagem e troca de conhecimentos.
O evento é promovido pelos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, com objetivo de contribuir para a discussão e a troca de experiências com instituições públicas e privadas no âmbito nacional e internacional.
Confira a programação
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2018 às 18:09Mestrado em Direito inicia processo de internacionalização
O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc deu início ao seu processo de internacionalização. O Mestrado receberá uma disciplina especial em espanhol intitulada “Derechos Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano” (Direitos Humanos, Pensamento Crítico e Constitucionalismo Latino-americano), e na noite desta terça-feira (19/6), realizou a primeira aula da disciplina, com a participação do professor doutor visitante da Universidade de Sevilla da Espanha, David Sanchez Rubio.
A disciplina é organizada pelo coordenador do programa, Antônio Carlos Wolkmer, com o auxílio do professor Lucas Machado Fagundes. Além de Rubio, a disciplina também receberá como visitantes o professor doutor Alejandro Rosillo Martinez, da Universidade Autónoma de San Luis de Potosí, do México e também do professor doutor Alejandro Medici, da Universidad Nacional de La Plata, da Argentina.
O coordenador do PPGD destacou a qualidade profissional e humana de Rubio. “Ele é autor de grandes obras, como “Fazendo e desfazendo Direitos Humanos” e “Encantos e desencantos dos Direitos Humanos: de emancipações, libertações e dominações””, comentou.
O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a história da implementação do mestrado na Universidade. “O programa é uma utopia que se concretiza, principalmente em uma Universidade comunitária que essa semana celebra os seus 50 anos”.
O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Direito, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior, do vice coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de junho de 2018 às 17:36Unesc recebe artista nacionalmente reconhecido Iam Campigotto
A Unesc vai receber o artistas e performer nacionalmente reconhecido Iam Campigotto. Em roteiro pelo estado de Santa Catarina, Iam vai apresentar sua performance “Coisas entre linguagens e músculos” nesta sexta-feira (22/6), a partir das 19 horas, e ministrar a oficina “Corpografias: Entre o livro e a performance” no sábado (23/6), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada para a apresentação é gratuita e sem restrições de idade. Para participar da oficina o interessado deve se inscrever aqui. Os dois eventos ocorrem na sala Edi Balod, localizado no Bloco Administrativo da Universidade.
Performance
A apresentação busca aproximar as artes visuais com outras áreas, como a cênica, a dança, o teatro e a música. O artista utiliza seu próprio corpo como suporte e como lugar de criação.
Projeto premiado
A iniciativa “Corpografias” já foi reconhecida pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura em 2017 e conta com o apoio da Sol (Secretaria do Estado de Turismo, Cultura) e FCC (Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura).
As atividades da oficina vão abordar o livro e a exposição “Freme” dentro do campo das artes visuais. A oficina se divide em uma breve base teórica e ações práticas.
Iam Campigotto
O artista é paulista e vive em Florianópolis desde 2008. Iam trabalha com performance de danças, fotografias, publicações de artistas, desenhos e vídeo-artes. Para conhecer o trabalho clique aqui.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de junho de 2018 às 17:13Acadêmicos participam de Mostra Científica de Pesquisa em Administração
Os estudantes da oitava fase do curso de Administração participaram, nas últimas terças-feiras (12 e 19/6), da Mostra Científica de Pesquisa, na qual apresentaram o resultado de suas pesquisas.
A atividade foi realizada pela disciplina de Trabalho de Conclusão II, ministrada pelos professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias e Miguelangelo Gianezini e coordenada pelo professor Jaime Dagostim Picolo, coordenador de Estágios do curso de Administração.
Nela os acadêmicos produzem um artigo científico com base na monografia realizada no semestre anterior e apresentam em forma de banner para avaliadores externos e para a comunidade acadêmica. “Trata-se de uma experiência que, além de exigir a capacidade de síntese, simula a participação em um congresso”, afirma Bianca.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2018 às 16:25