AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Tecnologia e informação é tema de abertura do Congresso de Administração e Comércio Exterior

Tecnologia e informação é tema de abertura do Congresso de Administração e Comércio Exterior
Abertura ocorreu na noite desta quarta-feira na Acic (Fotos: Ana Sofia) Mais imagens

O 2º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior iniciou nesta quarta-feira (20/6). A abertura contou com a palestra de Alex Kuhnen, que trouxe um detalhado estudo sobre as mudanças promovidas pela tecnologia e inovação nas empresas e na sociedade. Integrante da equipe do Senai SC, Alex atua no projeto Indústria 4.0 do Centro de Desenvolvimento Integrado de Produtos do SENAI/SC.

"Hoje temos acesso a tantos dados, mas não sabemos como utilizá-los. Então precisamos desenvolver tecnologias e  inteligências para realizar a interconexão de todos os processos e acesso a dados", constatou, reforçando a importância e o impacto da atual revolução por que o mundo passa e as oportunidades que tudo isso apresentam para investimentos e estudos. "No futuro vamos olhar para trás e ver o universo de oportunidades desse momento histórico e tudo que poderíamos ter aproveitado", salientou.

Durante o encontro, a coordenadora do Curso de Administração da Unesc, Izabel de Souza, salientou a importância do evento e da temática que foca nas novas tecnologias nos processos de gestão e produção. O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, também reforçou a relevância do evento enquanto promotor de escutas e reflexões que vão permitir a promoção de escutas e reflexões que auxiliarão na formação acadêmica.

Marketing e turismo, gestão de operações financeiras e câmbio, estratégias organizacionais, negociação e acordos internacionais, gestão de pessoas, relações de trabalho, contabilidade e finanças são alguns dos assuntos tratados pelo Congresso da Unesc.

O evento é promovido pelos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, com objetivo de contribuir para a discussão e a troca de experiências com instituições públicas e privadas no âmbito nacional e internacional.

Confira a programação

https://www.unesc.net/portal/capa/index/732

 

 

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 21 de junho de 2018 às 21:01
Compartilhar Comente

Unesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade

Unesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade
Universidade realiza solenidade nesta sexta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A programação de aniversário da Unesc terá um momento ainda mais especial nesta sexta-feira (22/6) quando a Instituição completa 50 anos. A data será marcada com uma sessão solene do Consu (Conselho Superior Universitário) às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O evento terá a participação de acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, pessoas da comunidade, profissionais e lideranças que marcaram a trajetória da Instituição e gestores da Unesc.

A reitora, Luciane Ceretta, comenta que os 50 anos é motivo para muitas celebrações. “Trata-se de um momento significativo para uma universidade, que contribui com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região e do Estado de Santa Catarina. O ensino de excelência, associado à pesquisa e à extensão tem transformado no decorrer dos anos, os cenários na comunidade. A Unesc se prepara para um futuro grandioso, coerente com o tamanho desta Universidade Comunitária”, afirma.

Ao longo desta semana, o campus recebeu diversos eventos que compuseram a programação alusiva aos 50 anos da Universidade. O calendário terá diversos eventos como o lançamento da Escola de Gestores, Sarau Cultural e solenidades de homenagem de entidades da região à Universidade.

Nasce a Universidade Comunitária da região

A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.

Dados da Unesc

Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
18ª melhor instituição não estatal do Brasil;
A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
A Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros;
13.000 alunos de graduação, especialização, metrados e doutorados;
1.500 funcionários;
Mais de 1.000 pessoas que transitam diariamente entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade;
42 cursos de graduação;
48 cursos de especialização;
sete mestrados;
dois doutorados implantados e três em processo de implantação;
um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe;
70% do quadro de professores é formado por mestres e doutores;
Mais de 200 projetos de extensão;
Mais de 100 projetos de pesquisa;
Mais de 60 grupos de pesquisa (A Unesc possui 25% dos grupos de pesquisa de todo o Sistema Acafe).

Nos últimos 50 anos:

31.404 certificados de alunos de graduação;
763 certificados de alunos de mestrado;
97 certificados de alunos de doutorado;
5.530 certificados de alunos de especialização (pós-graduação lato sensu) (de 1999 à 2018).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2018 às 17:38
Compartilhar Comente

Programas na Unesc incentivam formação de novos professores envolvendo escolas da região

Programas na Unesc incentivam formação de novos professores envolvendo escolas da região
Inscrições para acadêmicos da Universidade e professores da região estão abertas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Na Unesc, a formação de novos professores é feita de maneira diferenciada. Além do ensino em sala de aula, os acadêmicos dos cursos de Licenciatura podem participar, ao longo da graduação, de programas que levam os estudantes para o ambiente escolar, envolvendo professores da Universidade e de unidades de ensino de diversos municípios.

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), ocorre na Unesc há seis anos e mobiliza, entre docentes e alunos da Instituição e professores de escolas públicas, 240 pessoas. Já o Programa de Residência Pedagógica é a novidade na Universidade. Em 2018 o programa do Governo Federal realizará suas primeiras atividades no Brasil com universidades federais e algumas comunitárias – no rol das Universidades Comunitárias, a Unesc foi escolhida na seleção pela nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e pelo currículo dos professores inscritos para o programa.

Ambos os programas estão vinculados à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Na Unesc, os programas estão vinculados à Diretoria de Ensino de Graduação.

E os estudantes da Unesc e professores de escolas interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 27 de junho para participarem das atividades> os selecionados podem receber bolsas.

Residência Pedagógica


Segundo a coordenadora institucional do Residência Pedagógica da Unesc, Aurélia Regina Honorato, o programa qualifica a iniciação à docência e é um importante instrumento para a formação de professores. “O projeto vai ser desenvolvido junto às escolas das redes estadual e municipal de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Siderópolis e Araranguá que foram escolhidas pelo Ministério da Educação para receber o programa. Os residentes terão suporte de docentes da Universidade e nas escolas, vão acompanhar as atividades dos professores, que serão seus supervisores”, explica Aurélia.  

Podem se inscrever para a seleção do programa os acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia da Universidade que já tiverem cursado 50% ou mais da graduação podem participar do Programa de Residência Pedagógica.

Do edital para professores preceptores, podem participar profissionais das áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia da rede pública de escolas selecionados pelo MEC.

Pibid

O coordenador institucional do Pibid na Unesc, Richarles de Souza Carvalho conta que o ano de 2018 marca a consolidação do programa, que passou por reformulação e traz novidades. “Temos a garantia de 18 meses de programa e nesta edição, teremos um núcleo por cidade, que trabalhará em três escolas. Os acadêmicos terão suporte de docentes na Universidade e de professores supervisores das escolas”.

As atividades serão desenvolvidas em escolas da rede estadual e municipal de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara e Siderópolis por acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, supervisionados por professores das respectivas áreas das escolas.

Para participar do Pibid o estudante da Unesc deve ter completado no máximo 50% do curso.

Mais informações

Residência Pedagógica

Para acadêmicos Unesc
Para professores de escolas participantes

Pibid

Para acadêmicos Unesc
Para professores de escolas participantes

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2018 às 16:38
Compartilhar Comente

CDL de Criciúma homenageia Unesc pelos seus 50 anos

CDL de Criciúma homenageia Unesc pelos seus 50 anos
Vice-reitor, Daniel Preve, recebeu a placa comemorativa (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Durante a semana de comemorações do aniversário da Unesc, a Universidade recebeu, na tarde desta quinta-feira (21/6), uma homenagem da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Criciúma pela passagem dos seus 50 anos. O vice-reitor, Daniel Preve, recebeu uma placa entregue pela vice-presidente administrativa da CDL, Andrea Gazola Salvalaggio.

A homenagem faz alusão aos 50 anos que a Unesc, que de acordo com a entidade, se dedica à educação de excelência através do ensino, da pesquisa e da extensão. Bem como a sua dedicação à formação profissional e ética de cidadãos e pela importância no desenvolvimento econômico, político e social de todo o Sul catarinense. “A CDL não poderia deixar de celebrar os 50 anos da Unesc, tamanha a dedicação à educação de excelência e a importância no desenvolvimento econômico, político e social da cidade de Criciúma, bem como de todo o Sul catarinense”, ressaltou Andrea. 

Para o vice-reitor, a homenagem representa a parceria que a Universidade tem com a entidade. “Nós sempre buscamos parcerias com entidades de credibilidade da cidade como a CDL. Nós buscamos uma nova visão para além dos muros da Universidade e colocamos toda a Unesc à disposição da entidade bem como de outros órgãos da região”, enfatiza.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o procurador jurídico da Universidade, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior, e o gerente do Escritório de Negócios da Unesc, Henrique Vargas, também prestigiaram o evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de junho de 2018 às 15:04
Compartilhar Comente

Unesc é homenageada em Sessão Especial da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos

Unesc é homenageada em Sessão Especial da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos
Solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Unesc foi homenageada na noite desta quarta-feira (20/6), em Sessão Especial da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos de fundação. A solenidade foi uma proposição dos vereadores João Batista Belloli (MDB), José Paulo Ferrarezi (MDB) e Júlio Kaminski (PSDB), e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares criciumenses. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse da Universidade.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Freitas, ressaltou a importância da Unesc para o desenvolvimento regional. “A Unesc é uma das instituições mais incentivadas e homenageadas pelo poder legislativo municipal de uma maneira muito justa. Investir na educação é investir no futuro, e a Unesc é o nosso orgulho, todos nós, vereadores e cidadãos de Criciúma temos esta bandeira, é a nossa Universidade e por ela devemos lutar, e como na sessão de hoje, homenagear”, afirmou.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comenta que o momento é de reverenciar o passado com olhos no futuro, ressaltando as raízes de um sonho de fé, trabalho e paixão. “Esse caminho motivou a formação desta Universidade. Quantas barreiras superadas, quantos resultados já conquistados. Nossa comunidade passou a ser refletida em nossas ações de extensão, estas, fortemente aliadas às iniciativas de pesquisa e ensino. Ações de extensão que ao longo dos anos fazem da Unesc uma instituição de valores arraigados junto às comunidades de Criciúma e da região do sul do estado, que colocam Universidade e sociedade de mãos dadas rumo à intervenção social, cultural, transformadora e inclusiva”, ressaltou.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ressaltou a importância do investimento na educação. “Precisamos investir naquilo que temos de melhor, na inteligência da nossa gente. Por isso, a Unesc pode sempre contar conosco, nós somamos para o desenvolvimento de uma região maior, melhor e produtiva”, ressaltou.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de junho de 2018 às 21:43
Compartilhar Comente