AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Passado, presente e futuro reunidos para comemorar os 50 anos da Unesc

Passado, presente e futuro reunidos para comemorar os 50 anos da Unesc
Sessão solene foi realizada nesta sexta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Meio século de uma história construída com a participação da comunidade foi celebrada na noite desta sexta-feira (22/6) pela Unesc. O aniversário da Instituição foi comemorado em uma sessão solene do Consu (Conselho Superior Universitário) com a participação de acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, pessoas da comunidade, profissionais e lideranças que marcaram a trajetória da Instituição e gestores da Unesc.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que a Instituição foi construída com a participação de toda a região. “Este é um momento histórico. O dia em que nos reunimos para olhar e refletir sobre o passado com gratidão, e trabalhar no presente com olhos no futuro. Somos uma Universidade construída com a força da sociedade. Nascemos da iniciativa de lideranças locais com visão empreendedora da vida e da sociedade. Este dia 22 de junho de 2018 representa a vitória de todos que acreditaram no sonho da educação. Sonho este que nos move, de maneira ainda mais arrebatadora, cinco décadas após a instalação da primeira instituição de ensino superior do extremo sul catarinense. Mais tarde consagrada como a primeira universidade e hoje o grande orgulho desta região”, ressalta.

A reitora fez deferência ao fundador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), Ruy Hülse, prefeito de Criciúma em 1968.  “Deste gesto do doutor Ruy Hulse, que refletiu ousadia, comprometimento e visão, hoje colhemos os frutos. Nossa região foi impactada por um período de desenvolvimento importante. Cinco décadas se passaram e hoje temos um caminho pavimentado no conhecimento e repleto de significados. A Educação virá sempre em primeiro lugar, porque é ela quem protagoniza uma sociedade. Promove a cada novo amanhã a realização de sonhos. Essa é a herança deixada por todos aqueles jovens que reivindicaram uma escola de ensino superior no já longínquo 1968 e instituída pelo visionário Ruy Hulse”.

Em sua fala, Luciane agradeceu ainda aos ex-presidentes da Fucri e aos ex-reitores da Unesc – Edson Rodrigues, Antônio Milioli Filho e Gildo Volpato – e aos homenageados da noite, que representam a dedicação de muitas pessoas à Universidade, incluindo estudantes, professores e funcionários. “A Unesc é o conjunto de todos que por aqui passaram, de todos que aqui estão e de todos aqueles que ainda por aqui haverão de passar. Crescemos, sob os preceitos de uma missão muito simples, porém sempre desafiadora. A de educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Na Unesc dos anos 2018, do alto dos seus 50 anos, novos caminhos se abrem. E estamos preparados para essas descobertas. Com os olhos voltados ao novo, sem medo do desafio, mas sem esquecer os valores, as pessoas, a ética”.

O ex-reitor da Unesc e atual secretário adjunto de Estado da Educação, Gildo Volpato, falou em nome dos homenageados na sessão solene. Segundo ele, o sentimento é de gratidão. “Cada um de nós, recebemos uma missão de conduzir e colaborar com a Instituição em um determinado momento histórico e contexto. Não tenho dúvidas que cada um de nós fez o que pode para o desenvolvimento da Unesc, com o apoio de toda a comunidade interna e externa. Penso que tomamos em cada época, decisões acertadas, por nos tornamos uma Universidade grande do ponto de vista quantitativo, com nossos 13 mil estudantes e qualitativo, sendo reconhecida no ensino, na pesquisa e na extensão. Esse é o momento de agradecimento pela oportunidade de termos feito parte da história da Unesc. Que venham os próximos anos. Junta à comunidade, a Unesc está preparada para o futuro”, afirmou Volpato.

O presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Günther Lother Pertschy, afirma que Santa Catarina é um exemplo de estado em que o desenvolvimento social e econômico tem a contribuição íntima das Universidades Comunitárias. “Falar sobre uma Instituição Comunitária, falar sobre a Unesc, resume-se em emoção, história e sucesso. Em cada local onde fazemos presença através das nossas instituições, sabemos que fazemos a diferença. O modelo de Universidade Comunitária é único no Brasil. Somos muito jovens e temos muito a contribuir. Somos instituições que pensam na qualidade do ensino e nos mantemos firme em fazer pesquisa, um ensino de qualidade e a extensão comunitária. Parabéns a esta comunidade, pois a Unesc nasceu dela. Comemorem muito esses primeiros 50 anos. Da forma que está sendo conduzida e das lideranças que vão dar continuidade, iremos comemorar muitos outros 50 anos da Unesc”.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, salientou que a parceria da Unesc com os órgãos públicos é essencial para a comunidade regional. “Vamos continuar sendo parceiros. Vamos continuar apostando nos talentos que serão formados e estar de mãos dadas. Essa Instituição tem o diferencial de fazer acontecer pelas pessoas. Parabéns Unesc!”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, ressaltou que a construção de uma Universidade Comunitária como a Unesc é feita por muitas pessoas. Ele lembrou dos serviços prestados pela Instituição para a comunidade como nas Clínicas Integradas e a Unidade Judiciária de Cooperação e da atuação dos estudantes, os protagonistas da Universidade. “Nada pode vencer a união de tantas pessoas que querem fazer o melhor”.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a presidente da Associação dos Pós-graduandos, Tatiane Belettini; o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris; o presidente da UCE (União Catarinense dos e das Estudantes), Lucene Magnus; a deputada estadual Ada de Luca; o presidente da Amrec, Helio Cesa e o vereador Ademir Honorato.

Parabéns a você

Performances envolvendo artistas da região, estudantes do Colégio Unesc e da Universidade e apresentações do Coral Unesc foram realizadas durante o evento sob a coordenação do Setor de Arte e Cultura. O mascote do Museu de Zoologia da Unesc, Pintado, interagiu com o público durante a solenidade. Os presentes ainda participaram do corte do bolo em comemoração ao cinquentenário. A Unesc ainda ganhou um coro de “Parabéns a você”.

Homenageados na sessão solene do Consu

Ruy Hülse – Institui a Fucri
Walmir Antônio Orsi – Ex-diretor presidente Fucri
José Alfredo Beirão – Ex-diretor presidente Fucri
Rodeval José Alves – Ex-diretor presidente Fucri
Alfredo José da Veiga Neto – Ex-diretor presidente Fucri
Robison Westphal – Ex-diretor presidente Fucri
Altaniro Furlaneto – Ex-diretor presidente Fucri
Altair Guidi – Ex-diretor presidente Fucri
Aloisio Stüpp – Ex-diretor presidente Fucri
Enio Coan – Ex-diretor presidente Fucri
Laênio José Ghisi – Ex-diretor presidente Fucri
Edson Carlos Rodrigues – Ex-presidente da Fucri e ex-reitor da Unesc
Antonio Milioli Filho – Ex-presidente da Fucri e ex-reitor da Unesc
Primeiro Pró-reitor Administrativo
Gildo Volpato – Ex-presidente da Fucri e ex-reitor da Unesc
Luciane Bisognin Ceretta – Presidente da Fucri e reitora da Unesc
Luiz Gonzaga Gonçalves – Primeiro presidente do DCE
Vanilde Citadini Zanette – Aluno da primeira turma da Unesc
Adriana Farias – Funcionário mais antigo da Unesc, que ainda está em atividade
Guiomar da Rosa Bortot – Professor mais antigo da Unesc, que ainda está em atividade
Antonio Serafim Pereira – Primeiro diretor de Pós-graduação
Joel Modesto Casagrande – Primeiro diretor de Extensão
Rosemari de Oliveira Duarte – Primeira pró-reitora Acadêmica
Adelor Lessa – Participante do movimento estudantil que instituiu o processo democrático na Fucri

Nasce a Universidade Comunitária da região

A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.

Unesc em 2018 

Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
18ª melhor instituição não estatal do Brasil;
A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
A Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros;
13.000 alunos de graduação, especialização, metrados e doutorados;
1.500 funcionários;
Mais de 1.000 pessoas que transitam diariamente entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade;
42 cursos de graduação;
48 cursos de especialização;
sete mestrados;
dois doutorados implantados e três em processo de implantação;
um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe;
70% do quadro de professores é formado por mestres e doutores;
Mais de 200 projetos de extensão;
Mais de 100 projetos de pesquisa;
Mais de 60 grupos de pesquisa (A Unesc possui 25% dos grupos de pesquisa de todo o Sistema Acafe)

Nos últimos 50 anos:

31.404 certificados de alunos de graduação;
763 certificados de alunos de mestrado;
97 certificados de alunos de doutorado;
5.530 certificados de alunos de especialização (pós-graduação lato sensu) (de 1999 à 2018)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2018 às 22:54
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita de reitor da Uniplac

Unesc recebe visita de reitor da Uniplac
Luiz Carlos Pfleger esteve na Universidade para a sessão do Consu (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

No dia do aniversário da Unesc (22/6), a Instituição recebeu a visita do reitor da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Luiz Carlos Pfleger. O vice-reitor, Daniel Preve, recebeu Pfleger que após a reunião, prestigiou a sessão solene do Consu (Conselho Universitário) em homenagem aos 50 anos da Unesc.

No encontro foram discutidos a situação da educação no Estado e as políticas institucionais de cada Universidade. Como a Unesc, a Uniplac faz parte da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e também é uma Universidade Comunitária.

A assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini, também participou do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 15:00
Compartilhar Comente

Unesc recebe seminário sobre autismo e adaptação curricular da Assembleia Legislativa

Unesc recebe seminário sobre autismo e adaptação curricular da Assembleia Legislativa
Evento ocorre durante esta segunda-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais das áreas da saúde e da educação do Sul do Estado, gestores públicos e lideranças políticas estão reunidos nesta segunda-feira (25/6) na Unesc para o Seminário Autismo e Adaptação Curricular na Perspectiva Inclusiva. O encontro, traz debates sobre com o escritor, palestrante, produtor de conteúdo no canal “Diário de um Autista” e músico Marcos Petry e com a especialista em Educação Especial e professora da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial), Alzira Cândido Lopes.

O evento é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina. O seminário contou ainda com a parceria da Unesc, da prefeitura e da secretaria de Saúde de Criciúma, da Asca (Associação Catarinense de Autismo), da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera, Apae de Criciúma e da Gerência de Educação da ADR de Criciúma. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 13:54
Compartilhar Comente

Estudantes de Odontologia realizam estágio no Hospital São Roque

Estudantes de Odontologia realizam estágio no Hospital São Roque
Atividades foram desenvolvidas com pacientes da ala psiquiátrica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é uma constante nos cursos da Unesc, e com o de Odontologia não é diferente. O curso realiza diversas ações envolvendo pessoas da região, inclusive durante estágios. Na disciplina de “Pacientes Portadores de Necessidades Especiais”, os acadêmicos desenvolvem atividades na ala psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça, e tem a oportunidade de conviver com a realidade e os desafios da Odontologia, além de aprender lições para a vida.

Durante o primeiro semestre de 2018, os estudantes realizaram exames clínicos, procedimentos de baixa complexidade, acolhimento e proporcionaram uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, internados devido ao seu comprometimento sistêmica e social. “Além da oportunidade de aproximar teoria e prática, a experiência de lidar com estes pacientes, muitas vezes esquecidos pelos próprios familiares, carentes, com tantas limitações e ao mesmo tempo carinhosos, foi acima da expectativa”, afirma o professor da disciplina, Diego Anselmi Pires.

Segundo ele, a atividade vem sendo realizada desde o ano passado nesta disciplina, como atividade de extensão. “Os relatos das próprias acadêmicas afirmam que foi possível compreender a importância da saúde bucal e de uma visão integral de cada paciente, considerando não apenas boca e dentes, mas ele como um todo”, comenta.

Na última quinta-feira (21/6), a equipe de estudantes da disciplina finalizou as atividades no hospital e realizou uma confraternização com funcionários e pacientes. O professor salienta que o encontro teve uma receptividade muito boa e marcou este momento na formação destas futuras profissionais comprometidas com a Odontologia.

“Parabenizamos a todos e agradecemos a essas pessoas tão especiais que nos receberam com tanto carinho. Cabe destacar a parceria estabelecida entre a instituição hospitalar e a Unesc, através de espaço, de recursos logísticos, de profissionais dispostos acompanhar o grupo de acadêmicos necessários. Além disso, um agradecimento especial ao cirurgião dentista João Gasparetto, que auxiliou com a realização de exames radiográficos dos pacientes atendidos, sem custos para os pacientes ou para as acadêmicas”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 12:32
Compartilhar Comente

Unesc recebe evento da Fundação Vida Nova

Unesc recebe evento da Fundação Vida Nova
Primeira dama do Estado participou do evento nas Clínicas Integradas (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta sexta-feira (22/6) o evento da Fundação Nova Vida de entrega de doações para entidades de Criciúma. A primeira dama de Santa Catarina e presidente da Fundação, Nicole Torret Rocha Moreira, entregou 14 cadeiras de rodas para entidades e kits para asilos do município, em evento no hall das Clínicas Integradas.

Durante a cerimônia, Nicole conheceu melhor o trabalho do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc e a história de pessoas com deficiência que utilizam o serviço ou são atendidos por entidades de Criciúma.  

O evento teve a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, da coordenadora do CER, Tatiane Macarini e da deputada estadual Ada de Luca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente