AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc inicia o treinamento de sua primeira Brigada de Incêndio

Unesc inicia o treinamento de sua primeira Brigada de Incêndio
Serão formadas quatro equipes para atender Universidade e Iparque (Foto: Edson Luiz da Silva) Mais imagens

Os colaboradores da Universidade estão sendo preparados para reagir em emergências e urgências no campus. Nesta terça-feira (26/6) ocorreu o primeiro treinamento de funcionários para a Brigada de Incêndio da Unesc, com a participação de 40 profissionais do Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico).

Nesta quinta-feira (28/6) o treinamento vai ser ministrado aos colaboradores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back e do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que a iniciativa visa garantir a segurança na Universidade e no Ipaque, formando duas turmas para cada local. “Os participantes estão recebendo treinamentos de primeiros socorros e procedimentos de segurança, como o uso do extintor. Estamos planejando implantar esta equipe na Universidade há muito tempo, para garantir a segurança dos estudantes, funcionários e professores”, frisou.

A atividade é coordenada pelo Sesmt, juntamente com o especialista Reginaldo da Silva, da empresa Innovarun.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de junho de 2018 às 16:20
Compartilhar Comente

Acadêmica da Unesc é vice-campeã do Pan-americano de Xadrez

Acadêmica da Unesc é vice-campeã do Pan-americano de Xadrez
No retorno para casa, Kathiê Librelato foi recepcionada com festa (Fotos: Prefeitura de Içara) Mais imagens

A acadêmica de Educação Física (Bacharelado) e enxadrista Kathiê Goulart Librelato, atleta da ACX/FMCE-Içara, conquistou mais uma marca importante em sua carreira. A atleta foi vice-campeã do Pan-Americano de Xadrez Sub-20, que encerrou no último fim de semana, em Guayaquil, no Equador. E para comemorar o feito, a esportista, que participa de um dos projetos esportivos da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara, foi recepcionada com festa no município, desfilando em carro aberto pela cidade nesta segunda-feira (25/6).

 Ela foi transportada desde a sede do Corpo de Bombeiros até a prefeitura de Içara, onde foi recebida por familiares, amigos, companheiros de equipe e lideranças políticas. “Foi uma importante conquista para a cidade e isso com certeza orgulha a cidade e o Brasil”, enfatizou o técnico das equipes de xadrez de Içara, Claudionor Pirola.

No Pan-americano Sub-20 Kathiê venceu cinco partidas, empatou três e teve somente uma derrota. “Foi uma competição muito difícil, mas trazer para casa a vice-liderança me faz a cada dia acreditar que assim como eu muitas outras crianças e adolescentes podem conquistar altos lugares. Agradeço a todos que me ajudaram e torceram por mim”, comenta a atleta.

Próximos compromissos

Nos últimos 60 dias, a atleta teve de conquistas importantes. Nesse período, ela conquistou o título do Campeonato Sul-americano de Xadrez Sub-20, realizado no Paraguai, e dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Sergipe.

A acadêmica da Unesc terá nos próximos meses outras competições importantes no cenário internacional do xadrez. Em setembro, participará do Campeonato Mundial Universitário, que ocorrerá na cidade de Aracaju, em Sergipe e entre o fim do mês de setembro e início de outubro, das Olimpíadas de Xadrez, que ocorrerão em Batumi, na Geórgia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2018 às 10:16
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais recebe cerca de uma tonelada de polímero em grãos da Braskem

Curso de Engenharia de Materiais recebe cerca de uma tonelada de polímero em grãos da Braskem
O polímero é uma matéria prima utilizada na indústria plástica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Material utilizado para práticas e processamentos em laboratório, o polímero é uma matéria prima utilizada na indústria plástica. Na formação, os estudantes do curso de Engenharia de Materiais da Unesc têm contato com o material, trabalhando na prática o seu desenvolvimento em atividades realizadas no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia). E para contribuir com a Universidade, e com a produção de conhecimento científico, a empresa Brastem doou cerca de uma tonelada do material.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Angela Arnet, a parceria é significativa para o curso. “Não apenas por conta da doação, mas também pelo contato com a empresa, que é de suma importância para a região”, ressaltou.

A doação do material ocorreu por uma parceria firmada entre a Braskem, a Ganguro e a Unesc. A Braskem também já realizou outras parcerias com a Universidade, alguns equipamentos dos laboratórios foram doados pela empresa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de junho de 2018 às 20:48
Compartilhar Comente

Exposição Ecossistema Marinho ganha revitalização com 207 novos espécimes

Exposição Ecossistema Marinho ganha revitalização com 207 novos espécimes
O Evento de lançamento acontece no dia 28 de junho, no hall do Bloco Administrativo Mais imagens

No mês comemorativo ao aniversário dos 50 anos da Unesc, e no mês dos oceanos, o Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski promove no próximo dia 28 de junho, às 15 horas, o lançamento da revitalização de uma de suas exposições de longa duração intitulada Ecossistema Marinho. A exposição Ecossistema Marinho, instalada no bloco administrativo da Unesc, foi inaugurada no ano de 2006, com o objetivo de conscientizar cidadãos e governo para a importância prioritária do conhecimento e a conservação do meio marinho.

 Mediante aos constantes encalhes de animais marinhos no litoral sul catarinense, e a fragilidade dos ambientes em que eles se encontram, o Museu de Zoologia vem ampliando a cada ano seu acervo com diferentes espécimes da fauna marinha. Entre eles  destacam-se: lobos e leões- marinhos, pinguins, tartarugas-marinhas, baleias e golfinhos. Estes animais no museu, tornam-se importantes instrumentos de educação ambiental, informando e sensibilizando o público visitante para o papel da fauna nos ecossistemas e a necessidade de sua preservação.

A revitalização da exposição incluirá um novo cenário e 207 novos espécimes, como esqueletos e réplicas de baleias piloto e cachalote, conchas de moluscos, peixes e diferentes espécies de invertebrados marinhos.

Além da educação ambiental realizada por meio de seu acervo, o Museu de Zoologia contribui com a conservação do meio marinho realizando periodicamente o monitoramento do litoral Sul Catarinense, desde a Barra do Camacho, município de Jaguaruna a Barra do Rio Mampituba, município de Passo de Torres, totalizando um percurso de 120km.

O monitoramento tem como objetivo dimensionar o número e as espécies marinhas encontradas no litoral sul do estado e verificar sinais de interações antrópicas nestes animais. As carcaças encontradas são recolhidas e levadas ao laboratório de Zoologia onde são preparadas por meio de técnicas de conservação específicas, e incorporadas ao acervo do museu. A coleta sistemática de dados de espécies marinhas encalhadas fornece informações biológicas úteis para a conservação e manejo destas espécies. O Museu de Zoologia foi fundado em parceria com a Policia Militar Ambiental e esta parceria tem proporcionado importantes ações de conscientização e preservação ambiental para a região sul do estado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de junho de 2018 às 15:29
Compartilhar Comente

Estudantes de Moda da Unesc/Senai preparam desfile voltado ao Jeanswear

Estudantes de Moda da Unesc/Senai preparam desfile voltado ao Jeanswear
Encontro ocorre nesta quarta-feira, no Nações Shopping (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma coleção voltada ao Jeanswear será apresentada pelos estudantes da quinta fase do curso de Moda da Unesc/Senai. O projeto “Be Blue”, será apresentado nesta quarta-feira (27/6), a partir das 20 horas, no Nações Shopping de Criciúma. O desfile vai trazer um trabalho interdisciplinar, com coleções confeccionadas pelos estudantes direcionados para uma marca fictícia, fundamentada em pesquisa da história do jeans, tendências, aspectos técnicos e produtivos.

“O projeto Be Blue tem por objetivo propiciar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de coleções em jeanswear, considerando a vocação em produção de vestuário da região Sul de Santa Catarina”, esclarece a coordenadora do curso de moda do Unesc/Senai, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

As peças que serão apresentadas foram confeccionadas pelos alunos da quinta fase, que, em equipe composta por quatro acadêmicos, criaram, desenvolveram e confeccionaram a coleção de moda. “Todo o processo é desenvolvido pelos alunos durante as disciplinas do semestre que trabalham com o projeto”, explica Charlene.

O projeto Be Blue conta com o apoio da Santista Jeanswear, Stone Wash lavanderia, Nações Shopping e AM Formaturas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de junho de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente