Estela Benetti no pré-lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
A jornalista e colunista de economia do Diário Catarinense Estela Benetti estará em Criciúma nesta sexta-feira (8/6) para o pré-lançamento da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc. Ela vai falar sobre “Economia e Inovação” em palestra gratuita e aberta ao público às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O evento faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Unesc.
A 9ª SCT ocorre de 22 a 26 de outubro, em diversos espaços da Universidade e vai reunir professores, pesquisadores e estudantes da Unesc e de outras IES (Instituições de Ensino Superior), além de alunos de escolas da região e pessoas da comunidade. A programação do evento inclui atividades como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica e de extensão e relatos de ensino resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições.
A Semana é realizada anualmente e está ligada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2018, as atividades serão norteadas pela temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que é embasada no 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas. A temática busca debater a contribuição das ciências para a redução das desigualdades no Brasil, fomentar o uso social da ciência e da tecnologia, auxiliar no combate às desigualdades por meio da popularização e divulgação da ciência e da tecnologia.
A coordenadora da SCT da Unesc, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, explica que a semana é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “Esse estímulo acontece não somente no meio acadêmico, mas também na sociedade, por meio da Feira de Inovação e da Feira de Ciências, promovendo a inserção da comunidade na Universidade”.
Ensino, pesquisa, extensão e inovação
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc agrega vários eventos que fazem a interação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Os visitantes poderão participar do 18º Seminário de Iniciação Científica; 10º Salão de Extensão; 8º Salão de Ensino; 4º Salão de Pós-Graduação; 5ª Feira de Inovação; o 5º Talento Musical; 4ª Feira de Ciências; o 3º Bootcamp; 3º Workshop de Arqueologia e 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2018 às 11:56Unesc oferece o teste de comprovação em inglês mais aceito no mundo
As razões para aprender um novo idioma são muitas. Uma nova língua pode agregar ao lado cultural e até potencializar o currículo. Uma pesquisa da Catcho, referência em empregabilidade em todo Brasil, mostrou que o domínio do Inglês pode significar um salário até 61% maior, mas dominar o novo idioma não é garantia de destaque, é necessário comprovar a fluência. No sul de Santa Catarina, a Unesc é a única instituição com estrutura para oferecer o Toefl (Test of English as a Foreign Language) e validar a fluência no novo idioma.
O professor do curso de Letras da Unesc, Richarles Souza de Carvalho, que coordena a aplicação do Teste, explica que o Toefl é a prova de reconhecimento em inglês mais prestigiada em todo o mundo e é válida para mais de dez mil instituições em 130 países. “Ele mede a habilidade na Língua Inglesa em diversos quesitos, que são necessários para ingressar em Instituições de Ensino Superior de outros países ou até se inserir no mercado de trabalho estrangeiro”, destaca o professor.
Ele conta ainda que existem diversas modalidades do Teste e que o aplicado na Universidade é considerado o mais completo em todo o mundo. “Das modalidades existentes oferecemos o IBT (Internet Based Test), que é avaliado como o mais completo dentre todos os aplicados”, completa Carvalho.
Estrutura de excelência
Em Santa Catarina apenas cinco instituições oferecem a prova. Entre as capitais Florianópolis, Santa Catarina, e Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Unesc é a única aplicadora do Toefl.
Instituto de Idiomas
Na Unesc, o Instituto oferece cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano. Além dos cursos de Português para estrangeiros, Libras e Inglês e Espanhol para crianças e adolescentes.
Matrículas e mais informações sobre as possibilidades que o Instituto de Idiomas Unesc oferece estão disponíveis em unesc.net/idiomas no telefone (48) 3431-2663 e, no e-mail institutoidiomas@unesc.net.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de junho de 2018 às 08:49Na torcida pelo Tigre: Unesc leva sete colaboradores ao Estádio Heriberto Hülse
A promoção Predestinado Tricolor sorteou, nesta terça-feira (5/6), sete ingressos para a partida entre Criciúma e Paysandu. Os colaboradores Gabriel Pradella Pereira, Cesar Pereira Lima, Luana Albeton Medeiros, Karina de Oliveira Teixeira, Cesar Henrique da Silva, Elen Delfino Leandro e João Pedro Rizzotto vão assistir ao jogo das arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse. A bola rola às 19 horas.
O sorteio ocorre regularmente quando o Tigre joga em casa e presenteia o colaborador com dois ingressos físicos, com entrada no portão 2, e cinco nomes em lista, com entrada no portão 3. Para retirar as entradas físicas, os ganhadores devem apresentar um documento com foto no Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), localizado na sala 9 do Bloco Administrativo, até a hora da partida. Os vencedores vão recebeu um e-mail especificando qual o seu tipo de ingresso.
Para participar das próximas promoções, o torcedor deve enviar um e-mail para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando a vontade de torcer pelo Tigre.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de junho de 2018 às 16:33Unesc auxilia quem quer parar de fumar
Os malefícios do cigarro são facilmente reconhecidos, riscos de derrames, infartos, e até mal hálito compõem suas consequências. Ainda assim, a busca para largar este vício se mostra uma grande dificuldade. Na Unesc, o Programa de Combate ao Tabagismo vai auxiliar quem quer abandonar o cigarro. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Universidade, sala 13 do Bloco Administrativo.
O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica e pode causar mais 50 enfermidades, como problemas cardiovasculares, respiratórias, entre outros.
O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, conta que no grupo, o tratamento se adequa a cada participante, com um diagnóstico único. “Quando se trata de saúde o prognóstico de cada pessoa pode variar. Assim, com um maior foco nas características de cada um, observamos uma maior evolução, com um acréscimo na qualidade da recuperação”, esclarece Marlon.
União contra o tabagismo
A qualidade no tratamento é reafirmada pelo coordenador da Comissão do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto. Ele explica que as atividades são realizadas em grupos, possibilitando a ajuda dos colegas, com foco na mudança de comportamento. “Não ajudamos apenas a parar de fumar, embora seja o principal foco, nosso objetivo é uma mudança completa de comportamento, buscando uma rotina mais saudável. Este modo vem se mostrando efetivo de verdade. ”, afirma Soratto.
Em 2017 a iniciativa apresentou resultados positivos, com 21% dos participantes parando de fumar e 42% diminuindo consideravelmente. A funcionário da Universidade Marlei Aparecida Américo participou do grupo e destaca que o segredo é a união. “Quem faz parte do grupo ajuda o próximo. Um cuida do outro e até pega no pé para não desistir. Quando alguém falta já recebe aquela ligação de apoio dos colegas”, destaca Marlei.
A atividade está prevista para o mês de junho, mas antes disso, os participantes vão passar por consultas com médico e psicólogo, para analisar o melhor procedimento. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma.
Saiba mais
Os encontros ocorrem nas Clínicas Integradas com a orientação de dois psicólogos que participam do Programa de Residência Multiprofissional. Ambos passaram por capacitação para o desenvolvimento das atividades no grupo. A iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.
O Programa de Combate ao Tabagismo é realizado pelo Programa de Residência Multiprofissional, com apoio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do curso de Enfermagem.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de junho de 2018 às 13:50Professores e alunos da Unesc compõem exposição em Florianópolis
Uma exposição que reúne mais de 400 artistas e cerca de mil trabalhos. Este é “O Mundo como Armazém”, a feira artística considerada a mais importante do Estado, sendo uma das três mostras que marcam os 70 anos do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina). Vão compor este mundo, professores e alunos da Unesc.
Obras das professoras Angelica Neumaier, Daniela Zacarão e Odete Calderan estarão ao lado das produções dos egressos do curso de Artes Visuais e estudantes da especialização em Poéticas Visuais da Unesc. Os trabalhos estarão expostos até 9 de junho, em dois novos espaços no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.
Serão levadas pelos alunos e professores, obras construídas por técnicas que passam pela cerâmica, desenho, impressos (cartaz/cartão), a gravura e o objeto com poéticas que estão à luz da história da arte, da política, dos anseios feministas, incorporado as tensões do tempo contemporâneo.
O projeto Armazém
O título do projeto é inspirado na primeira edição do Armazém que ocorreu no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis. O Museu foi a casa natal de Victor Meirelles e se tornou um bar e armazém durante parte da primeira metade do século XX. A imagem utilizada para compor os cartazes de todas as edições é uma fotografia de acervo familiar da idealizadora do projeto, Juliana Crispe. Um retrato do seu bisavô, Osvaldo Manoel Valgas, conhecido como seu Vadico.
Idealizado como encontro entre artistas/coletivos/editoras independentes e público, a mostra/feira reúne obras que sejam múltiplos, aquelas produzidas em número ilimitado, mediante diferentes processos industriais ou não como publicações de artista, livros de artista, cadernos de artista, cadernos de desenho, diários de artista, diários de bordo, postais, panfletos, cartazes, gravuras, fanzines, lambe-lambes, stickers, cartões, carimbos, objetos, etc.
Com colaboração do jornalista Néri Pedroso.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 04 de junho de 2018 às 20:19