AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo rumo à concretização do projeto

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo rumo à concretização do projeto
Definição de prazos e encaminhamentos burocráticos se deram em encontro na tarde desta quinta-feira (13/2) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Centro de Inovação de Criciúma mais uma vez recebeu todas as atenções das equipes da Unesc, da prefeitura de Criciúma e do Governo Estado nesta quinta-feira (13/2). Em encontro realizado nesta tarde na Universidade lideranças do processo encaminharam questões burocráticas e definiram prazos para finalização da documentação e início dos trabalhos no prédio que abrigará o Centro. Com projeto já bem encaminhado, as perspectivas do grupo apontam para que assinatura do contrato final para o serviço seja realizada até o mês de abril e, com a liberação dos recursos, que as obras se iniciem na sequência.

O resultado do encontro desta quinta-feira, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mostra segurança nos encaminhamentos realizados até aqui. “A reunião foi muito produtiva. Vencemos mais uma etapa de dúvidas documentais, aspecto necessário para a segurança da Universidade e do Estado. Os recursos também foram assegurados pelo Diretor da Fapesc, uma vez que ele fará a gestão do projeto do Centro. Acreditamos, com base na reunião de hoje, que até abril tenhamos o termo de convênio assinado e, com isso, a liberação dos recursos para o início das obras”, avalia.

Ao ver de perto o estágio no qual o projeto se encontra, conforme o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zobot Holthausen, o sentimento é de otimismo, já que, para ele, fica claro o ecossistema que já se instala na cidade. “A comunidade de Criciúma está muito bem organizada em torno do movimento do Centro de Inovação. Nós já vencemos algumas etapas do processo e está muito perto de Criciúma receber esse instrumento. Nas próximas semanas já devemos ter novos encaminhamentos”, destaca.

O otimismo com a celeridade dos trabalhos é compartilhado também pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado, Sandro Yuri Pinheiro. “Tivemos hoje a definição dos últimos detalhes para formalizar o acordo com o governo em prol da construção do Centro de Inovação. Já estamos nos encaminhando para a conclusão do processo. Saio daqui muito otimista de que em breve teremos o acordo firmado para finalmente iniciar a obra. Espero estar aqui para ver essa inauguração muito em breve”, pontua.

O processo de consolidação do projeto que até então era um sonho, para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, se fortalece progressivamente. “A cada dia temos mais certeza do caminho que estamos trilhando, do passo a passo que foi definido, com as grandes necessidades para que esse projeto esteja de pé. O trâmite vem sido cumprido da melhor forma possível e estamos evoluindo no sentido de até o meio do ano termos o início dessa obra”, endossa.

O papel da Universidade em um projeto de tamanha complexidade, para Claiton, demonstra seu real engajamento em prol da comunidade. “A Unesc comprou a ideia. Está colocando não só recurso, mas tempo e energia em torno nisso. Ela vem fazendo o papel de Universidade Comunitária, se envolvendo visceralmente fazendo o negócio acontecer”, finaliza.

O encontro contou ainda com a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Ribeiro Preve, do procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, do assessor jurídico da Fapesc, Anderson Miguel, e da assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 18:53
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc iniciam o ano letivo com recepção especial

Alunos do Colégio Unesc iniciam o ano letivo com recepção especial
Além das boas-vindas, estudantes foram surpreendidos com uma nova fachada (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem viu Caroline, Luísa e Vitória juntas na recepção aos estudantes do Colégio Unesc imaginava que já eram amigas de longa data. Mas não. Elas se conheceram na manhã desta quinta-feira (13/2), descobriram que estudariam na mesma turma e logo a conexão aconteceu. “Eu estava com medo de não me enturmar na escola nova, mas já no primeiro dia está sendo muito bom”, comentou Caroline Dagostim, de 15 anos, que começou as aulas no Colégio Unesc este ano. 

Nova no Colégio Unesc também é Luísa Lummertz, 15 anos, que veio de Passo de Torres para morar em Criciúma e estudar no Colégio Unesc. Ela é atleta da FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma do salto em altura e receberá bolsa. “Será muito melhor ter a aula e o treino mais próximos. Além disso, aqui terei mais oportunidades por estar no mesmo ambiente da Universidade”.

E completando o “trio”, Vitória Rosado, de 14 anos, que saiu de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, para estudar no Colégio Unesc. “Minha prima faz Odontologia na Universidade e indicou o Colégio por ter uma boa preparação para o vestibular. Conheci a estrutura e a Universidade e quis mudar para Criciúma para estudar aqui”, conta.

Alegria e integração

Nesta quinta-feira, a equipe da coordenação do Colégio Unesc, professores e funcionários receberam os alunos para o início do ano letivo de 2020 com um evento que misturou informação, alegria, dança e muita integração. “Quisemos acolher os nossos estudantes de maneira afetuosa e marcar o retorno para alguns e primeiro dia no Colégio para outros. Eles conheceram a equipe, receberam informações e acompanharam apresentações artísticas da Cia de Dança Unesc. Foi um momento de diversão e integração para marcar a chegada deles ao Colégio Unesc em 2020”, afirma coordenadora geral do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

Os alunos encontraram o Colégio Unesc diferente, com uma nova fachada e decoração especial para a volta às aulas. E isso é apenas uma das novidades da escola para este ano. “Houve um reposicionamento e haverá um jeito diferente de fazer o Colégio Unesc. Em breve os pais e os alunos conhecerão a nova proposta pedagógica, alinhada ao nosso novo momento”.

No período da manhã, as turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio participaram da recepção e tiveram uma dinâmica com o professor de Educação Física Tiago Duarte. À tarde, os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental participaram de uma recreação com o professor de Educação Física Lucas Melo. Nos dois períodos, os estudantes ganharam pipoca e picolé.

O evento teve a participação das coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental, Wânia Inácio da Silva Ramos e do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 18:20
Compartilhar Comente

Programa Galápagos promove aceleração de startups incubadas na Unesc

Programa Galápagos promove aceleração de startups incubadas na Unesc
Projeto envolveu 14 empresas com objetivo de aprimorar o início de atuação em cada iniciativa (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma ideia por si só não se transforma em um case de sucesso. Para atingir seus objetivos é necessário somar expertise e muita dedicação. Por isso, a Unesc, em parceria com uma das maiores aceleradoras do Brasil, a Darwin Startup, reuniu empreendedores da região em uma verdadeira imersão no mundo da inovação durante o Programa Galápagos, que encerrou na última quinta-feira (13/02). O projeto, desenvolvido em parceria também, com o Startup SC e o Sebrae e com apoio da Prefeitura de Criciúma ocorreu nas últimas quatro semanas na universidade.

Durante a experiência, eles estiveram focados em ideias que vão desde a estruturação de uma empresa para comercializar seus produtos até o desenvolvimento de soluções. A ação reuniu 14 startups da região e mais de 30 participantes. Entre eles, o estudante de Ciências da Computação Jackson Belloli foi um dos incubados.

Ele e seus colegas de graduação tiveram uma ideia em sala de aula: a iniciativa Imobes, que propõe um sistema integrado para potencializar sites imobiliários. O empreendedor conta que após pensar o projeto, faltou conhecimento específico para retirá-lo do papel. “Agora, a partir da incubação e do aceleramento dentro do Programa Galápagos, conseguimos ter ideias para qualificar o sistema e iniciar seu desenvolvimento. Agregou de forma positiva tanto para a capacitação profissional quanto para o desenvolvimento pessoal”, contou.

Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, o case representa a real essência do Galápagos. “São histórias como esta que possibilitam vermos o real significado deste trabalho. Indo além, as ações desse tipo fortalecem o ecossistema de inovação como um todo, promovendo ganhos positivos para toda a região”, afirmou.

A incubação

O Inova proporciona recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Até o momento, os empreendedores trabalharam no campus da Instituição em forma de aceleramento de suas iniciativas. A partir de março, cinco empresas serão direcionadas ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico), onde desenvolverão suas ações até dezembro de 2020.

Durante este processo, eles contarão com o apoio da equipe de Inovação da Universidade. A caminhada nestes 12 meses será construída de acordo com a necessidade e perfil de cada incubada. Toda a expertise, Instituição e estrutura física estão à disposição dos participantes.

O propósito do projeto é que sejam realizadas a implantação e expansão das empresas selecionadas, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do município.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 17:27
Compartilhar Comente

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo

Egressa de Engenharia Civil da Unesc participa de maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo
Rafaela Constantino apresentou trabalho sobre análise do sistema de revestimento cerâmico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Primeira viagem de avião. Primeira viagem sozinha. Primeira apresentação em congressos. A egressa do curso de Engenharia Civil da Unesc, Rafaela Cardoso Constantino tem tido um conjunto de novas experiências nas últimas semanas. E todas, partiram de um único ponto: a pesquisa. Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/2), ela apresentou um trabalho desenvolvido enquanto acadêmica da Unesc no maior evento sobre qualidade em cerâmica do mundo, o Qualicer, em Castellón, na Espanha.

Quando estava na quinta fase de Engenharia Civil na Unesc, Rafaela procurou a professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes para ser voluntária em um grupo de pesquisa. Então passou a desenvolver as atividades em sala de aula e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), atuando no GPDEEC (Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil). “A Rafaela trabalhou um ano como voluntária de pesquisa e o trabalho que ela apresentou no Qualicer foi feito nesse período. É muito bom ter feito disso e um orgulho de ver alunos e egressos crescendo e fazendo a diferença”, afirma Elaine, que foi orientadora também do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Rafaela.

Para Rafaela, este momento de sua trajetória acadêmica e profissional será lembrado com carinho. “Foi uma grande responsabilidade representar o nome da Unesc neste evento. Devo muito ao empenho da minha orientadora, Elaine, que representa como ninguém o espírito da Unesc. Além da coautora, Leidy, que se tornou amiga durante o preparativo para a viagem e me auxiliou desde o momento que decidi vir apresentar. Foram muitas pessoas que me encorajaram e me apoiaram para que eu vivesse tudo isso. Não poderia deixar de agradecer a minha família, que desde o início me ajudou, me encorajou e viveu esse sonho comigo”, salienta.

A pesquisa


O trabalho apresentado pela engenheira civil no Qualicer foi “Análise de resistência de aderência dos sistemas de revestimentos cerâmicos de fachadas expostas a ciclos términos variando a disposição dos cordões de argamassa”. De autoria de Rafaela, Leidy Johana Jaramillo Nieves, Humberto Ramos Roman e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, o estudo analisou o sistema de revestimento de fachadas, incluindo a argamassa colante e a placa cerâmica, com o objetivo de tentar diminuir a incidência de manifestações patológicas (como descolamento, fissuras, eflorescências, infiltração pelo rejunte, quebras de placas cerâmicas e manchamentos).

Após os testes desenvolvidos no Iparque e a pesquisa bibliográfica, o estudo encontrou resultados como:

O ângulo formado entre os cordões da argamassa colante e as placas cerâmicas não apresentaram diferença significativa na resistência de aderência à tração e no tipo de ruptura;

A exposição ao envelhecimento acelerado influenciou na perda de resistência de aderência à tração nas amostras expostas à ciclagem;

Com a mudança de ângulo das placas cerâmicas em relação aos cordões da argamassa colante não houve perda de aderência ou alteração no tipo de ruptura mais frequente com a mudança.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 17:08
Compartilhar Comente

Unesc oferece cursos de idiomas com a excelência de uma grande Universidade

Unesc oferece cursos de idiomas com a excelência de uma grande Universidade
Entre os diferenciais do serviço ofertado está a aplicação da avaliação Toefl (Foto: Divulgação) Mais imagens

Referência em tudo o que diz respeito à educação, à pesquisa e à extensão, a Unesc conta em sua gama de serviços com um Instituto de Idiomas. Pensado como forma de levar ainda mais conhecimento para as comunidades acadêmica e externa, o Instituto conta com uma série de serviços que levam o selo de qualidade de uma grande Universidade comunitária, entre eles cursos de idiomas nas categorias Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português para Estrangeiros. As turmas para o ano letivo de 2020 já estão com matrículas abertas para níveis que vão do iniciante ao avançado para alunos de diferentes idades que queiram iniciar ou concluir o aprendizado de outro idioma.

Se a estrutura do campus e a qualidade dos professores da Universidade são reconhecidas em premiações e avaliações a nível nacional, no que diz respeito ao Instituto de Idiomas Unesc não é diferente. Conforme o professor Richarles Souza de Carvalho, a expertise da Instituição é diretamente ligada também ao trabalho nos cursos de idiomas, que levam o mesmo sistema rigoroso de escolha dos melhores professores e métodos de ensino. “Isso se comprova com a participação direta da graduação em Letras dentro dos cursos de idiomas, sendo a maioria dos professores do Instituto também graduados no curso”, explica.

As turmas de cada um dos cursos são distribuídas em diferentes horários e acolhem adolescentes, jovens e adultos com diferentes focos. “É claro que a principal demanda é para o curso de Inglês, no entanto temos o Italiano como segundo mais procurado e os demais idiomas também de interesse da comunidade seja por conta dos estudos, de necessidade de empresas, de uma viagem ou pelo entendimento da necessidade do aprendizado de outros idiomas”, completa.

Demais serviços oferecidos

Além dos cursos de alto nível e preço acessível, o Instituto de Idiomas Unesc conta ainda com outros serviços importantes à comunidade. Entre os principais está a certificação da Universidade como Centro Aplicador do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), avaliação administrada pela ETS (Educational Testing Service) para medir a habilidade dos estrangeiros na língua inglesa em nível acadêmico. “Entre Florianópolis e Porto Alegre somos a única instituição autorizada para aplicação desta importante prova que qualifica o aluno para ingresso em vagas de emprego e estudo”, acrescenta Richarles.

Ainda entre as possibilidades do Instituto está o serviço de tradução e revisão de textos em diferentes idiomas e a aplicação de testes de proficiência de leitura em Língua Inglesa e Espanhola para ingresso em cursos de mestrado e doutorado. “Estes também são serviços que contam com a excelência que uma Universidade como a nossa oferece e que, por muitas vezes, as pessoas não têm o conhecimento de que podem encontrar tais soluções aqui mesmo”, pontua.

Os interessados em conhecer de forma mais detalhadas as metodologias utilizadas nos cursos de idiomas, assim como os valores de investimento para um dos serviços oferecidos, podem entrar em contato com o setor por meio do telefone (48) 3431.2663.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 14:39
Compartilhar Comente