Medicina

Unesc é único centro de formação em Perfusão Extracorpórea em SC com reconhecimento da Sociedade Brasileira da área

O aumento de pacientes com condições cardiovasculares graves, incluindo o infarto agudo do miocárdio, tem gerado uma demanda urgente por profissionais altamente capacitados em técnicas avançadas de suporte de vida, como a perfusão extracorpórea. Neste cenário desafiador, a Unesc se destaca como pioneira e referência no estado de Santa Catarina ao oferecer o único curso de pós-graduação Latu Sensu em especialização em Perfusão Extracorpórea, chancelado pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).

As inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas no Setor de Pós-graduação da Universidade. A coordenadora do Setor, Mágada Tessmann ressalta a urgência desta formação diante do crescente número de pacientes afetados por doenças cardiovasculares graves. 

“A sobrevida da população, juntamente do aumento das doenças crônicas, tem exacerbado a necessidade de intervenções cirúrgicas complexas, incluindo aquelas que requerem perfusão extracorpórea. Além disso, até mesmo os jovens estão sujeitos a emergências cardiovasculares devido a hábitos de vida pouco saudáveis, tornando essencial o acesso a profissionais capacitados nesta área”, explica.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para executar procedimentos de circulação extracorpórea. Esta técnica, fundamental em cirurgias cardíacas e transplantes, consiste em um suporte artificial de vida que temporariamente substitui as funções do coração, rim e pulmões.

Conforme o coordenador do curso, Hamilton Magalhães, o perfusionista faz parte de uma equipe multiprofissional de extrema importância dentro da cirurgia cardíaca, mas também pode atuar em outras cirurgias como o responsável por montar e manipular uma máquina recuperadora de sangue, na qual todo o sangue é recuperado e devolvido ao paciente sem perdas Sanguíneas durante o ato cirúrgico e, assim, evitando transfusões.

“Em cirurgias oncológicas também tem tido a necessidade de contar com um perfusionista atuando, montando e manipulando a máquina que faz uma circulação intraperitoneal por exemplo, com medicamentos com quimioterápicos”, explicou.

Parceria com a SBCEC

A circulação extracorpórea é uma técnica fundamental em transplantes, cirurgias cardiovasculares, como a revascularização miocárdica, na remoção de tumores, e em casos de insuficiência cardíaca ou pulmonar.

Durante o procedimento, o sangue https://noticias.unesc.net/geral/2024/06/04/unesc-e-unico-centro-de-formacao-em-perfusao-extracorporea-em-sc-com-reconhecimento-da-sociedade-brasileira-da-area/é desviado para fora do corpo e depois reintroduzido. Essa abordagem é essencial para manter as funções cardiorrespiratórias do paciente, bem como o equilíbrio bioquímico, hematológico e hidroeletrolítico. 

O principal objetivo da circulação extracorpórea é preservar a função cardiopulmonar, manter a integridade celular e evitar alterações estruturais, garantindo o funcionamento adequado dos órgãos e sistemas.

Esse processo deve ser contínuo, sem alterar as propriedades biológicas do sangue ou a integridade de seus componentes e proteínas. Profissionais capacitados, como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos e biólogos, são responsáveis por montar o dispositivo de circulação, que inclui drenagem, filtração, oxigenação e reinfusão do sangue, além de monitorar indicadores vitais como pressão, temperatura, coagulação e fluxo sanguíneo.

Reconhecendo a importância da Perfusão/Circulação Extracorpórea, a Unesc buscou o credenciamento da Pós-graduação lato sensu em “Perfusão Extracorpórea” como Centro Formador pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC). Com o credenciamento, a Unesc se tornou um dos oito centros formadores da SBCEC no Brasil, sendo o único em Santa Catarina. 

“Todo o currículo e estrutura pedagógica foram desenvolvidos em conformidade com as diretrizes e requisitos estabelecidos pela SBCEC, assegurando a qualidade e a excelência na formação de profissionais”, explicou Mágada.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de junho de 2024 às 14:50
Compartilhar Comente