Psicologia

Imersão cultural em São Paulo integra celebração dos 50 anos do curso de Letras da Unesc

Imersão cultural em São Paulo integra celebração dos 50 anos do curso de Letras da Unesc
Delegação com 43 pessoas visitou os principais pontos de cultura da capital paulistana (Fotos: Divulgação curso/Agecom/Unesc) Mais imagens
Leia na íntegra a matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de setembro de 2024 às 15:13
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Minicurso aborda o trabalho interprofissional em saúde mental no SUS

Minicurso aborda o trabalho interprofissional em saúde mental no SUS
Mais imagens

O trabalho interprofissional em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema do minicurso proposto pela professora do curso de Psicologia da Unesc Dipaula Minotto da Silva e a docente associada do Departamento de Odontologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mirelle Finkler. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (26/10) de forma virtual e fez parte da programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) que encerra nesta sexta-feira (27/10) na Unesc.

Conforme Mirelle, a formação de profissionais da saúde está passando por mudanças significativas no século 21. Essas mudanças são impulsionadas pela necessidade de preparar profissionais de saúde que estejam melhor equipados para lidar com as complexidades do sistema de saúde atual e para oferecer cuidados de alta qualidade aos pacientes. 

“A formação de profissionais de saúde não se limita mais à transmissão de conhecimentos teóricos. É essencial que o conhecimento seja significativo e aplicável à prática clínica. Os currículos de formação estão sendo reformulados para integrar o aprendizado teórico com a prática clínica, de modo a preparar os estudantes para enfrentar desafios do mundo real”, comentou.

De acordo com ela, a colaboração interprofissional é fundamental na área de saúde. “Profissionais de diferentes formações precisam trabalhar juntos para fornecer cuidados abrangentes e eficazes aos pacientes. Portanto, a formação de saúde está se concentrando cada vez mais em promover habilidades colaborativas por meio das quais os estudantes de diferentes áreas da saúde aprendem a trabalhar em equipe desde cedo”, disse.

Integração

Mirelle destacou que a integração entre a educação e o serviço é uma tendência importante. Isso significa, segundo ela, que os estudantes estão sendo expostos desde cedo a situações reais de atendimento em hospitais, clínicas e outros ambientes de saúde, proporcionando uma aprendizagem prática e ajudando os futuros profissionais a entenderem a dinâmica do Sistema de Saúde.

“O Sistema está cada vez mais focado na eficiência e na qualidade dos cuidados. A formação inclui conteúdos relacionados à gestão de recursos e à prestação de cuidados de alta qualidade, com foco na prevenção de erros e na segurança do paciente, melhorando a qualidade dos cuidados e promovendo uma abordagem mais centrada no paciente e na comunidade”, enfatizou, salientando ainda a importância das competências comuns, colaborativas e complementares.

Saúde Mental

A professora do curso de Psicologia da Unesc, Dipaula, fez uma reflexão sobre a saúde mental e a integração de diferentes profissões.

Conforme destacado pela professora, Paulo Amarante já enfatizava que a saúde mental é uma área extensa, complexa, plural e transversal de saberes e de atuação profissional no âmbito da saúde e das políticas públicas, considerando esta tão rica e polissêmica que encontra dificuldades de encontrar suas fronteiras de saber. “Tratando-se neste sentido, de uma complexa rede de saberes, entre as quais se encontram a psiquiatria, neurologia, neurociências, psicologia, psicanálise, filosofia, sociologia, religião, questões ideológicas, étnicas, entre outras”, comentou.

Durante sua apresentação, ela abordou as origens históricas dos transtornos mentais, aprofundando-se na proposta de desinstitucionalização, na evolução da reforma psiquiátrica e na narrativa que envolve a história da loucura e da saúde mental.

“No nosso trabalho, adotamos uma abordagem horizontal, dispensando o uso de jalecos e identificando-nos por meio de crachás. Um dos componentes fundamentais de nossa rede de serviços é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que opera com uma equipe multidisciplinar. Uma das características distintivas é criar um ambiente acolhedor, assemelhando-se a uma residência, com o objetivo principal de assegurar o acesso. Isso é especialmente relevante para pessoas que têm passado traumático, uma vez que a ideia central é humanizar o processo por meio da garantia do acesso”, disse Dipaula.

A professora ainda lembrou que a reforma psiquiátrica que embasa esse modelo de cuidado se desdobra em quatro dimensões: epistemológica ou teórico-conceitual, técnico-assistencial, jurídico-política e sociocultural.

Conforme destacado por ela, a Rede de Atenção Psicossocial opera com um compromisso firme de respeitar os direitos humanos, assegurando a autonomia e a liberdade das pessoas. Além disso, busca promover a equidade, combater estigmas e preconceitos, e garantir o acesso a serviços de qualidade, oferecendo cuidado integral e assistência multiprofissional, com foco em uma atenção humanizada, entre outros princípios fundamentais.

No encerramento, as ministrantes promoveram uma reflexão com os participantes sobre um dos episódios da série “Unidade Básica”. O caso apresentado nesse episódio ilustra os desafios cotidianos do trabalho interprofissional e colaborativo no âmbito da saúde mental dentro do SUS.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 11:43
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde
Mais imagens

“Quando recebi o diagnóstico, enfrentei um momento desafiador, e minha primeira pergunta ao médico foi: Qual é a taxa de chance, de cura, de sobrevivência? Decidi que encarar a situação era a única opção, pois desistir não fazia parte do meu vocabulário. Lutar pela vida tornou-se minha obrigação. Contei com um valioso sistema de apoio, composto por minha família, amigos e uma equipe médica incrível, que desempenharam papeis fundamentais na minha jornada”.

Essas são as reflexões da acadêmica do curso de Psicologia da Unesc, Andreza Amorim, também integrante do grupo “Onco Friends para além do diagnóstico”, e uma das integrantes da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, que ocorre na Unesc nesta terça-feira (17/10) e nos dias 24 e 31, durante o mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

Psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde. Além de sessões esclarecedoras, a Universidade já se vestiu de rosa, seja com seus colaboradores usando adereços alusivos à data, seja por meio da decoração do campus, que se tingiu das cores que simbolizam a consciência que os meses de outubro e novembro proporcionam.

“Quem passar pelo campus vai poder receber apoio e informações sobre prevenção ao câncer de mama. A programação envolve os três períodos com a entrega de informativos, assim como acolhimento pelos acadêmicos do curso de Psicologia que estão contribuindo com a iniciativa da Instituição”, disse o coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova. Massagens faciais e nas mãos, acupuntura, auriculoterapia entre outras atividades fazem parte da programação, que é voltada para homens e mulheres. 

Quem também está pelo campus dando orientações à comunidade é o acadêmico do curso de Psicologia, Bruno da Costa Mattos, que salientou que tem achado essa experiência bastante enriquecedora, especialmente no que diz respeito ao Programa Acolher, que tem ampliado suas ações de forma significativa.

“Estamos aqui para oferecer suporte, ajudar as pessoas e disseminar informações relevantes, incluindo medidas preventivas, bem como apresentar os diversos serviços disponíveis na Unesc, como os oferecidos em nossas clínicas integradas e no próprio programa Acolher”, explicou.

“Essa iniciativa assume um papel de grande relevância, especialmente considerando o compromisso comunitário da Unesc. Para nós, acadêmicos, essa é uma oportunidade única, já que nos permite colocar em prática o conhecimento que adquirimos em sala de aula”, complementou o acadêmico Wellyton Pasarela.

“Nosso objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância de se autoexaminarem. É um gesto simples. Eu mesma descobri minha condição por meio de um exame de toque, em novembro do ano passado, quando tinha 39 anos. Desde então, tenho seguido o tratamento. Graças à descoberta precoce, conseguimos um tratamento altamente eficaz e bem-sucedido”, conta Andreza.

Corte Solidário

Ainda dentro da programação da Campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, os organizadores pensaram também no Corte Solidário como forma de contribuir e ofertar mais autoestima para quem enfrenta o tratamento do câncer, como explica a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Janaína Vitório. 

“Muitas pessoas desejam ajudar, mas muitas vezes não sabem por onde começar. Desafiamos os cabeleireiros a se engajarem nessa nobre proposta e conseguimos o comprometimento de cinco deles, provenientes de diferentes partes da cidade”, comenta. 

“Estamos entusiasmados com a iniciativa: aqueles que desejarem participar receberão um voucher para o corte de cabelo. Posteriormente, os cabelos serão doados a entidades que trabalham em prol de mulheres em tratamento”, completa Janaína. 

Fazem parte os salões: SBB do Bairro Santa Luzia; Estúdio May Somara do bairro Operária Nova; IF’s Estúdio Hair do Rio Maina; Studio FL Unissex do Centro de Criciúma; e TWO Hair Beauty Spa, de Tubarão.

Os interessados em colaborar com a causa podem doar cerca de 15 centímetros do cabelo. As doações serão usadas na confecção de perucas para crianças e mulheres de organizações não governamentais (ONGs) de Criciúma.

A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.


 

Confira a entrevista completa realizada pela Rádio Unesc

https://www.youtube.com/live/LFnz1kBOKZg?feature=share

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 17:34
Compartilhar Comente

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro
Podem participar profissionais das áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de profissionais das Áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia, para atuarem como profissionais de saúde residentes junto ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com foco nas áreas de Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Coletiva; e em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

De acordo com a coordenadora dos programas, Lisiane Tuon, as inscrições estão abertas até 27 de outubro pelo endereço: unesc.selecao.net.br. Graduandos que tenham, até a data da matrícula, o registro do conselho profissional da sua área ou o número provisório do registro também poderão participar do processo seletivo.

“Os selecionados dedicarão exclusivamente seu tempo à prestação de serviços na rede municipal de Saúde de Criciúma e em serviços ligados à Unesc, em colaboração com a prefeitura. Ao término do contrato, os participantes receberão a titulação de especialistas”, lembra Lisiane.

Os interessados em integrar os programas de Residência devem se inscrever pelo site mencionado. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 4.106,09, concedida pelo Ministério da Saúde, pelo período de 24 meses. A prova escrita será realizada em 10 de novembro de 2023.

O processo seletivo se dará em três etapas: prova escrita, que terá peso de 40 pontos; análise de títulos, com peso de 25 pontos; e entrevista, com peso de 35 pontos. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2023 e estará disponível no seguinte endereço eletrônico: unesc.net/processo_seletivo_residencia_multiprofissional.

O Programa tem como objetivo aprimorar aspectos éticos, políticos e técnicos-científicos no campo da saúde mental e atenção psicossocial. Ele visa capacitar profissionais de diversas áreas por meio da educação em serviço, preparando-os para atuar em equipes multiprofissionais. Além disso, busca garantir a aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da reforma psiquiátrica brasileira, adaptando-se às necessidades específicas da saúde mental da população local.

As ações do programa envolvem tanto abordagens coletivas quanto atendimento clínico individual, seguindo as diretrizes de integralidade e o modelo de vigilância à saúde do SUS. Os profissionais atuam de forma integrada em diversas áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço.

Para obter mais informações, acesse o documento oficial em: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/22993.pdf?1693252723

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:41
Compartilhar Comente