Colégio Unesc celebra o Dia Nacional do Livro Infantil
A tarde dessa quinta-feira (18/04), foi de fascínio e encanto para diversas crianças do Colégio Unesc que participaram de uma contação de histórias especial. A ação foi oportunizada pelas colaboradoras da Biblioteca Central Professor Eurico Back, Andreia Vicente Antônio e Maristela Constante, em parceria com a EdiUnesc e o Colégio Unesc. Leia a matéria na íntegra:
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de abril de 2024 às 15:52Avós de alunos do Colégio Unesc participam de evento junto aos netos
Alunos dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc receberam, na tarde da última segunda-feira (31/10), uma visita especial em suas salas de aula. Como parte do projeto “Colecionando Memórias”, as crianças tiveram a oportunidade de participar do Chá dos Avós, evento que reuniu avôs e avós com seus netos no ambiente escolar.
O evento teve início com um café da tarde, que contou com bolos, sucos, café e outros quitutes, muitos deles feitos pelos próprios avós. Foi um momento de confraternização, conta Fátima Oliveira, que acompanhou o neto Emanuel Vieira Sgarioni durante toda a tarde.
“Foi um evento lindo, maravilhoso e todos saíram daqui gratificados”, afirma a avó, destacando que até o tempo ajudou para um evento satisfatório. “Esse friozinho contribuiu muito para deixar esse café da tarde melhor ainda”, completa.
Após o chá, as crianças e os avós se dirigiram ao Auditório Ruy Hülse, onde assistiram a uma peça de teatro sobre memórias e a relação entre avós e netos. A apresentação, interpretada pelos atores Dary Mantovani, Denis Vieira Moraes e Clara Fernandes, emocionou o público presente e os convidou a refletir sobre a passagem do tempo.
Depois do espetáculo todos retornaram às salas de aula, onde foram entregues aos avós, panos de prato customizados confeccionados pelos alunos. Um momento de emoção para todos, como evidenciado pelos sorrisos nos rostos dos presentes.
A professora Patrícia Stanger Cardoso, coordenadora da ação, explica a importância do evento para as crianças e suas famílias. “O Chá dos Avós vêm com a ideia do resgate de memórias, de trazer toda a vivência dos avós para a sala de aula, e mostrar um pouquinho de como eles viviam em uma época em que o mundo era completamente diferente”, afirma a docente, satisfeita com o sucesso da ação. “Essa realização de um café da tarde, esses momentos compartilhados com os avós em sala de aula, representam um pouquinho do trabalho de coleta de memórias que vêm sendo realizado com os alunos. É um momento de resgatar e colecionar memórias”, completa.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
01 de novembro de 2022 às 14:25Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.
No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.
Esportes coletivos
Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro.
No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.
Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.
No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.
E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.
A competição
A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
27 de setembro de 2022 às 16:18Projeto do curso de Teatro trabalha técnicas de comunicação com alunos do Colégio Unesc
Nem todas as pessoas se sentem à vontade para falar e interagir em público. Transportando isso para a realidade da sala de aula, foi criado pelo curso de Teatro da Unesc, o projeto de extensão “A linguagem teatral como formadora na comunicação verbal e corporal dos estudantes”. A iniciativa levará aos alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, técnicas para que se sintam mais seguros para apresentarem trabalhos e suas ideias, já pensando no futuro deles no ensino superior e no mercado de trabalho.
O projeto será desenvolvido em oito encontros quinzenais e híbridos (com alunos de forma presencial e virtual) envolvendo turmas da primeira a terceira série do Ensino Médio. O primeiro ocorreu na manhã desta terça-feira (31/8), na Sala de Dança 1 do Complexo Esportivo da Universidade.
O professor do curso de Teatro Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, a coordenadora do curso, Aurélia Honorato e as acadêmicas Dariane Montovani (segunda fase) e Victória de Souza João (quarto semestre), vão oferecer aos alunos exercícios relacionados a técnicas de consciência e expressão corporal e de improvisação teatral, além de auxiliar os estudantes a exercitarem o ato de respirar corretamente e mostrar o comportamento adequado para os diversos tipos de situação.
Conforme Engroff, o objetivo é colaborar na construção de um sujeito mais consciente e adepto às mudanças e situações que se encontram no desenvolvimento escolar. Segundo ele, com a pandemia e o período de ensino remoto, os estudantes que já tinham algum receio em interagir em sala de aula, encontraram no ato de não abrir a câmera durante as aulas, uma maneira de não ser percebido. “Todo mundo quer ser visto e lembrado. A gente quer deixar um legado, mas é difícil se expor. Vamos trabalhar com eles e juntos, procurar onde estão os entraves”, comenta o coordenador. “O projeto pretende levar os alunos a reorganizarem a respiração para que aliado aos exercícios e técnicas teatrais de desinibição, possam controlar as tensões corporais e consigam uma performance mais tranquila”, complementa.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a parceria com o curso de Teatro irá auxiliar os estudantes não apenas nesta fase, mas para o futuro acadêmico e profissional. “Saber se comportar perante uma plateia e em diversas ocasiões enquanto estudantes ou profissionais vai fazer a diferença para a vida deles”, reforça.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
01 de setembro de 2021 às 09:13Alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participam de simulado para o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande porta para a entrada no ensino superior. Por isso, o Colégio Unesc tem possibilitado aos estudantes momentos com foco na preparação para o exame. Um deles ocorre esta semana, com o 1º Simulado do Sistema Positivo de Ensino, direcionado para a primeira e a segunda série do Ensino Médio. Em virtude da matriz sanitária, as provas ocorreram em formato híbrido, possibilitando aos alunos que optaram por aulas remotas participassem ao mesmo tempo que os estudantes que optaram pela presencialidade.
Nesta quinta-feira (12/8), das 7h30 às 11h55, os alunos do primeiro e do segundo ano do Colégio Unesc responderam a 60 questões da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, englobando as áreas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física; e da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, englobando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Já nesta sexta-feira (13/8), as turmas farão 40 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, englobando Química, Física e Biologia; da área de Matemática e suas Tecnologias e a proposta de produção de texto. Resultado será divulgado em 30 de agosto.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, o simulado é uma oportunidade para os estudantes se familiarizarem não apenas com a prova, mas com tudo que envolve ela. “Não é apenas a prova que é simulada. Desde a entrada deles, até os materiais que podem ser trazidos, lanche, ir ao banheiro acompanhados, a presença de fiscal na sala, tudo é como se fosse Enem. Neste ano, eles realizaram a prova de forma online, algo que já despontou como uma tendência do Enem para os próximos anos. Além disso, o fato de eles estudarem em um colégio vinculado a universidade faz com que o ambiente acadêmico esteja inserido já em sua rotina”.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de agosto de 2021 às 14:31