Emoção na homenagem aos 100 anos de Willy Zumblick
A noite de hoje (28/11) na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, dedicada ao artista plástico tubaronense Willy Zumblick , foi repleta de emoção. O evento em homenagem ao centenário de nascimento do artista levou às lágrimas Raimundo Zumblick, filho do pintor. “Ele dedicou a vida à cultura e à arte de Santa Catarina. Obrigada a todos e a cada um pelo carinho com meu pai”. Os filhos do artista, Carlos Roberto Zumblick e Maria Elisa Zumblick Gelosa também estiveram presentes no evento.
Os alunos da segunda fase do curso de Artes Visuais da Unesc apresentaram uma performance artística, envolvendo memórias gestuais da pintura de Zumblick, orientados pela professora Silemar Maria de Medeiros da Silva. Os estudantes se vestiram como personagens retratados pelo artista. Anita e Giuseppe Garibaldi e figuras das festas folclóricas catarinenses foram personificados pelos alunos, enquanto pintavam suas telas. Anita Garibaldi, a Guerra do Contestado e as festas populares do Estado estavam entre as temáticas mais frequentes retratadas por Zumblick. A apresentação artística ficou por conta da Cia de Dança Unesc, com o balé “Coração que Sente”. Dois curtas sobre a vida do homenageado também foram exibidos.
A socióloga e professora tubaronense Lélia Pereira da Silva, autora da obra “Zumblick, uma história de vida e de arte” – que traça uma cronologia completa do artista – ficou encantada com o evento. “Vocês não imaginam a minha emoção em ver os alunos colocando o seu olhar nas obras do Willy. Ele não deve ser tratado como passado, mas como presente, pois a sua genialidade é para sempre. Ele era um homem simples e que não pintava apenas. Ele escrevia crônicas, poesias e poemas através de suas telas”, comentou Lélia.
“É uma honra para a instituição realizar um evento para homenagear uma pessoa que não foi apenas um grande artista, mas um homem com valores tão importantes”, afirmou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta. “Zumblick é um artista de renome não só nacional, mas também internacional. A sua obra é eterna e para a Unesc, é motivo de orgulho e honra poder prestar esta homenagem”, comentou o reitor Gildo Volpato.
Entre os presentes no evento esteve o prefeito de Criciúma Márcio Búrigo.
“Zumblick Iluminado”
Durante esta semana, o hall do Auditório Ruy Hülse recebeu a exposição “Zumblick Iluminado”, organizada pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) em parceria com outras instituições. A mostra também fez parte do evento pelo centenário do artista. Ela traz 32 reproduções fotográficas de obras – pinturas especialmente selecionadas entre as menos conhecidas do público, por pertencerem a acervos particulares.
As imagens, em alta resolução, foram impressas sobre um corpo acrílico, que é iluminado individualmente com a utilização de lâmpadas LED, realçando os efeitos de luz e sombra, características do artista.
A exposição é uma iniciativa do projeto Zumblick Para Sempre, que tem como autores os escritores Volnei Martins Bez e Valmiré Rocha dos Santos e o fotógrafo Carlos Rocha, pesquisadores e autores de três livros sobre a vida e a obra de Zumblick. As imagens são de autoria de Rocha e pertencem ao livro “Zumblick para Sempre - Catálogo de Obras”. Esse tipo de impressão e iluminação de obras de arte é uma descoberta do fotógrafo Rocha e se constitui na primeira exposição no gênero no Brasil. A construção e montagem da exposição contou com o apoio da Tractebel Energia.
Zumblick nasceu em 1913 e morreu em 2008, aos 94 anos.
O evento foi organizado pela Reitoria e curso de Artes Visuais, com o apoio do Setor Arte e Cultura e Secom (Setor de Comunicação Integrada).
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 28 de novembro de 2013 às 22:40Quintas Culturais: Duendes circulam pela Unesc
Duendes estão circulando pelo campus da Unesc nesta quinta-feira (28/11), anunciando o Festival Noite de Luz. A atividade integra o projeto Quintas Culturais. Os acadêmicos de Artes Visuais Jaline Nunes Eufrasio e Franquilin Raupp interpretam duendes natalinos, passando em todos os setores da Universidade para convidar as pessoas para o Noite de Luz. O evento ocorre neste domingo (1º/12), a partir das 20 horas, no Parque das Nações.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 28 de novembro de 2013 às 16:22Festival Noite de Luz vai abrilhantar o domingo de Criciúma e região
O mês de dezembro vai ser aberto com um evento especial. O Festival Noite de Luz Unesc ocorre neste domingo (1º/12), a partir das 20 horas, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma. Mais de 300 artistas vão se caracterizar e soltar a voz para abrilhantar o público presente. Na última edição, o evento levou mais de 6 mil pessoas ao Parque.
O espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos, porém a organização do evento pede que as pessoas tragam um quilo de alimento, que será revertido a entidades beneficentes da cidade.
Entre as apresentações haverá o Grande Coral de Natal, a Encenação da Natividade, a Chegada do Papai Noel e Show Pirotécnico. Serão corais, grupos de dança e teatro e artistas se apresentando sozinhos e entrelaçados, em uma noite que lembra a magia do Natal.
O evento é uma realização da Unesc e do Ministério da Cultura, com o apoio da CDL de Criciúma e Governo do Município de Criciúma, por meio da FCC (Fundação Cultural de Criciúma). As empresas Bistek, Eliane, Novax, Anjo, TWA, Farben, Setep, Credisa e Sulmed foram fundamentais para a realização do evento, por meio da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura).
Será um evento de artes integradas, que contemplará apresentações de música erudita, instrumental, canto coral e trabalhos de artes cênicas (dança e teatro).
Grupos que vão se apresentar
Associação Coral de Criciúma
Banda do 28° GAC
Banda do Papai Noel
Cia de Dança Unesc
Coral Santa Bárbara
Coral Unesc
Curso de Artes Visuais
Escola de Dança Viviane Candiotto
Grupo de Teatro Doriana Búrigo
Núcleo de Dança Valter Savi
Setor Arte e Cultura
Violinista Gabriel Furlaneto
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 28 de novembro de 2013 às 11:21Universidade homenageia Willy Zumblick
O consagrado artista plástico tubaronense Willy Alfredo Zumblick será homenageado na Unesc esta semana. A Universidade preparou uma série de ações para lembrar o centenário de nascimento do artista, nascido em 26 de setembro de 1913. A programação traz a exposição “Zumblick Iluminado”, exposta no hall do Auditório Ruy Hülse até quinta-feira (28/11), além de uma noite dedicada ao artista tubaronense, na quinta, a partir das 19h30, no Auditório.
Durante a noite do dia 28 a Unesc trará uma série de apresentações culturais, além de exibições de curtas que retratam a vida e obra do artista. O período também contará com a palestra da socióloga Lélia Pereira da Silva, autora da obra “Zumblick, uma história de vida e de arte”, com sessão de autógrafos, e a presença de familiares do artista.
Apresentações culturais
Os alunos da segunda fase do curso de Artes Visuais da Unesc desenvolveram e vão apresentar uma performance artística, envolvendo memórias gestuais da pintura do artista, orientados pela professora Silemar Maria de Medeiros da Silva. Também subirá ao palco na noite de quinta a Cia de Dança Unesc, com a coreografia “Coração que Sente”.
Zumblick Iluminado
A exposição “Zumblick Iluminado”, organizada pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) em parceria com outras instituições, traz 32 reproduções fotográficas de obras do artista. São pinturas especialmente selecionadas entre as menos conhecidas do público, por pertencerem a acervos particulares.
A mostra possui uma peculiaridade, pois recebem retroiluminação. As imagens, em alta resolução, foram impressas sobre um corpo acrílico, que é iluminado individualmente com a utilização de lâmpadas LED, realçando os efeitos de luz e sombra, características do artista.
O acesso a ela é gratuito, das 8 às 22 horas.
A exposição é uma iniciativa do projeto Zumblick Para Sempre, que tem como autores os escritores Volnei Martins Bez e Valmiré Rocha dos Santos e o fotógrafo Carlos Rocha, pesquisadores e autores de três livros sobre a vida e a obra de Zumblick. As imagens são de autoria de Rocha e pertencem ao livro "Zumblick para Sempre - Catálogo de Obras". Esse tipo de impressão e iluminação de obras de arte é uma descoberta do fotógrafo Rocha e se constitui na primeira exposição no gênero no Brasil. A construção e montagem da exposição contou com o apoio da Tractebel Energia.
Livro sobre o artista
A obra “Zumblick, uma história de vida e de arte” traça uma cronologia completa com todos os aspectos do artista, proporcionando ao leitor dados essenciais sobre a vida e obra do catarinense. A autora do livro, e palestrante no dia 28, é a tubaronense, socióloga e professora Lélia Pereira da Silva Nunes
O evento é organizado pela Reitoria e curso de Artes Visuais, com o apoio do Setor Arte e Cultura e Secom (Setor de Comunicação Integrada).
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de novembro de 2013 às 14:51Coral da Unesc se apresenta no Festival Internacional de Corais
O Coral Unesc se apresentou na última quarta-feira (20/11) no 20º Festival Internacional de Corais de Criciúma. Os 35 integrantes do Coral, regidos pelo maestro Joel de Oliveira, cantaram Someone like you (Adele), As coisas são mais lindas (Nando Reis), Sapato Velho (Roupa Nova), Brasil Pandeiro ( Assis Valente) e África (Grupo Toto).
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2013 às 13:51
Newsletter
RSS