AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu ganha esqueleto de baleia de 13 metros

Museu ganha esqueleto de baleia de 13 metros
Zeca Virtuoso Mais imagens
O esqueleto de uma baleia-de-Bryde, de 13 metros, é a mais nova atração da Unidade de Zoologia do Muesc (Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense), da Unesc. A novidade vai ser apresentada à comunidade durante evento quinta-feira (18/6), às 20 horas, no bloco Administrativo do campus. O exemplar pesa 1,4 tonelada, de um total de 12 toneladas, peso que possuía quando foi trazido morto da praia da Cigana, no Farol de Santa Marta, em Laguna, depois de ter encalhado em banco de areia.

O público que for visitar o acervo terá uma noção de como é o animal, a partir de um protótipo realizado pelo artista plástico criciumense João Batista Serafim. A peça mede quatro metros e foi esculpida a partir de um bloco de isopor, representando um filhote.

Segundo a coordenadora da Unidade de Zoologia, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, as baleias-de-Bryde ocorrem com maior frequência na costa brasileira na região Sudeste, podendo chegar a até 15 metros de comprimento na idade adulta. A espécie leva o nome do construtor do primeiro porto baleeiro do mundo em 1909, na África do Sul, Johan Bryde.
15 de junho de 2009 às 16:54
Compartilhar