AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Naturopata de 71 anos forma-se em Psicologia

Enquanto algumas pessoas se arrastam pela vida reclamando de tudo e de todos, outras não desperdiçam seu tempo e vão atrás dos seus sonhos, apesar das dificuldades. Esta é a opção de Cecília Sehenem. Aos 71 anos, ela está concluindo o curso de Psicologia da Unesc e se encontra às voltas com a formatura, marcada para 6 de março de 2009.    

Sonho juvenil

Moradora do bairro Santa Bárbara, em Criciúma, Cecília ingressou na universidade aos 63 anos disposta a realizar um sonho da adolescência: fazer um curso superior.  A incompatibilidade de horários fez com que a Medicina da juventude cedesse lugar à Psicologia, cursada durante os últimos 5,5 anos, com uma pequena interrupção de dois anos por "questões financeiras". Ao ingressar no mundo acadêmico, teve o primeiro susto positivo: foi recepcionada pessoalmente pela então coordenadora do curso, professora Nerilza Alberton. "Na Unesc, me senti respeitada e valorizada. Tenho muito que agradecer", diz.

Tudo de novo

Durante o período universitário, Cecília conta que participou das atividades organizadas pelos colegas de turma, "menos as festas extras", e teve ótimo relacionamento com os professores. "Faria tudo de novo" diz alegre a pré-formanda. Nascida em uma fazenda em Forquilhinha, separada do ex-marido aos 31 anos de idade com duas filhas com 12 anos e 40 dias para criar, e aposentada aos 35 anos por problemas cardíacos, Cecília esbanja otimismo. "A aposentadoria pode nos livrar do trabalho pesado, mas não de trabalhar com a mente. Todos tem uma vocação na vida.  Descubra qual é a sua, vá atrás dela, faça sua parte. Quem tem um sonho não pode parar nunca", aconselha. Depois da formatura, ela pretende conciliar ainda mais seu trabalho de terapeuta naturopata com o de psicóloga.  18 de dezembro de 2008 às 15:46
Compartilhar