AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Engenharia Civil realiza gincana para os acadêmicos

Curso de Engenharia Civil realiza gincana para os acadêmicos
Mais de 130 estudantes participaram de forma híbrida dos desafios (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Colocar em prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula. Este foi um dos desafios da 5ª Gincana do Curso de Engenharia Cívil, realizada na última quinta-feira (2/9), entre cerca de 130 acadêmicos de diversas fases da graduação. A organização da atividade ficou por conta do Centro Acadêmico em parceria com os professores e coordenadores, Elaine Pavei e Marcio Vito, com o apoio da secretária de curso, Gisele Tavares.

Os conhecimentos e aprendizados foram colocados à prova com os desafios propostos pela organização do evento. A competição ocorreu em um dos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc com exercícios como resistência da ponte de palito, construção de pequena parede, quiz com assuntos de engenharia civil, prova surpresa, dentre outras.

Na atividade que desafiou os participantes a construírem uma ponte com palitos os participantes montaram suas respectivas obras e testaram a carga suportada. No resultado final cada protótipo sustentou 10 e 15kg. Na construção de parede os participantes executaram suas obras com blocos cerâmicos e argamassa de assentamento, de modo que a execução deveria estar de acordo com as normas regulamentadas.

Simultaneamente aos desafios realizados presencialmente, foi proposto aos estudantes que estavam participando de forma online, respostas através de um quiz no qual os professores do curso elaboraram perguntas de suas disciplinas com contexto prático da profissão.

Para o universitário e um dos membros da comissão organizadora da gincana, William Domiciano, o objetivo foi a interação e integração dos acadêmicos com a Instituição e com o curso. “Vivemos em um meio pandêmico no qual fica difícil de ter esta interação. No entanto, é dentro da Universidade que iniciamos nosso currículo para a profissão e, sem interação, a troca de conhecimentos, nossa formação torna-se fragilizada. É preponderante essa reciprocidade para colocar em prática as ideias e movimentos realizados pelos estudantes”, comentou o aluno.

Segundo a coordenadora do curso, a interação entre estudantes, professores e Universidade é muito favorável ao ensino. “A gincana é um instrumento social de integração. O objetivo é provocar o acadêmico para voltar a estar presente na sala de aula e também testar tudo o que foi aprendido em cada matéria. Aqui saímos da teoria e vamos para a prática daquilo que já foi repassado aos acadêmicos”, explicou a professora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2021 às 16:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário