Neab da Unesc é reconhecido com o Troféu Destaque da Raça Negra
Um reconhecimento às ações de integração social, promoção do conhecimento e estímulo da igualdade. Por sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão relacionada ao campo dos estudos afro-brasileiros e indígenas, o Neab (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) da Unesc foi reconhecido pelo Troféu Destaque da Raça Negra. A cerimônia foi realizada em Florianópolis no sábado (23/2) e também homenageou outras dez iniciativas.
A 28ª edição do prêmio foi organizada pelo Instituto Liberdade, que tem como bandeira a luta pela preservação da cultura negra e dos direitos humanos. Segundo a representante do Neab, Janaina Damásio Vitório, receber a honraria foi emocionante e evidenciou a força dos movimentos no sul catarinense. “É uma demonstração de resistência diante do momento em que vivemos. Ao receber o Prêmio fomos aplaudidos de pé, o que muito nos orgulhou. A Unesc foi a única instituição privada a estar presente e a executar ações de igualdade”, afirmou.
Do sul catarinense, também foram homenageadas as iniciativas Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Criciúma), Comadiba (Confraria amigos de Mandela) e o Movimento de conscientização Negra Cruz e Sousa, de Siderópolis. Janaina também participou da cerimônia como representante da Compirc, onde ocupa a cadeira da Universidade.
O Neab
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um espaço que promove a interação entre os estudantes, professores e funcionários da Unesc dentro dos assuntos de práticas contra os preconceitos e da promoção da igualdade racial, de gênero e social.
No evento, a Universidade também foi representada pelos membros Alex Sander Silva, Cristiane Dias, Fernanda da Silva Lima e pela coordenadora do Núcleo, Normélia Ondina Lalau de Farias.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
25 de fevereiro de 2019 às 21:39