Sírio Possenti, da Unicamp, abre 2º Ciclo de Estudos
Durante sua aula magna, Possenti falou sobre as piadas, gênero literário que aparece em um dos seus livros, "Os humores da língua". Segundo ele, pode-se estudar as piadas por temas ou por técnicas. Se a opção for por temas, um dos caminhos é se perguntar porque os seres humanos fazem piadas sobre alguns temas e não outros. A resposta é que só fazemos piadas de assuntos controversos e que a polêmica se popularize. Outra curiosidade é que, tanto quanto o provérbio, a piada é sempre anônima, ninguém sabe quem a inventou. Os temas da nossa vida cotidiana são controversos e, por isso, conforme o professor, rendem muitas piadas. Neste quesito, o sexo ganha disparado como o tema campeão de piadas. Outros temas que provocam muito humor, afirma, é casamento, religião e política. No caso da política, a corrupção, a ignorância dos representantes políticos e a vaidade dos presidentes, sempre acabam rendendo muita gargalhada.
Se os pesquisadores do humor optarem por estudar as piadas pela técnica, Sigmund Freud é uma referência imperdível. "Freud dizia que o modo de apresentar a piada é que a torna engraçada, mais do que o texto ou seu conteúdo propriamente dito", acrescenta. "A piada é um bom campo de estudo para os lingüistas até porque colocam em dúvida muitas das suas teorias", diz. Para Freud, as piadas podiam ser classificadas em três categorias básicas: as de condensação, as de pequenas alterações de nome e as pragmáticas.
Agenda
O professor Sírio Possenti estará na Unesc até quarta-feira (29/8). Durante esses três dias, ele cumprirá a seguinte agenda:
Dias 27 e 28: Curso de Formação Continuada para professores das áreas de Letras e Pedagogia. Tema: "Por que (não) Ensinar Gramática na Escola?" O público-alvo são cerca de 70 professores que lecionam Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, das 13h30 às 17h, na sala 01 do bloco O.
Dia 28: Mesa-redonda sobre ensino de língua materna no Brasil. O público-alvo são os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, das 19h30 às 21h30, no auditório Ruy Hülse.
Dia 29: Encontro com os professores do curso de Letras e professores da disciplina de Produção e Interpretação de Textos da Unesc. Tema: Os caminhos do ensino de línguas no Brasil, das 8h30 às 11h. 27 de agosto de 2007 às 21:39
Newsletter
RSS