Dermatologista nega poder milagroso dos cremes anti-rugas
A ruga ao redor dos olhos, boca e mãos só se tira com botox ou cirurgia plástica. Ela é uma lesão profunda na musculatura e não existe ainda nenhum creme capaz de atingir esta camada da pele. O máximo que eles (os cremes) conseguem fazer é amenizar as pregas, essas sim superficiais, e as manchas. A afirmação é do médico dermatologista e professor do curso de Medicina da Unesc, Luiz Felipe de Oliveira Blanco, para tristeza das mulheres que acompanharam quinta-feira (08/03) à tarde sua palestra na passagem do Dia Internacional da Mulher.
Se elas não podem ser erradicadas pelos cremes, e qualquer intervenção necessita de recursos financeiros, o que fazer então para retardá-las ao máximo? O dermatologista ensina que as rugas nascem do uso excessivo, seqüencial e contínuo, ao longo dos anos, de partes do corpo.
Viver fechando os olhos, apertando-os na ilusão de enxergar melhor, por exemplo, deve ser evitado. O mesmo vale para quem costuma franzir a testa no menor sinal de contrariedade. Sol em excesso e creme sem filtro solar ou com filtro solar inadequado, também envelhece a pele e a deixa sem brilho e luz.
Além de evitar movimentos musculares repetitivos, outras dicas do professor é usar óculos escuros, reduzir ao máximo a exposição ao sol, sorrir mais, seis a sete horas de sonho por dia no mínimo, beber água e, se possível, fazer relaxamento muscular com movimentos circulares, durante três minutos ao dia, nas áreas afetadas. Por último, tentar seguir o estilo de vida dos orientais. "Você já viu um oriental com ruga?", perguntou a platéia atenta. "Precisamos aprender com eles que o modo de vida de cada um faz diferença".
CABELOS
- Os cabelos caem por vários motivos: hormonais, sazonal (final de verão), estresse, correria do dia-a-dia, gestação e doenças, como anemia, glândula tireóide e alimentação inadequada.
- A queda pode ser verificada, principalmente, no travesseiro e banho. Até 100 fios por dia é normal. Antes, os cabelos tinham ciclo de 2,5 anos, quando então caíam. Hoje, o ciclo é de 1,5 anos. A avaliação é individual.
- Pintura não faz cair cabelo.
- Secador em cabelo seco resseca ainda mais e tira o brilho. O oleoso, precisa ter cuidado com a caspa. O normal, só deve usá-lo exporadicamente.
- Chapinha: Prejudica o cabelo porque modifica as fibras que o compõem, deixando-o quebradiço. Com o tempo, os resultados ruins serão sentidos.
- A estrutura do cabelo, de liso ou ondulado, é definida até a adolescência. Se você já passou desta fase, seu cabelo não mudará mais. A exceção são os tratamentos quimioterápicos, que alisam e afinam.
- Até os 18 anos, nosso cabelo cresce de 1 a 2 centímetros por mês. Depois, começa a redução.
- Quanto mais quente o couro cabeludo, maior é a descamação.
- A cada três seres humanos, um têm caspa. Ela é provocada por vários fatores como banho quente, uso de secador, dormir com cabelo molhado, cabelo oleoso, estresse, uso de touca ou chapéu e outros.
CÂNCER DE PELE
- A luz ultra-violeta continua sendo o nosso maior inimigo.
- Ferida que não cicatriza, é bom procurar o médico. Quanto mais precoce a procura, maior a chance de cura.
- Procure o médico se a lesão que você tem mudou de aspecto no último ano.
- Câncer de pele é resultado da exposição excessiva ao sol, em períodos da vida. Macha você ganha na exposição ao sol durante uma única tarde.
- Manchas escuras e lisas no rosto, ombros ou mãos é pigmentação, ou seja, a auto-defesa do seu corpo.
- Manchas brancas é a morte da célula que pigmenta. A morte é provocada por sol intenso e direto.
PÉS
- Escolha seu calçado pelo conforto. Sua saúde agradecerá.
- O calçado é o principal responsável pelos problemas nos pés.
- Pressão em área inadequada do pé provocará calos.
- Bico Fino só para ocasiões especiais, nunca para o dia-a-dia.
- Evite o contato direto do metal, plástico e borracha com os seus pés;
- Se os pés apresentarem aspereza, pare de lixá-los e use creme hidratante ou pomada.
Mais informações: Luiz Felipe de Oliveira Blanco, fones: 9904-9407 e 3045-2569 e E-mail: lfobpoa@yahoo.com.br. Ele reside em Porto Alegre, mas está na Unesc às terças-feiras pela manhã e segundas e sextas-feiras à tarde. 09 de março de 2007 às 15:34
Newsletter
RSS