AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Livro que retrata a história de Forquilhinha é lançado na Unesc

Livro que retrata a história de Forquilhinha é lançado na Unesc
Daniela Savi Mais imagens

O livro “Forquilhinha - do presente para o passado, outras memórias, uma nova história”, dos professores da Unesc João Henrique Zanelatto e Paulo Sérgio Osório, foi lançado na noite de hoje (22/6) na Universidade. Editado pela Ediunesc (Editora Unesc) a obra foi apresentada no hall do Bloco XXI-C. Estiveram presentes professores, alunos e comunidade em geral. O evento fez faz parte do encerramento da semana de lançamentos da Ediunesc, que apresentou um livro a cada dia desde o início da semana.

A obra conta a história do município de Forquilhinha, que foi e é constituído por uma diversidade de grupos étnicos, como alemães, italianos, luso-brasileiros, poloneses, russos, japoneses e afrodescendentes e, juntos, vêm construindo a história da cidade desde o final do século 19.

O livro foi planejado em pouco mais de um ano e, por meio de textos, fotografias antigas e atuais, conta a história de Forquilhinha em outra perspectiva. “Fizemos todo o levantamento bibliográfico sobre o município, realizamos em torno de 30 entrevistas com moradores de diversas localidades, consultamos jornais, arquivos fotográficos e documentos no museu Anton Eyng, da cidade, além de consultas em documentos da paróquia de Forquilhinha, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, entre outros locais”, afirmou o professor e coordenador do curso de História da Universidade, Paulo Sérgio Osório, um dos autores.

Uma análise historiográfica de todas as obras escritas sobre Forquilhinha também foi realizada. Segundo Zanelatto o município de Forquilhinha tem o maior número de publicações. “Foi uma grande satisfação realizar os lançamentos destes livros nesta semana. Já estamos programando outra atividade no segundo semestre”, enfatizou o coordenador da editora, Carlos Renato Carola. A chefe do Departamento de Cultura de Forquilhinha, professora Isabella Ninheus dos Santos, também esteve presente.

Obra

O livro conta com seis capítulos: “Ocupação e colonização: processo de construção de Forquilhinha”; “Desenvolvimento econômico: passado e presente”; “Política: tensão, paixão e conexão”; “Educação, religião e lazer em Forquilhinha”; “Memórias e histórias das comunidades do município de Forquilhinha” e “Historiografia de Forquilhinha: como a história foi contada”.

A obra foi dividida em 350 páginas no tamanho de 22 cm por 26,3 cm, e foi escrita em uma parceria do governo do Município de Forquilhinha com a Unesc. O livro está à venda na Ediunesc por R$ 60,00.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

22 de junho de 2012 às 21:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário