AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acidentes de trabalho estão associados a fatores comportamentais

Acidentes de trabalho estão associados a fatores comportamentais
Daniela Savi Mais imagens

Entre os fatores críticos dos acidentes de trabalhos estão a pressa, a frustração, o cansaço e a complacência. Hoje 95,7% dos acidentes ocorrem por fatores comportamentais. A informação é do professor do Senac de São Paulo Mauricio Louzada, que proferiu palestra na tarde de hoje (25/10), na 5ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o tema “Craques em Segurança”. O evento, que contou com a participação de professores e funcionários da Unesc, além de colaboradores de outras empresas, ocorreu no Auditório Ruy Hülse. 

Em uma partida de futebol, por meio de um vídeo, o palestrante mostrou os riscos e dicas de segurança, como percepção do momento para evitar que um acidente ocorra, ter olhos e mente na tarefa e aprimoramento técnico com valores de segurança. “Não nos damos conta, mas muitas vezes nós mesmos nos colocamos em risco. Temos que proteger aquilo que é importante, perceber os riscos. Em um segundo de distração pode ocorrer acidente”, ressaltou, acrescentando que antes de qualquer atividade tem que observar, planejar e agir. 

Abertura

A abertura contou com a presença do reitor Gildo Volpato, do pró-reitor de Administração e Finanças, Dourival Giassi, do presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Edison Uggioni, da vice – presidente da Cipa Gisele Frigo, e do coordenador do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho),Edson Luiz da Silva.
Uggioni falou que o ambiente de trabalho sadio gera satisfação. “Aqui na Unesc não temos problemas de acidentes, enquanto outras empresas perdem seus colaboradores”, refletiu.

Giassi parabenizou a organização e disse que é importante eventos como esse. “A gente trabalha melhor e fica melhor em ambiente que é muito bom, mas isso depende de cada um”, disse.

O reitor destacou o Papo Aberto com a Reitoria e pediu sugestões para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho. “Um trabalho em conjunto gera uma satisfação melhor. Se um se machuca gera transtornos em toda a rede, já que exercemos nossas atividades em conjunto”, finalizou. 

Eventos

Curso de combate a incêndio, de mecânica básica para mulheres, de primeiros socorros, além do Papo Aberto com a Reitoria, fazem parte da programação. O Papo Aberto é um espaço em que professores, funcionários e acadêmicos podem dialogar, opinar, sugerir, criticar, propor, debater, reivindicar, fundamentar, conversar ou simplesmente ouvir os projetos e ações que estão sendo encaminhados pela Reitoria.

Confira a programação
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

25 de outubro de 2011 às 16:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário