Unesc e Criciúma Esporte Clube criam Museu do Futebol
Oferecer um espaço onde crianças, jovens, adultos e idosos possam conhecer ou lembrar da história do futebol de Criciúma. Este é o objetivo do Museu do Futebol, que começa a ser realidade no domingo (3/5), quando Unesc e Criciúma Esporte Clube assinam convênio para a elaboração e constituição do espaço. “Entendemos que o Criciúma se constitui em um espaço de história da nossa cidade e queremos um local, que se torne referência, para contar isso”, afirmou a coordenadora do Muesc (Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense) da Unesc, Lucy Cristina Ostetto.
A assinatura da parceria será realizada no Estádio Heriberto Hülse, às 15 horas, na preliminar da partida entre Tigre e Joinville, pelo Campeonato Catarinense. O projeto de elaboração do museu tem o prazo de 18 meses e será constituído em três etapas.
Na primeira fase seis estagiários vão realizar toda a coleta de material, seja recortes de jornais, fotografias, objetos e até entrevistas com pessoas. Já em um segundo momento será feito o plano museológico, que vai pensar como vai se estruturar o museu. Por fim será realizado o projeto expográfico, responsável por discutir as linguagens, que serão utilizadas, e a forma como serão expostos os materiais. “Queremos criar um espaço que seja atrativo para todas as idades, que entretenha e divirta as pessoas”, explicou Lucy.
A coordenadora do Muesc contou que já no domingo serão recebidos alguns objetos históricos para o acervo do Museu. “Nosso objetivo é contar a história do Criciúma, mas o Tigre não nasceu do nada e por isso, provavelmente, será dado visibilidade a história do futebol da região carbonífera”, destacou.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
01 de abril de 2011 às 17:053 comentários
Jair Alcino Ventura
31 de outubro de 2012 às 21:18Pois pretendo colabora com que tenho em mãos, foto, de Criciuma Esporte Clube ( futsal) que na epoca tinha com treinador ( Clesio Burigo - falecido - Edson, marinho,gonzaga, bedeu,bia,angelo,izo,gilmar e jaja
André Elvis Loeser
02 de abril de 2011 às 22:47Que maravilha, que ótima iniciativa. Como é bom estudar numa universidade que tem visão de crescimento, que oferece qualidade em seu ensino.
Robson J. Fernandes
01 de abril de 2011 às 19:45É uma ótima iniciativa, o Criciúma E.C merece mais visibilidade perante o Estado e o Brasil, e começa assim, com um grande museu mostrando que o Criciúma E.C é muito grande e tem uma história muito interessante.
Newsletter
RSS