AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Docência de profissionais liberais no ensino superior é tema de livro do professor Gildo Volpato

Docência de profissionais liberais no ensino superior é tema de livro do professor Gildo Volpato
Divulgação Mais imagens

A busca da compreensão acerca das representações e práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais na condição de docentes universitários. Esta é a abordagem do livro ";Profissionais liberais professores - aspectos da docência que se tornam referência na educação superior" que o reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, vai lançar no dia 7 de agosto, durante a Feira do Livro de Criciúma. Publicada pela Editora CRV, de Curitiba, a obra apresenta em 204 páginas o resultado de uma pesquisa sobre a docência em três universidades catarinenses, em cursos que tradicionalmente formam profissionais liberais de Direito, Engenharia Civil e Medicina.

Segunda produção literária individual de Volpato - "Jogo, bricadeira e brinquedo" é o título da primeira, lançada em 2002 pela editora Cidade Futura - o livro apresenta o conteúdo de sua tese de doutorado, defendida em 2007 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, . Em seu estudo, o autor concluiu que os estudantes têm como referência na docência os professores que atuam, principalmente, em disciplinas de final do curso, com forte inserção na prática profissional. Valorizam aspectos da docência relacionados ao domínio de conhecimento, a metodologias e estratégias de ensino e às atitudes pessoais dos professores.

";Os alunos apreciam, ainda, aspectos que correspondem aos seus interesses e valores pessoais. Os professores baseiam-se nos exemplos culturais de ex-professores e nas suas próprias experiências do campo profissional para construir seus referenciais para a docência", analisou Volpato. Ainda segundo ele, O campo profissional e os órgãos de classe também exercem alguma influência em suas formas de atuação na docência, especialmente pela posição desses órgãos diante das políticas de formação e expansão dos seus cursos.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

28 de julho de 2010 às 17:03
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Alcides

29 de julho de 2010 às 11:04

Parabéns Gildo, por mais esta obra!

Deixe um comentário