Unesc divulga lista dos beneficiados com bolsa no SIM 1 e 2
Foi divulgada na noite de hoje (26/8), o resultado final do processo seletivo de bolsas de
estudo, para os calouros que ingressaram na Unesc pelo SIM 1 e SIM 2 (Sistema de Ingresso por Mérito), em cursos de graduação no segundo semestre de 2013.
Os classificados no processo seletivo serão beneficiados com bolsas de 50% ou 100%, conforme o seu perfil socioeconômico – parcial para estudantes com renda per capita familiar de até três salários mínimos e integral para alunos com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio.
Lista dos classificados
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de agosto de 2013 às 22:08Artista premiada nacionalmente conversa com alunos de Artes Visuais
Estudantes de diversas fases de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais tiveram uma noite diferente hoje (26/8). Eles participaram de um bate-papo com a artista de São Paulo, Marcela Tiboni. A conversa ocorreu durante a Aula Inaugural do curso, quando Marcela falou sobre “A presença do Corpo na Arte Contemporânea”, seus referenciais no mundo das artes e como ela construiu sua carreira.
A bacharel em Artes Plásticas e mestre em Estética e História da Arte, foca seus trabalhos na fotografia. “Não tenho talento para a pintura. A imagem está toda construída na minha cabeça, mas não consigo passar para a tela”, comentou. “Para mim, pintura é uma linguagem e não necessariamente algo que foi passado para uma tela com tinta”, complementou. Em seu trabalho, Marcela sempre aparece interagindo com a obra, criando ou recriando cenas.
Ela contou que até os 17 anos era atleta e pensava em fazer curso superior de Educação Física. Foi influenciada pelos pais, professores, que ingressou no curso de Artes Plásticas. “Eu sempre tive uma relação forte com o corpo, mas dentro do esporte. Quando entrei para o curso de Artes Plásticas, não entendia nada sobre arte, só gostava de Literatura. E foi por aí que comecei a minha formação. Lia sobre os grandes nomes da pintura, das artes e fui colocando essa minha relação com o corpo no trabalho artístico e na minha formação como artista”, explicou.
Marcela já expos seus trabalhos com fotografia, no Brasil e no exterior, e recebeu diversos prêmios em concursos e salões de arte nacionais: Prêmio Aquisição do 4º Salão de Artes do Museu de Arte Contemporânea de Jataí (Jataí, GO, 2005), Prêmio Aquisição do 12º Salão dos Novos de Joinville (Joinville, SC, 2005), Prêmio Aquisição do 33º e do 39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (Santo André, SP, 2005 e 2011), Prêmio Aquisição e viagem para a Europa do Prêmio Visões de Mundo – Museu Nacional da República (Brasília, DF, 2008) e Prêmio Incentivo do 7º Salão de Artes do SESC Amapá (Macapá, AP, 2008).
A programação da Aula Inaugural contou ainda com a apresentação do Coral Unesc, dos professores e membros do CA de Artes Visuais e do sorteio de brindes, entre eles, uma viagem para a Bienal de Porto Alegre, nos dias 5 e 6 de outubro – o evento ocorrerá de 17 de setembro a 10 de novembro. Ao final da Aula, foi servido um risoto. Além dos professores do curso, estiveram presentes no evento, o coordenador do curso, Marcelo Feldhaus, a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back e o coordenador de Ensino da UNA, Carlos Schlickmann.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de agosto de 2013 às 21:57Inscrições para a Bolsa PMC estão abertas até sexta-feira
Os alunos da Unesc têm até a sexta-feira (30/8) para se candidatarem às bolsas de estudos destinadas a pessoas comprovadamente carentes ou com deficiência da Prefeitura de Criciúma. As inscrições para a Bolsa PMC ocorrem no hall de entrada do Paço Municipal, das 8h30 às 16h30, sendo que para cada curso há um dia específico (ver edital 7/13).
A disponibilização dessas bolsas tem como objetivo dar condições para que todo cidadão tenha uma oportunidade de fazer um curso superior. Para ser contemplado o aluno deve se enquadrar dentro do que esta descrito no edital e realizar todo o procedimento dentro do prazo. Essa é uma bolsa semestral. Quem recebeu o benefício semestre passado precisa trazer os seguintes documentos: ficha de inscrição, atestado de matrícula, comprovante de residência atual e comprovante de desempenho acadêmico.
A relação oficial dos acadêmicos beneficiados será divulgada pela internet no Diário Oficial Eletrônico e no site da Unesc, entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro. O pedido de recurso se dará nos dias 8 e 9 de outubro, via Protocolo Geral do Município. A bolsa concedida mensalmente aos acadêmicos com deficiência será de 100% e aos carentes de 50% do valor da mensalidade.
(Colaboração: Milena dos Santos - Decom Criciúma)
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de agosto de 2013 às 18:09Clinicas Integradas recebem doação da Betha Sistemas
As Clinicas Integradas da Unesc receberam na tarde de hoje (26/8) a doação da Betha Sistemas de três TVs de LED 42 polegadas. Os equipamentos serão utilizados nas salas de espera e recepções dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente pela Universidade. “É o papel da Unesc atender as pessoas, principalmente aquelas com menor poder econômico. As TVs garantem uma comodidade e qualidade na espera muito maior, ao mesmo tempo podem ser utilizadas para passar informações úteis”, ressaltou o reitor Gildo Volpato.
“Nas TVs haverá a inserção de mensagens e vídeos que trabalhem a educação em saúde, além da programação normal. Certamente a Betha está contribuindo muito para a Unesc e comunidade”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. A diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, destacou que os equipamentos terão uma contribuição nos serviços que a Unesc oferece. “O trabalho de educação em saúde não se dá apenas no atendimento”, afirmou.
“A Betha está há 30 anos no mercado e desde o início seus fundadores primaram pela qualidade de vida, não só de seus funcionários, mas da sociedade em um todo. É uma honra poder estar contribuindo com a Unesc”, comentou a gerente administrativa e financeira da Betha, Tatine Costa.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de agosto de 2013 às 17:52Unesc realiza programa de biomonitoramento da poluição do ar e de educação ambiental em Morro da Fumaça
Avaliar a exposição da população de Morro da Fumaça à poluição atmosférica através do uso de biondicadores (utilização de espécies vegetais para avaliação da poluição do ar). Este é o objetivo de um projeto de extensão que o curso de Engenharia Ambiental da Unesc está realizando com crianças de seis escolas públicas de Morro da Fumaça, aliado a um programa de educação ambiental.
“Já foram realizadas palestras de educação ambiental, em que foi apresentado aos alunos à importância da preservação do meio ambiente e os efeitos da poluição sobre a saúde das pessoas. Além disso, com a ajuda das crianças, foram replantadas mudas da flor ‘Coração-roxo’ em floreiras nos pátios das escolas envolvidas no projeto, cultivadas inicialmente no Horto Florestal da Unesc”, comentou a coordenadora do projeto Paula Tramontim Pavei.
Os alunos, a partir de agora, se tornam agentes ambientais, atuando na conservação e observação do desenvolvimento das plantas. Nos próximos meses as flores serão coletadas para análise microscópica, na Universidade, com o objetivo de identificar as alterações que a poluição do ar causou.
“Os resultados obtidos serão úteis para o planejamento em saúde ambiental ou urbana, para o aperfeiçoamento de políticas públicas e para fornecer subsídios para a elaboração de medidas que visem reduzir os riscos à saúde associados à poluição do ar”, destacou Paula.
O projeto ocorre nas escolas Agenor Bortolatto, Biázio Maragno, Luiz Casagrande, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco e Vicente Guollo. Os colégios foram selecionados levando-se em conta sua localização e possível influência de fontes de poluição atmosférica.
As atividades são desenvolvidas pelas professoras Paula e Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann e alunas Beatriz Preuss Custódio e Brenda Luizi Daniel, com o apoio da Fumaf (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça), Secretaria Municipal de Educação de Morro da Fumaça e Sindicer (Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça).
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de agosto de 2013 às 12:06
Newsletter
RSS