Você decidiu: vai fazer um intercâmbio! Então, é hora de começar os preparativos. Afinal, terá que destinar um tempinho para planejar e organizar tudo. E começa agora. Se liga nas dicas:
Enrolation não dá! Você terá que aprender pelo menos o básico para se virar e assimilar as aulas. O primeiropasso para fazer um intercâmbio é dominar um idioma.
Investigue os programas de intercâmbio disponibilizados pela universidade, a duração, benefícios que oferece, e preste atenção quais universidades estrangeiras dispõe do seu curso ou área de formação.
Escolher uma acomodação dependerá muito do seu estilo. Entre as opções estão, casa de família, residências estudantis, alugar e dividir apartamento, ficar em um hotel ou hostel (dependendo do período de intercâmbio). As universidades costumam ter um setor de auxílio a intercambistas que ajuda nessa intermediação.
Organizar-se e informar-se sobre passaporte, visto, seguro saúde, sua documentação e matrícula na universidade de destino, compra de passagens e câmbio de moedas, com antecedência, é sempre bom para garantir o sucesso da viagem. Troque uma ideia com pessoas que já fizeram intercâmbio e podem relatar sobre cada detalhe dos preparativos.
Primeiro, preveja os gastos que você terá com custo de vida, acomodações e passagens. Seja dólar, ou euro, ou pesos, você terá que fazer um planejamento financeiro. No programa de mobilidade da Unesc, você só precisará pagar três mensalidades durante o período no exterior, o que ajuda na redução de gastos. Tente diminuir gastos inúteis e fazer um pequeno “pé de meia” para ficar bem tranquilo.
Dá vontade de levar a casa inteira. Mas aqui, cabe a objetividade. Conheça os aspectos climáticos do destino e não leve mais do que o necessário. Com certeza, no retorno, a bagagem virá mais cheia. Pense na locomoção com as malas e fique atento às regras de despacho para evitar transtorno na hora do embarque.
Envolva-se em atividades e cursos que permitam integrar-se à cultura local. Em geral, assim que chegam no país, os intercambistas são recepcionados com orientações e visitas. Vença a timidez, desfrute da companhia das pessoas e viva o lugar.