Laboratório de Psiquiatria Translacional

Transtorno Bipolar e diagnósticos incorretos

Transtorno Bipolar e diagnósticos incorretos
Mais imagens

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado pela alternância de estados do humor, sendo elas euforia (mania), depressão, intercalados por episódios mistos e eutimia. Na fase maníaca, o paciente se sente muito bem, age por impulso, possui ideias de grandeza, e não sente a necessidade de procurar um médico. Já na fase depressiva, o paciente sente apatia, desânimo, e é aí que normalmente procuram tratamento.

Um estudo apontou que 10% dos pacientes que buscam os cuidados básicos, no Reino Unido, recebem um diagnóstico incorreto, pois, ao relatarem os sintomas de maneira parcial (leia-se: não descrevendo sua alternância de humor), recebem apenas a indicação de antidepressivos para tratamento da depressão. Como resultado, recebem um tratamento inadequado, pois apenas medicamentos antidepressivos sem a associação com estabilizadores de humor – indicados para o tratamento do transtorno bipolar – aumentam o risco de mais instabilidade no humor, causando grande sofrimento ao indivíduo. O estudo constatou que entre as pessoas com idade entre 16-40 anos, que haviam tomado antidepressivos, 10% delas tinham, na verdade, transtorno bipolar não diagnosticado.

(Fonte: http://bjgp.org/content/66/643/e71)

Mais informações: http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2016/02/03/o-transtorno-bipolar-e-o-dilema-dos-diagnosticos-incorretos-um-estudo/

11 de abril de 2016 às 14:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário