IMPORTANTE - No momento, não estão sendo ofertadas vagas para ingressantes.
O CTB – Código de Trânsito Brasileiro exige a adoção de medidas que precisam ser implementadas, respeitadas e continuamente reforçadas. O sucesso da implantação das novas medidas depende da ação ordenada do governo, dos órgãos, das entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito e da sociedade em geral. Mas, principalmente, depende dos segmentos que atuam na formação de condutores e na condução de Centros de Formação de Condutores.
Acreditando que somente uma ação conjunta tornará possível alcançar os objetivos almejados, o curso superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito tem a finalidade de proporcionar conhecimentos legais vigentes, capacitando seus egressos à compreensão das normas, regulamentos, procedimentos e atividades relacionadas ao trânsito.
O curso proporciona também subsídios para orientação, fiscalização e educação para o trânsito, incentivando a formação de agentes multiplicadores e a condução de Centros de Formação de Condutores, contribuindo para o desenvolvimento de ações voltadas para uma cultura que utilize, incentive e divulgue a linguagem voltada para o trânsito.
O tecnólogo em Segurança no Trânsito planeja, analisa, fiscaliza e executa os serviços definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito, centrado no desenvolvimento tecnológico, social e na segurança do trânsito, com respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Detém o conhecimento das atribuições dos órgãos de trânsito, no âmbito federal, estadual e municipal, bem como da iniciativa privada. Possui a função de fomentar a conscientização, com a devida reeducação do cidadão, objetivando uma mudança cultural deste, na observância do tema trânsito, como forma de exercício proativo da cidadania.
Este profissional deverá ser capaz de identificar problemas e buscar alternativas para a construção de soluções, a partir de instrumentos que permitam a avaliação de problemas locais, conforme a legislação de trânsito, com o envolvimento dos órgãos públicos e da sociedade civil, com um fim único: a segurança no trânsito e a preservação da vida.
O Curso Tecnológico não é um curso de nível técnico. É é um curso de graduação em nível superior com curta duração, reconhecido pelo MEC. O curso Tecnológico tem como objetivo formar especialista em determinadas áreas. Forma o profissional mais rápido e mais voltado para o mercado de trabalho.
Os cursos são recomendados para quem já trabalha há vários anos em uma área e ainda não tem graduação superior, pois o diploma se soma à experiência prática mais o currículo escolar. Após concluir um curso de graduação Tecnológica, o aluno pode continuar seus estudos fazendo Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado).
Por serem cursos de menor duração, os Tecnológicos apresentam custos mais baixos. O candidato não precisa passar pelo vestibular, pois o ingresso é feito por meio de um processo seletivo que leva em consideração a análise do histórico escolar do mesmo.
O corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores, com larga experiência na área de atuação profissional. Os cursos tecnológicos são uma ótima opção para quem deseja fazer uma segunda graduação. Também são adequados para as pessoas que estão há muito tempo sem estudar, já concluíram o Ensino Médio, mas desejam retomar seus estudos e fazer uma faculdade.
Este profissional poderá atuar em: órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito; Empresas privadas que atuam na área de trânsito e transporte e Centros de Formação de Condutores.
De segunda a sexta-feira no período noturno e aos sábados no período diurno, quando necessário. Duração de 2 anos e meio ou 5 semestres.