Laboratórios

Laboratório de Materiais I (LAMAT I)

Tem por objetivo a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia, bem como suporte à pesquisa e extensão nas áreas de preparação e processamento de materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos. Este laboratório está subdividido nos seguintes setores:
- Preparação de Amostras
- Ensaios Mecânicos
- Processamento de Polímeros
- Metalografia e Tratamentos Térmicos
- Processamento Cerâmico

Laboratório de Materiais II (LAMAT II)

Tem como foco a caracterização de materiais. Está subdividido nos seguintes laboratórios:
- Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Antimicrobianos
- Caracterização Térmica e Espectroscópica
- Laboratório de Degradação de Materiais
 - Laboratório de Medidas Elétricas

Laboratório de Materiais de Construção Civil

 Dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviço. Dotado de estrutura que o habilita a P&D de materiais de construção e seus constituintes, incluindo o desempenho de sistemas construtivos; avaliação de propriedades de concretos e argamassas modificados com polímeros; materiais produzidos com agregados reciclados para aplicações específicas; sistemas de revestimento cerâmico e argamassado e desenvolvimento da nanoestrutura do cimento.

Laboratórios do Parque Científico e Tecnológico (I-Parque)

O Parque Científico e Tecnológico (I-Parque) é o centro de pesquisa e de prestação de serviço da Unesc relacionados ao meio ambiente. Integram o I-Parque os seguintes laboratórios: Laboratório de Ecotoxicologia Aplicada e de Físico-Química de Superfície; Laboratório de Microbiologia; Laboratório Atmosférico; Laboratório de Águas e Efluentes Industriais; Laboratório de Absorção Atômica; Laboratório de Cromatografia; Laboratório de Solos, Corretivos e Fertilizantes. Estes laboratórios estão disponíveis aos alunos e pesquisadores do PPGCEM para melhor desenvolvimento de seus temas de pesquisa.

Laboratório do Grupo de Materiais Cerâmicos (GMC)

O grupo atua no desenvolvimento de placas cerâmicas para revestimento, tanto o substrato quanto suas camadas vítreas (engobe e vidrado). As principais linhas de pesquisa são métodos de formulação cerâmica e substituição de matérias-primas para as tipologias de placas cerâmicas. Outra linha de pesquisa é o desenvolvimento de novos materiais a partir de subprodutos industriais (cinzas, escórias, resíduos). Os principais temas são o desenvolvimento de vidros, vitrocerâmicas, geopolímeros e cerâmicas celulares (espumas vítreas) a partir destes subprodutos.. Atualmente o grupo visa o desenvolvimento de superfícies funcionais para placas cerâmicas e produtos cimentícios, atuando na síntese inorgânica de nano óxidos (nano ZnO, NiOH, FexOy, Al2O3 já desenvolvidos) e desenvolvimento de superfícies fotocatalíticas (principalmente a partir de TiO2). A estrutura do laboratório do GMC conta com forno a rolo de laboratório (1200 °C), forno para fusão de vidros (1500 °C), prensa .letro hidráulica, moinho rápido, extrusora. O grupo realiza testes de atividade fotocatalítica segundo as normas ISO 10678 e JIS R .

Laboratório de Processamento de Polímeros Avançados (LAPPA)

O  LAPPA   ocupa área física de aproximadamente 160 m 2 , divididos em dois laboratórios. O laboratório 1 é equipado com 3 capelas e 1  ilha central  com exaustão e vidros de proteção. O laboratório 2 é equipado com 5 capelas e 1  ilha central  com exaustão e vidros de proteção. Ambos com salas de estudo e manipulação e almoxarifados de reagentes líquidos e sólidos.
O grupo de pesquisa possui os seguintes equipamentos:

Laboratório de Cerâmica Técnica (CerTec)

O CerTec ocupa área física de aproximadamente 120 m2, divididos em duas salas de estudos, uma sala de moagem, uma sala de processamento e preparação de amostras e um laboratório de caracterização. Possui moinhos (gira-jarro de porcelana e excêntrico de alta alumina e de zircônia), spray-dryer, prensa hidráulica de 110 t, estufa, forno elevador de 1600 oC, forno câmara de 1650 oC, aparelho de medição de módulo de elasticidade, dilatômetro óptico para 1600 oC, flexímetro óptico para 1600 oC, analisador simultâneo DSC-TG para 1600 oC, picnômetro a gás hélio, densímetro a água, microscópio eletrônico de varredura com microssonda EDS e metalisadora, e microscópio óptico