Iparque

Pesquisadores de diversos países já estão na Unesc para as jornadas internacionais de Arqueologia

Pesquisadores de diversos países já estão na Unesc para as jornadas internacionais de Arqueologia
Evento reúne palestrantes que muitos só conhecem de livros (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Os debates da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciam apenas amanhã (1º/5), mas o campus da Unesc já acolhe pesquisadores de diversos países. Na manhã de hoje (30/4) eles foram recebidos pela Reitoria da Universidade. “Temos pesquisadores que chegaram aqui na Universidade que muitos só conhecem de livros”, afirmou o arqueólogo e professor da Unesc Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos.

O professor doutor Luis Oosterbeek, do ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal, destacou que este evento marca a internacionalização da arqueologia brasileira e que os anais desse evento serão referência nos próximos anos. “É muito importante esta Jornada para a Unesc. Pesquisadores tão renomados só qualificam o ensino, a pesquisa e a extensão. Só a presença de vocês já fez do evento um sucesso”, salientou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.

As jornadas iniciam na quarta-feira e seguem até sábado (1º a 4/5). A abertura do evento ocorre na quarta, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com o professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia. Ele vai ministrar a conferência “Ecologia, Cultura e Ambiente”.

Diversas atividades

Durante os eventos os participantes contarão com conferências, apresentações de trabalhos, palestras, mesas-redondas e minicursos. As jornadas buscam a compreensão da diversidade do comportamento humano, através do resgate das evidências materiais dos comportamentos de comunidades no passado mais ou menos remoto. Este debate visa contribuir para o crescimento do conhecimento na sociedade e para uma sociedade mais consciente e crítica. Elas integram a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013

Clique aqui para mais informações

Os eventos são organizados pela Unesc, NEN (Núcleo de Estudos Negros), IBIO (Instituto Bioatlântica) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Brasil, e ITM (Instituto Terra e Memória), CIAAR (Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo), CMM (Câmara Municipal de Mação), IPT (Instituto Politécnico de Tomar), em Portugal.

As jornadas contam ainda com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pela Unesc os eventos envolvem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), o Setor de Arqueologia, o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), os cursos de História, Ciências Biológicas, Direito e Geografia, e os grupos de pesquisa em Arqueologia e gestão integrada de território, Ecologia de paisagem e de vertebrados e Planejamento e gestão territorial.

Fonte: Secom

30 de abril de 2013 às 14:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário