AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula inaugural discute Direito Material e Direito Processo do Trabalho

Aula inaugural discute Direito Material e Direito Processo do Trabalho
Evento ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Há muita discussão e controvérsia sobre os princípios que regem o Direito Material e o Direito Processo do Trabalho. Com o intuito de revelar e discutir os mitos e verdades da área, a Unesc recebeu nesta terça-feira (15/3), o doutor Raimar Rodrigues Machado, que debateu com alunos e profissionais sobre o assunto durante a aula inaugural do curso de Direito. O encontro também contou com o lançamento do livro “Direitos Humanos, Fraternidade e Bullying: Momentos de Reflexão e Caminhos Dialógicos”, desenvolvida pela professora Sheila Martignagno Saleh e pela aluna Larissa Xavier Teixeira.

O coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann, comentou sobre a importância do tema do livro lançado e fortaleceu o valor do engajamento dos alunos em ações dentro da Universidade. “A Larissa sempre foi uma excelente aluna e o livro traz seu envolvimento com o curso de Direito ”, comentou.

O assessor da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Reginaldo Vieira, e o coordenador de Ensino da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Thiago Fabris, parabenizaram professores e estudantes pelos 20 anos do curso, salientando o caminho percorrido até agora.

Direito Material e Direito Processo do Trabalho

Para contextualizar sobre o Direito Processo do Trabalho, o palestrante Raimar Rodrigues Machado contextualizou sobre o desenvolvimento das leis trabalhistas, trazendo exemplos contidos na história desde o trabalho escravo.

Machado fortaleceu ainda a ideia do trabalho como função característica do homem. “O ser humano se sente presente na sociedade ao trabalhar. “O trabalho dignifica o homem”, dizem os avós. E é a mais pura verdade. O trabalho mantém o homem são, mas ele precisa ser executado dentro de alguns rigores de proteção. A falta de cuidados implica em uma perde de saúde e de outros fatores que seguem proporcionais ao descuido”, comentou.

Durante o encontro, Machado também debateu sobre o Direito Material, que consiste em um conjunto de normas e princípios que buscam o regramento da vida em sociedade, regulando as diversas relações jurídicas, atribuindo os bens aos indivíduos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de março de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Mestrado em Direito

23 de agosto de 2016 às 13:59

Interesante, gracias por la info!!

Mestrado em Direito

22 de agosto de 2016 às 17:10

Gracias por la info!!

Deixe um comentário