Inova Jovem: programa gratuito disponibilizado pela Unesc capacitará estudantes do Ensino Médio
A Unesc lançou oficialmente nesta quarta-feira (15/7) a primeira edição do projeto Inova Jovem. Sob comando da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), a ação tem foco no desenvolvimento de diferentes habilidades em adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham encerrado o Terceirão em escolas públicas ou privadas e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior. Além de todo o conhecimento adquirido, a participação no projeto vale para os estudantes a possibilidade de garantir prêmios e bolsas de estudos na Universidade.
Por meio de atividades individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria, jornada de inovação, tudo de forma online, os participantes serão desafiados a propor ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo. Para essa complexa tarefa, serão orientados e capacitados sob diferentes olhares, garantindo bagagem e diferenciais importantes para o mercado de trabalho.
O lançamento oficial do projeto contou com a participação de lideranças da Aditt, da Universidade, da Junior Achievement, parceira da Unesc na ação, e de representantes das escolas públicas de Criciúma e região. O encontro foi transmitido no canal da Unesc TV no YouTube.
Promoção de transformações
Incentivadora da ação realizada por meio da Aditt, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, compartilhou, na transmissão ao vivo, seu desejo de que a oportunidade seja aproveitada ao máximo pelos jovens estudantes. Conforme ela, a inovação se torna cada vez mais essencial para que seja possível disseminar o pensamento inovador e os diferenciais necessários ao mercado. “Estamos permitindo o acesso a essas informações de forma precoce, muito antes do que eles seriam de fato apresentados a tais processos. Vamos oferecer um encontro de soluções para revolucionar o cenário”, assegurou.
As ações em parceria com a Junior Achievement, conforme Luciane, serão de extrema importância para a formação pessoal e profissional de cada um dos participantes. “São formas de disseminar a solidariedade, a empatia, as possibilidades de resolver situações, comunicação, liderança, trabalho em equipe, todas essas questões que o mercado atual e futuro exige cada vez mais. Enxergo logo ali uma transformação importante de cenários por meio desses ensinamentos”, completou.
A opinião da reitora é compartilhada Diretor Executivo da Junior Achievement, Evandro Badin. Conforme Evandro, o projeto não é para a Unesc ou para as escolas, é para os jovens, os grandes beneficiados. “Sabemos que é um esforço grande por parte de todos, já que não é fácil passar os conteúdos já programados e ainda mais com novas atividades inclusas. No entanto, ajudaremos a compartilhar conteúdos práticos que vão chegar, inclusive, até as famílias”, destacou o diretor, reiterando que não há limite máximo de participantes e o objetivo é que o máximo de adolescentes tenham acesso aos conteúdos e possam fazer a diferença com esse conhecimento adquirido.
Em nome das escolas públicas e privadas do Sul, a coordenadora regional de educação de Criciúma, Ronisi Cristina Guimarães, fez questão de agradecer a todos os envolvidos pela oportunidade valiosa que é oferecida aos estudantes. “Ações como essa acalentam nosso coração e fazem brilhar os olhos dos nossos educadores. É um grande programa. Nós já falamos muito em sala de aula sobre essas competências que o mundo do trabalho exige hoje dos nossos jovens e o Inova Jovem lhes dará uma oportunidade única de contato com esse universo e ir além dos conteúdos escolares”, acrescentou.
As expectativas, conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, são de que escolas, professores, colaboradores e alunos abracem a ideia, façam suas inscrições e iniciem o período de intenso aprendizado. O edital completo, assim como calendário detalhado das atividades propostas estão disponíveis no site do projeto www.unesc.net/inova-jovem.
Deixaram suas colaborações e agradecimentos ainda na transmissão o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes e o assessor de Inovação da Aditt, Christian Engelmann.
Mobilização dos estudantes
Após a explicação completa de todas as fases do projeto, seus objetivos e premiações, o foco das atividades se volta agora à mobilização dos estudantes para participação. Diretores, professores e colaboradores das escolas da região que acompanharam o lançamento da ação já iniciam a etapa de apresentação aos alunos e convite para abraçarem a oportunidade oferecida pela Unesc.
A equipe vencedora do Inova Jovem Criciúma será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar, serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.
Os interessados em participar da ação já podem conhecê-la com mais detalhes no site www.unesc.net/inova-jovem, página na qual também é possível fazer a inscrição.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
15 de julho de 2020 às 17:56