Em sua primeira edição, trouxe a temática Perspectivas Contemporâneas, junto à qual obtivemos por volta de 700 inscritos, entre comunicações via Grupos de Trabalho (GTs) e mais 30 (trinta) instituições participantes. Tivemos, também, em torno de 7 (sete) estados representados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal; além de participações internacionais da Espanha, Chile, Argentina, Peru e Suécia. As presenças da Capes e do MEC qualificaram o evento, viabilizado pela qualidade do debate promovido pelo Dr. Helder Eterno da Silveira, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, e pelo Dr. Dilvo Ristoff, Diretor de Políticas de Graduação do MEC. Por fim, a presença do Dr. Jorge Larrosa Bondía, da Espanha, e da Dra. Helena Costa Lopes de Freitas, da ANFOPE, foram pontos altos no evento. Enfim, essa primeira edição consolidou um evento que merece ser reeditado por sua importância na área da Educação. .
Com base no exposto, o II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos coloca em debate questões relativas às políticas de formação nos campos de atuação específicos, que envolvem as Humanidades, Ciências e Educação, promovendo a troca de saberes: práticas, vivências e metodologias. .
Para tanto, o Congresso visa a empreender a interlocução entre pesquisadores, profissionais da educação, estudantes de licenciaturas e bacharelados ligados à área das Humanidades, Ciências e Educação e demais interessados pela temática. O evento, portanto, coloca em perspectiva um lugar para construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais de modo a evidenciar a incessante busca pela consolidação do Ensino, Pesquisa e Extensão, da Educação e formação de professores, levando-se em consideração o que se tem produzido nos países ibero-americanos, para serem socializados, problematizados com vistas a encaminhamentos comuns. .
O evento congrega, portanto, diversos formatos para atingir não só os modos pelos quais os professores-pesquisadores puderam socializar seus conhecimentos, mas também de trazer para esses espaços os professores da Educação Básica, para além da abrangência geográfica da Instituição. Entre os formatos, estão a palestra de abertura, mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalhos (GTs), eventos culturais, lançamentos de livros e palestra de encerramento. -->
O congresso pauta a temática Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, remetendo a discussões e ações político-sociais que visam a debater a construção, acesso e circularidade dos conhecimentos nesse espaço. A socialização desses resultados pode trazer contribuições substantivas para qualificar as práticas instaladas, para ressignificá-las. Deseja-se com esse evento, além de problematizar o tema tem pauta, a socialização de experiências docentes, tanto da sala de aula, quanto da pesquisa acadêmica, trabalhos cujos resultados façam usos de bases ligados à Educação Básica, materiais didáticos, Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e até mesmo municipais. Como indutora dessa formação, a UNESC busca promover espaços para socialização e reflexão em parceira com outras instituições.
Desta forma, o evento visa a empreender interlocução entre pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação, profissionais da educação superior e básica, e estudantes das áreas de Humanidades, Ciências e Educação e demais interessados pela temática. O evento coloca em perspectiva um lugar para construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais de modo a evidenciar a incessante busca pela consolidação de Ensino, Pesquisa e Extensão, Educação e formação de professores. Leva em consideração o que se tem produzido nos países ibero-americanos, para serem socializados, problematizados com vistas a encaminhamentos comuns. O evento congrega diversos formatos para que, além de professores-pesquisadores, também possam participar professores da Educação Básica, para além da abrangência geográfica da Instituição. Entre os formatos, estão as palestras de abertura e encerramento, mesas redondas, oficinas, grupos de trabalhos (GTs), eventos culturais e lançamentos de livros.